Ano litúrgico C — 01–1º Domingo no Advento

Giovanni Alecrim
Nov 29, 2018 · 3 min read

Ano litúrgico C — 01–1º Domingo no Advento — Cor litúrgica: Azul — Leituras: Jeremias 33.14–16; Salmo 25.1–10; 1Tessalonicenses 3.9–13; Lucas 21.25–36

Processional

Prelúdio

Saudação (Quanto mais escura é a noite — Carlos Alberto Rodrigues Alves em Culto Arte — Celebrando a vida. Ed. Vozes — Petrópolis, RJ — 1999)

Quanto mais escura é a noite, mais brilham as estrelas. Assim profetiza o poeta: faz escuro mas eu canto porque o amanhã vai chegar…

Oração de Adoração

Chamada a Adoração (Advento — Rev. Giovanni Alecrim em “Caixa de Versos”, edição do autor, São Paulo, SP: 2009)

Oficiante: Eis que brilha no fundo da alma a esperança. Povo: Luz que não se apaga, luz que não se consome. Oficiante: Brilho cada vez maior, fulgor de um novo amanhã. Povo: Velas, lamparinas, lâmpadas prenunciam a luz que vem. Oficiante: Eterna luz da vida brilhará, enfim, sobre nós.

Cântico Congregacional

Chamada à confissão (Confesso-te… — Paulo Roberto Rodrigues em Culto Arte — Celebrando a vida. Ed. Vozes — Petrópolis, RJ — 1999)

Confesso-te, querido Deus. Às vezes nossos olhos não são mansos, não veem os jardins, as fontes, as crianças, o por do sol, os gestos de ternura, as mãos solidarias… Pai de bondade, acolhe-nos quando não acolhemos; e oferece-nos teu colo, mesmo quando nos fechamos aos nossos irmãos. Porque só tu és amor e compaixão.

Cântico Congregacional

Oração silenciosa

Oração de confissão

Declaração de perdão (trecho de Perdão — Rubem Alves em Culto Arte — Celebrando a vida. Ed. Vozes — Petrópolis, RJ — 1999, adaptado)

Oficiante: Nesta comunidade, que deseja e sonha com teu reino, pedimos humildemente teu carinhoso perdão. Povo: Teu nome enche a terra, como o ar, como a luz. No meu silêncio, eu sei, tu estás aí! Oficiante: Por isso eu posso brincar e dormir como uma criança. Tu estás sempre por perto. Em nome de Jesus, que nos convida a uma nova vida, nós somos perdoados.

Saudação da paz

Cânticos de Louvor

Processional da Palavra e Vela do Advento

Cântico Congregacional

Oração por iluminação

Leitura do Antigo Testamento Jeremias 33.14–16; Salmo 25.1–10

Leitura do Novo Testamento 1Tessalonicenses 3.9–13; Lucas 21.25–36

Proclamação da Palavra Jeremias 33.14–16; Salmo 25.1–10; 1Tessalonicenses 3.9–13; Lucas 21.25–36

Afirmação de fé (Deus de toda a vida… — Bispo Pedro Casaldáliga em Culto Arte — Celebrando a vida. Ed. Vozes — Petrópolis, RJ — 1999)

Todos: Deus de toda vida, único Senhor da terra, criador da família humana! Tu nos queres vivendo em irmandade, sem medo e sem violência, sem egoísmo e sem corrupção: na justiça, na solidariedade e no amor. Teu é o Reino e a glória para todo o sempre. Amém.

Ofertório

Cântico Congregacional

Oração de Intercessão

Convite à mesa (Abençoa este pão… — Bispo Pedro Casaldáliga em Culto Arte — Celebrando a vida. Ed. Vozes — Petrópolis, RJ — 1999)

Abençoa este pão, fruto da terra e arte de nossas mãos! Reacende a chama de nossa utopia neste Advento! Fortalece nossa marcha para a terra prometida, da terra para todos, do trabalho com dignidade, da vida em plenitude. Amém.

Oração do Senhor

Instituição da Ceia do Senhor

O Partir do Pão

Comunhão do povo

Oração após a Comunhão

Envio (Nas noites escuras… — Inês de França Bento e Paulo Roberto Rodrigues em Culto Arte — Celebrando a vida. Ed. Vozes — Petrópolis, RJ — 1999)

Nas noites escuras de nossas vidas… Deus da luz! Vem e não demores! Quando nos falta o apoio dos amigos… Deus companheiro! Vem em nossa companhia! No cansaço e na dor de alguns dias… Deus esperança! Vem e consola-nos! Em nossa falta de solidariedade… Deus! Dá-nos ousadia!

Bênção

Amém

Poslúdio

Pastorais

Avisos

Recessional


Originally published at http://giovannialecrim.com.br on November 29, 2018.

Liturgia Reformada

O Ano Cristão segundo a Tradição Reformada

Giovanni Alecrim

Written by

Produtor de conteúdo do Café com Alecrim: https://cafecomalecrim.com.br . Pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Tucuruvi.

Liturgia Reformada

O Ano Cristão segundo a Tradição Reformada

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade