O design system da Livelo (parte 3)

Como escolhemos o nome do nosso design system

Demian Magini
Livelo
Published in
5 min readFeb 15, 2024

--

Nesta série de artigos sobre o design system da Livelo, já contamos como o nosso DS está organizado e como superamos alguns desafios. Um desses desafios era engajar o time de design e toda a Livelo a aderir ao design system. E dentre as ações planejadas, faltava uma ação importante: nomear o nosso DS.

O principal objetivo era criar uma conexão mais pessoal das equipes com o design system, além de facilitar a identificação e diferenciação entre outros sistemas internos. O ato de nomear dá personalidade e ajuda a criar vínculo com as pessoas, contribuindo no uso e na comunicação entre equipes.

O nome do DS também nos ajuda a reforçar o propósito inclusivo e plural desse sistema, já que pode ser usado por todas as áreas da empresa.

The word “design” in “design system” doesn’t help people see that it belongs to everyone, not just the design team
“Why you should name your design system — Jules Mahe, Design Advocate”

A palavra “design” em “design system” não ajuda as pessoas a perceberem que isso pertence a todos, não somente ao time de design.
“Porquê você deveria nomear o seu design system" — Jules Mahe, Design Advocate

O processo de ideação

A escolha do nome para o design system não foi uma decisão aleatória, mas sim o resultado de um amplo processo envolvendo a squad do DS e toda a equipe de Design da Livelo.

Primeiro, encontramos artigos que nos guiaram neste processo e aprendemos que existem algumas abordagens comuns para DS no mercado — desde acrônimos até nomes descritivos ou engraçados. Isso norteou nossa jornada de escolha.

Depois, mapeamos e categorizamos mais de 250 design systems de empresas de diferentes segmentos de atuação, o que contribuiu na identificação de tendências emergentes sobre nomenclatura, evitando conflitos de marca, garantindo singularidade e compreendendo o contexto de cada um.

A partir daí, entendemos que o nome do DS precisaria seguir algumas condições:

  • Transmitir a filosofia e os princípios do Design da empresa e de seus produtos e serviços;
  • Refletir o propósito do design system, considerando todas as disciplinas envolvidas no sistema;
  • Equilibrar criatividade e funcionalidade, para se conectar com as diversas equipes da empresa.

Brainstorm

O próximo passo da ideação foi realizar um brainstorm com todos da squad do DS e do time de Design da Livelo. Apresentamos nossa pesquisa e contextualizamos sobre as necessidades de termos uma identidade específica e memorável para o nosso produto.

Participaram 38 pessoas, que juntas sugeriram 198 ideias de nome. Com uma sessão tão produtiva, foi preciso filtrar as melhores sugestões. Então, dividimos os participantes em 7 grupos, para que selecionassem e justificassem até 3 melhores sugestões de cada grupo.

Com isso, conseguimos reduzir as opções para 21 ideias. Em seguida, abrimos uma votação, na qual cada participante teve 3 votos para escolher suas opções favoritas.

Definição

Partimos para a nossa última etapa do processo, agora com uma lista ainda mais reduzida e atraente. Analisamos cada uma das opções mais votadas para compreender se estavam alinhadas às nossas condições iniciais, assim como o conceito de suas justificativas e se não conflitavam com os nomes de outros design systems do mercado.

A partir disso, não foi difícil perceber que já tínhamos o nome perfeito para nosso design system: Prisma.

Prisma Design System

Para nortear a escolha, nos baseamos em características relacionadas a conceito, estratégia e funcionalidade, a partir da alta conexão do nome com o contexto da Livelo e do Design System.

O nome se sustenta em 4 importantes pilares:

Propagação

Uma das características mais marcantes de um prisma é o seu poder de dividir e refratar a luz, criando um espetro de cores.

Essa característica se conecta ao design system e à Livelo em três aspectos:

  • Divulgação
    Da mesma forma que a luz em um prisma se multiplica com naturalidade e rapidez, um nome curto e simples como Prisma pode ajudar a divulgar o design system com mais facilidade e velocidade entre as equipes.
  • Otimização
    Um dos objetivos do design system é simplificar e otimizar os processos de design entre as equipes da Livelo, de modo que seja tão natural e dinâmico quanto a multiplicação da luz em um prisma.
  • Multiplicidade
    A propagação da luz branca em espectro de cores também se conecta à multiplicidade de uso do design system e da própria Livelo. Abordaremos isso no tópico sobre versatilidade.
Efeito de dispersão da luz por um prisma

Solidez

Um prisma é formado por diferentes faces, o que garante uma base sólida em qualquer posição que esteja. Isso se conecta ao propósito do design system em orientar e otimizar processos de modo consistente, além de convergir com a boa reputação que a Livelo tem no mercado e entre seus usuários.

Um prisma é formado por diferentes faces

Ecossistema de pontos

Prisma evoca a imagem de uma forma geométrica, composta por um ecossistema de pontos interligados. Essa representação visual se conecta diretamente com o negócio central da Livelo, onde as pessoas juntam pontos no dia a dia e os transformam em viagens, produtos e muitas outras recompensas. É como diz nosso atual slogan: “tudo vira pontos e pontos viram tudo”.

Prisma evoca a imagem composta por um ecossistema de pontos conectados.

Versatilidade

As múltiplas laterais de um prisma fazem alusão às diferentes formas de uso do design system, fortalecendo o posicionamento inclusivo e plural de nosso produto. Assim como acontece ao explorarmos cada face de um prisma, novas perspectivas e oportunidades surgem ao explorar os inúmeros elementos e benefícios do design system e da Livelo.

Conclusão

Nesse artigo, compartilhamos o nome escolhido para nosso design system e o processo que utilizamos para essa definição, passando por considerações e detalhes que nortearam nossa tomada de decisão.

Esse processo foi importante para aumentar a maturidade do DS e o nosso nível de satisfação com o sistema, ajudando a destacar seu significado e valor.

Envolver todo o time foi essencial para ampliar a gama de ideias, enriquecendo o processo de escolha do nome com uma diversidade de perspectivas, além de promover engajamento, criatividade e coesão, resultando em uma decisão mais sólida e aceita por todos.

Prisma é mais que um nome; é a essência vibrante de uma ferramenta que unifica, inspira e evolui.

--

--

Demian Magini
Livelo
Writer for

Sênior UX/UI Designer | Design System at Livelo | @demiangm | demian.bsky.social