Living Offices | S01 E05 | Outsystems

Lisboa, Portugal [EN version]

André Henriques | www.ahphoto.pt

A OutSystems é uma empresa de desenvolvimento de software fundada em 2001. É a responsável pelo desenvolvimento da plataforma low-code OutSystems, um produto que possibilita o desenvolvimento visual e rápido de aplicações web e mobile. A OutSystems conta atualmente com aproximadamente 500 colaboradores, tendo uma presença internacional cada vez maior.

No ano de 2017, a OutSystems prevê manter o crescimento contínuo, acompanhando o aumento exponencial do volume de negócio e do número de colaboradores.

O escritório principal está localizado em Linda-a-Velha, à entrada de Lisboa. Já sofreu algumas expansões sendo a última adição do terceiro andar.

A OutSystems conta com onze escritórios espalhados por todo o mundo.

Bem-vindos ao de Lisboa.

Office File

Empresa: OutSystems
Localização: Lisboa, Portugal
Área Total: 5480,06m2
Ano: 2005
Capacidade: 370 pessoas (Lisboa)
Industria: Desenvolvimento de Software

Cultura

A OutSystems tem uma cultura bem definida. Desde os tempos mais conturbados, em eram apenas cinco pessoas a trabalhar dia e noite numa pequena garagem, há uma proteção do espírito de startup. Os colaboradores são encorajados a questionar, a pedir a ajuda, a desafiar o status quo. Desde o dia um do processo de recrutamento, a cultura é apresentada e vivenciada em todas as interacções.

Os valores da OutSystems estão inscritos nas paredes em todos os andares e são um bom lembrete da essência da empresa. A cultura evoluiu de uma empresa formal, com dress code que incluía fato e gravata, para um ambiente onde impera a liberdade de escolha e o bom senso.

A aprendizagem é um mote diário e fazer perguntas é um hábito encorajado por todos, fomentando a autonomia e promovendo a contribuição com ideias para a equipa e para a empresa. Como base para tudo fluir, a comunicação é a chave e a escuta ativa é praticada de forma consciente para que a inovação seja algo vivido ao segundo.Afinal, a orientação ao cliente é o que move a OutSystems .

Tudo isto é possível porque na OutSystems acreditam que um ambiente laboral que promove a felicidade e o bem-estar traz motivação.

Também o reconhecimento entre equipas é um ritual enraizado e usado com sentido de humor: um enorme urso de peluche passa de equipa em equipa para celebrar os feitos extraordinários.

A cultura da Outsystems e várias histórias que a compõem estão documentadas no “The Small Book of The Few Big Rules”.

O Escritório

A OutSystems ocupa três andares do edifício Central Park, sendo que cada piso está categorizado com uma cor. Recentemente, encontraram uma forma inovadora para identificar os locais de trabalho: uma régua no teto acompanha os corredores, marcando em metros a distância da área de referência à receção.

No 1º andar (amarelo) trabalham as equipas ligadas aos projetos da OutSystems. Isto é, as equipas de consultores que se dedicam à entrega de projetos de clientes, como aplicações ou sistemas.

No 2º andar (vermelho) encontra-se a recepção. Aqui estão os departamentos de Recursos Humanos, Finanças, Procurement, Marketing e Vendas, assim como Suporte ao Cliente e os serviços de IT.

No 3º andar (azul) estão os departamentos de Engenharia e Product Management.

Além dos três andares, no 7º piso há ainda um espaço polivalente, onde acontecem eventos, desde reuniões e formação a aulas de ioga. Tem uma varanda e uma vista fantástica de 180 graus!

Recepção

À entrada somos recebidos por um espaço amplo, onde se encontra a receção.

Espaço de Trabalho

Existem várias áreas de trabalho. Cada equipa tem o seu espaço dentro do open space. A sua personalização é definida pelas próprias equipas de forma a que a colaboração aconteça no dia a dia. O ambiente descontraído da decoração transparece a forma como as equipas interagem e executam o seu trabalho.

Salas de Reunião

As salas de reunião foram pensadas para que cada uma tenha a sua própria identidade, e encontram-se espalhadas por todos os pisos. Existem salas com referências a banda desenhada, salas temáticas que estendem o jardim exterior para o interior do escritório, cadeiras de praia a substituir as tradicionais cadeiras de reunião ou ainda sacos de boxe para estimular a criatividade. Na OutSystems cada pessoa pode escolher qualquer uma das salas, considerando a disponibilidade e o tipo de reunião.

Espaços de Convívio

A OutSystems é uma empresa com vida e as reuniões para resolver problemas ou discutir tópicos em equipa podem acontecer a qualquer momento. O escritório oferece vários espaços para isso: existem sofás espalhados pelo escritório, ou salas mais resguardadas para para uma chamada por Skype ou para um telefonema. A informalidade e organização dos espaços permite que em todos os pisos e perto da zona de trabalho seja fácil reunir.

Zonas de Diversão

Brincar é um assunto sério na OutSystems: uma mesa de ping-pong, outra de bilhar e um tabuleiro de xadrez gigante são alguns dos elementos mais visíveis que desafiam os momentos mais intensos de trabalho para recarregar energias.

Copa

Em cada piso podemos encontrar uma copa que permite aos colaboradores fazer uma pausa para almoçar e conviver. Esta é a copa principal com uma varanda que permite almoços ao ar livre nos dias mais solarengos.

Áreas de Partilha

Com quase 400 colaboradores, o escritório de Linda-a-Velha precisava de espaços para fazer apresentações, gatherings, ou mesmo concertos. Por isso, foi construído um palco de propósito para as atuações da banda da OutSystems. O mesmo espaço serve para reuniões informais e reuniões de grupo, como “My Friday”, “Flash Talks” e “Company Updates”.

Plantas

Sons do escritório

“Como estamos a crescer existem sempre novos locais para explorar e conhecer. Adoro as salas de reuniões, por exemplo a sala com baloiços, que proporciona conversas mais fluídas e naturais. ”

Carla Teixeira

“ Temos vários espaços de colaboração, por exemplo a biblioteca para uma reunião informal é perfeita. Sinto muito o escritório como meu, é como se estivesse em casa. Mas também é importante termos salas mais resguardadas, para quando precisamos de nos focar.”

Mário Araújo

Todas as fotos: André Henriques | www.ahphoto.pt/

Living Offices

O projecto Living Offices procura mostrar e celebrar escritórios, portugueses, que fazem a diferença na vida das pessoas.

Luis Alberto Simões

Written by

Living Offices

O projecto Living Offices procura mostrar e celebrar escritórios, portugueses, que fazem a diferença na vida das pessoas.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade