Ano litúrgico B — 4 Tempo Comum — 14–28º Domingo no Tempo Comum

Giovanni Alecrim
Liturgia Reformada
Published in
3 min readOct 11, 2018

Ano litúrgico B — 28º Domingo no Tempo Comum — Cor litúrgica: Verde — Leituras: Jó 23.1–9, 16–17; Salmo 22.1–15; Hebreus 4.12–16; Marcos 10.17–31

Processional

Prelúdio

Saudação (Salmo 22.3)

Tu, [ó Deus], porém, és santo e, sentado no teu trono, recebes os louvores do povo de Israel.

Oração de Adoração

Chamada a Adoração (Hebreus 4.12–13)

Oficiante: Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Povo: Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. Oficiante: Não há nada que se possa esconder de Deus. Povo: Em toda a criação, tudo está descoberto e aberto diante dos seus olhos, e é a ele que todos nós teremos de prestar contas.

Cântico Congregacional

Chamada à confissão (Salmo 22.11)

Não te afastes de mim, pois o sofrimento está perto, e não há ninguém para me ajudar.

Cântico Congregacional

Oração silenciosa

Oração de confissão

Declaração de perdão (Hebreus 4.14–16)

Oficiante: Portanto, fiquemos firmes na fé que anunciamos, pois temos um Grande Sacerdote poderoso, Jesus, o Filho de Deus, o qual entrou na própria presença de Deus. Povo: O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Oficiante: Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou. Povo: Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Oficiante: Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda.

Saudação da paz

Cânticos de Louvor

Oração por iluminação

Leitura do Antigo Testamento Jó 23.1–9, 16–17; Salmo 22.1–15

Leitura do Novo Testamento Hebreus 4.12–16; Marcos 10.17–31

Proclamação da Palavra Jó 23.1–9, 16–17; Salmo 22.1–15; Hebreus 4.12–16; Marcos 10.17–31

Afirmação de fé — Ele é nosso sustento — (Habacuque 3.16)

Todos: Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.

Ofertório

Cântico Congregacional

Oração de Intercessão

Convite à mesa (Habacuque 3.2)

Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia.

Oração do Senhor

Instituição da Ceia do Senhor

O Partir do Pão

Comunhão do povo

Oração após a Comunhão

Envio (Marcos 10.29–31)

- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições. E no futuro receberá a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.

Bênção

Amém

Poslúdio

Pastorais

Avisos

Recessional

Originally published at http://giovannialecrim.com.br on October 11, 2018.

--

--