gestão de produto não é sobre os seus produtos

Vinícius Andrade
living lean
Published in
2 min readMay 6, 2017

quando os product managers vão perceber que a gestão de produto não é sobre eles e ném sobre o produto deles? gestão de produto é sobre o cliente. é sobre resolver os problemas da vida do cliente.

é inconcebível que até hoje as lojas onlines me ofereçam um catálogo. ter um catálogo imenso não me faz progredir na solução do meu problema mas diz muito sobre a loja. se vou comprar pneu, a loja me oferece todas as opções e filtros possíveis e imagináveis. mas não me pergunta nada sobre meu problema.

o mesmo ocorre com os produtos financeiros. todos mostram a quantidade de investimentos possíveis, a diversidade da minha carteira mas nenhuma oferece uma metodologia para atingir os resultados que o usuário almeja.

os produtos são meios e ferramentas para que o usuário realize algo maior. para que ele resolva seus problemas de forma efetiva. é necessário olhar para os problemas o usuário enfrenta e auxiliá-lo. podemos fazer muito melhor do que oferecer um cardápio digital.

ironias: quando ia publicar esse texto o medium deu a dica de adicionar uma imagem para deixá-lo mais atraente. mas porque se contentar só com o texto? porque não mostrar os exemplos de imagem, uma caixa de busca ou qualquer outra ferramentar para resolver o que passou a ser um problema?

--

--