Ano litúrgico C — 01–2º Domingo no Advento

Giovanni Alecrim
Dec 6, 2018 · 3 min read

Ano litúrgico C — 01–2º Domingo no Advento — Cor litúrgica: Azul — Leituras: Malaquias 3.1–4; Lucas 1.68–79; Filipenses 1.3–11; Lucas 3.1–6

Processional

Prelúdio

Saudação (E o poema se fez carne… — Inês de França Bento em Culto Arte — Celebrando a vida. Ed. Vozes — Petrópolis, RJ — 1999)

E o poema se fez carne e armou uma tenda entre nós, vimos o seu rosto nas cores do arco-íris e os nossos corações flutuaram na luz…

Oração de Adoração

Chamada a Adoração (Espera — Rev. Giovanni Alecrim em “Caixa de Versos”, edição do autor, São Paulo, SP: 2009)

Oficiante: Espero ver a justiça, o amor, o Messias Redentor Povo: Vejo a luz a anunciar: tenha fé e, sim, verás!

Cântico Congregacional

Chamada à confissão (Em nossas dores… — Inês de França Bento em Culto Arte — Celebrando a vida. Ed. Vozes — Petrópolis, RJ — 1999)

Em nossas dores… Sê tu nossa alegria. Em nossas desesperanças… Sê tu nossa certeza. Nas estradas da vida… Sê tu nosso caminho. Amém.

Cântico Congregacional

Oração silenciosa

Oração de confissão

Declaração de perdão (Perdoa-nos… — Inês de França Bento e Paulo Roberto Rodrigues em Culto Arte — Celebrando a vida. Ed. Vozes — Petrópolis, RJ — 1999)

Oficiante: Perdoa-nos quando nos achamos sozinhos, únicos na construção de teu Reino. Povo: Perdoa-nos e transforma-nos em mulheres e homens fraternos, inquietos por tua justiça e famintos da unidade. Oficiante: Faz-nos apaixonados, sensíveis por teus pobres. Dá-nos a ousadia dos teus profetas, poetas, Povo: que indicaram tua vontade-verdade, mesmo sem entender, pois o que é loucura para os homens é sabedoria de Deus. Oficiante: Em nome de Jesus, somos perdoados!

Saudação da paz

Cânticos de Louvor

Processional da Palavra e Vela do Advento

Cântico Congregacional

Oração por iluminação

Leitura do Antigo Testamento Malaquias 3.1–4; Lucas 1.68–79

Leitura do Novo Testamento Filipenses 1.3–11; Lucas 3.1–6

Proclamação da Palavra Malaquias 3.1–4; Lucas 1.68–79; Filipenses 1.3–11; Lucas 3.1–6

Afirmação de fé (Um dia.. — Carlos Alberto e Inês de França Bento e Paulo Roberto Rodrigues em Culto Arte — Celebrando a vida. Ed. Vozes — Petrópolis, RJ — 1999)

Todos: Um dia a paz e a justiça coroarão nossos mundos sonhados, como eternos namorados; um dia a paz e a justiça sepultarão todos os arsenais; um dia a paz e a justiça serão as palavras finais; um dia a paz e a justiça tirarão de nossos lábios a palavra guerra; um dia a paz e a justiça brindarão o azul deste céu chamado terra; um dia a paz e a justiça acabarão para sempre com a fome; um dia a paz e a justiça serão, para sempre, de todas as nações, o novo nome. Porque um menino nos conduzirá!

Ofertório

Cântico Congregacional

Oração de Intercessão

Convite à mesa (Abençoa este pão… — Bispo Pedro Casaldáliga em Culto Arte — Celebrando a vida. Ed. Vozes — Petrópolis, RJ — 1999)

Abençoa este pão, fruto da terra e arte de nossas mãos! Reacende a chama de nossa utopia neste Advento! Fortalece nossa marcha para a terra prometida, da terra para todos, do trabalho com dignidade, da vida em plenitude. Amém.

Oração do Senhor

Instituição da Ceia do Senhor

O Partir do Pão

Comunhão do povo

Oração após a Comunhão

Envio (Esperamos aquele que há de vir — Vera Lúcia Chvatal em Culto Arte — Celebrando a vida. Ed. Vozes — Petrópolis, RJ — 1999)

Chegará sem demora e já não haverá temor entre nós… Há de vir o Salvador! Esperamos contra todas as evidências… Que a paz, a sabedoria e a força, inundem os corações dos filhos e filhas de Deus… Transformando a violência em amor… Esperamos olhar o mundo com os olhos cheios de amor… Há de vir o Salvador!

Bênção

Amém

Poslúdio

Pastorais

Avisos

Recessional


Originally published at http://giovannialecrim.com.br on December 6, 2018.

Liturgia Reformada

O Ano Cristão segundo a Tradição Reformada

Giovanni Alecrim

Written by

Produtor de conteúdo do Café com Alecrim: https://cafecomalecrim.com.br . Pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Tucuruvi.

Liturgia Reformada

O Ano Cristão segundo a Tradição Reformada

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade