Ano litúrgico C — 04 — Tempo Comum — 14–25º Domingo no Tempo Comum

Giovanni Alecrim
Liturgia Reformada
Published in
3 min readSep 19, 2019

Ano litúrgico C — 25º Domingo no Tempo Comum — Cor litúrgica: verde — Leituras: Jeremias 8.18–9.1; Salmo 79.1–9; 1Timóteo 2.1–7; Lucas 16.1–13

Processional

Prelúdio

Saudação (Salmo 79.13)

nós e os nossos descendentes te daremos graças para sempre e cantaremos hinos de louvor a ti hoje e nos tempos que estão por vir.

Oração de Adoração

Chamada a Adoração (1 Timóteo 2.5–6)

Oficiante: Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos — o ser humano Cristo Jesus,

Povo: que deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados. Esta foi a prova, dada no tempo certo, de que Deus quer que todos sejam salvos.

Cântico Congregacional

Chamada à confissão (Salmo 79.5)

Ó SENHOR Deus, até quando ficarás irado conosco? Será para sempre? Será que a tua ira continuará a queimar como fogo?

Cântico Congregacional

Oração silenciosa

Oração de confissão

Declaração de perdão (Salmo 79.8–9)

Oficiante: Não nos castigues por causa dos pecados dos nossos antepassados, mas tem misericórdia de nós agora, pois estamos completamente desanimados.

Povo: Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador; por causa da tua própria honra, salva-nos e esquece os nossos pecados.

Saudação da paz

Cânticos de Louvor

Oração por iluminação

Leitura do Antigo Testamento Jeremias 8.18–9.1; Salmo 79.1–9

Leitura do Novo Testamento 1Timóteo 2.1–7; Lucas 16.1–13

Proclamação da Palavra Jeremias 8.18–9.1; Salmo 79.1–9; 1Timóteo 2.1–7; Lucas 16.1–13

Afirmação de fé: Credo Niceno

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, tanto das cousas visíveis como das invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai, por quem todas as cousas foram feitas; o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo da Virgem Maria e foi feito homem; foi também crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou segundo as Escrituras, e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai e virá novamente em glória a julgar os vivos e os mortos, cujo Reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor e Doador da vida, o qual procede do Pai e do Filho, que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou pelos profetas. E numa única santa Igreja Cristã e Apostólica. Confesso um só Batismo para remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém

Ofertório

Cântico Congregacional

Oração de Intercessão

Convite à mesa (Celebra Saudade — Rev. Giovanni Alecrim em “Caixa de Versos”, edição do autor, São Paulo, SP: 2009)

No peito bate a saudade. Lembrança viva na alma. Palavra que alimenta. Nos dá paz, nos acalma. Os gestos estão vivos no nosso coração. Seu olhar sempre firme, carregado de emoção. Nesta hora celebramos como o Senhor fazia, reunidos como povo celebramos: Eucaristia. Pão: corpo. Vinho: sangue. Lembramos sua vida. Lembramos sua cruz. É bom estar à mesa contigo Senhor Jesus.

Oração do Senhor

Instituição da Ceia do Senhor

O Partir do Pão

Comunhão do povo

Oração após a Comunhão

Envio (Lucas 16.13)

— Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.

Bênção

Amém

Poslúdio

Pastorais

Avisos

Recessional

--

--