Ano litúrgico B — 4 Tempo Comum — 14–31º Domingo no Tempo Comum

Giovanni Alecrim
Liturgia Reformada
Published in
3 min readNov 1, 2018

Ano litúrgico B — 31º Domingo no Tempo Comum — Cor litúrgica: Verde — Leituras: Rute 1.1–18; Salmo 146; Hebreus 9.11–14; Marcos 12.28–34

Processional

Prelúdio

Saudação (Salmo 146.1–2)

Aleluia! Que todo o meu ser te louve, ó Senhor! A vida inteira eu louvarei o meu Deus, cantarei louvores a ele enquanto eu viver.

Oração de Adoração

Chamada a Adoração (Hebreus 9.11–12)

Oficiante: Mas Cristo veio como o Grande Sacerdote das coisas boas que já estão aqui. Povo: A Tenda em que ele serve é melhor e mais perfeita e não foi construída por seres humanos, isto é, não é deste mundo. Oficiante: Quando Cristo veio e entrou, uma vez por todas, no Lugar Santíssimo, ele não levou consigo sangue de bodes ou de bezerros para oferecer como sacrifício. Povo: Pelo contrário, ele ofereceu o seu próprio sangue e conseguiu para nós a salvação eterna.

Cântico Congregacional

Chamada à confissão (Salmo 146.3)

Não ponham a sua confiança em pessoas importantes, nem confiem em seres humanos, pois eles são mortais e não podem ajudar ninguém.

Cântico Congregacional

Oração silenciosa

Oração de confissão

Declaração de perdão (Salmo 146.5–6, 9–10)

Oficiante: Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, Povo: aquele que põe a sua esperança no Senhor, seu Deus, Oficiante: o Criador do céu, da terra e do mar e de tudo o que neles existe! Povo: O Senhor sempre cumpre as suas promessas. Oficiante: O Senhor protege os estrangeiros que moram em nossa terra; Povo: ele ajuda as viúvas e os órfãos, mas faz com que fracassem os planos dos maus. Oficiante: O Senhor será Rei para sempre. Ó Jerusalém, o seu Deus reinará eternamente.

Saudação da paz

Cânticos de Louvor

Oração por iluminação

Leitura do Antigo Testamento Rute 1.1–18; Salmo 146

Leitura do Novo Testamento Hebreus 9.11–14; Marcos 12.28–34

Proclamação da Palavra Rute 1.1–18; Salmo 146; Hebreus 9.11–14; Marcos 12.28–34

Afirmação de fé Credo Niceno

Todos: Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, tanto das cousas visíveis como das invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai, por quem todas as cousas foram feitas; o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo da Virgem Maria e foi feito homem; foi também crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou segundo as Escrituras, e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai e virá novamente em glória a julgar os vivos e os mortos, cujo Reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor e Doador da vida, o qual procede do Pai e do Filho, que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou pelos profetas. E numa única santa Igreja Cristã e Apostólica. Confesso um só Batismo para remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém

Ofertório

Cântico Congregacional

Oração de Intercessão

Convite à mesa (Mateus 26.18)

E ele lhes respondeu: Ide à cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos.

Oração do Senhor

Instituição da Ceia do Senhor

O Partir do Pão

Comunhão do povo

Oração após a Comunhão

Envio (Marcos 12.29–31)

Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças. E o segundo mais importante é este: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.

Bênção

Amém

Poslúdio

Pastorais

Avisos

Recessional

Originally published at http://giovannialecrim.com.br on November 1, 2018.

--

--