Living Offices | S01E03 | Subvisual

Luis Alberto Simões
Living Offices
Published in
6 min readJan 30, 2017

Braga, Portugal [EN Version]

André Henriques | www.ahphoto.pt

Em 2012, muito antes da febre do empreendedorismo na área da tecnologia, teve lugar no Porto uma conferência sobre uma linguagem ainda pouco popular em Portugal chamada Ruby. Essa conferência deu azo a um episódio caricato, de uma imberbe empresa Subvisual, que se disponibilizou a patrocinar esse evento, pagando as t-shirts que seriam distribuídas pelos participantes, mas que não tinha dinheiro suficiente nas suas contas para o pagar, obrigando os seus representantes a cobrir o montante em falta. Desde esse episódio até aos dias de hoje, muita coisa mudou, excepto esse apetite voraz por fazer parte da mudança e desenvolvimento da comunidade. Daí nasceu uma cultura que amadureceu ao longo de 4 (quase 5) anos, em que a Subvisual organizou inúmeros meetups (Braga.RB, Braga.JS, Braga.UX), criou uma escola (Creators School) e criou, também, 2 conferências internacionais, uma focada em Ruby e Ruby on Rails (RubyConf PT) e a Mirror Conf, focada em Web Design e Front-End development.

Office file

Empresa: Subvisual
Localização: Braga, Portugal
Ano: 2016
Área total: 300 m2
Número de pessoas: 12
Indústria: Design & Desenvolvimento Web
Office Design: DARK Studio

Cultura

O estímulo para o desenvolvimento pessoal e profissional é uma constante no dia-a-dia da Subvisual, e isso reflecte-se em pequenas coisas como o número de livros presentes em cada mesa ou no tamanho da biblioteca, que é particularmente impressionante se tivermos em conta que a Subvisual tem apenas 12 pessoas e não tem vontade de crescer muito mais para além desse número. Dentro deste mesmo tópico criaram as “Friday Talks”, um espaço onde qualquer pessoa pode partilhar e discutir ideias ou experiências com a restante equipa. A primeira Friday Talk da Subivisual teve lugar em 2013 e tem-se repetido inevitavelmente todas as sextas-feiras, sem mudanças significativas de formato.

Na Subvisual, o conceito de empresa confunde-se um pouco com o conceito de família, portanto entrar na Subvisual é quase como entrar numa segunda casa, e isso é perfeitamente perceptível quando caminhamos pelo open-space que é vibrante sem nunca ser barulhento.

O Escritório

O escritório da Subvisual é um espaço amplo, em Braga, situado no 4º andar de um edifício comercial.

O conceito foi criar uma estrutura, dentro deste espaço, que representasse figurativamente uma casa - esta estrutura de madeira alberga uma sala de reuniões e um espaço aberto multifuncional da cozinha. Aqui as paredes são usadas para colocar fotos, posters dos eventos públicos que acontecem neste espaço, assim como elementos relacionados com o desenvolvimento dos projectos.

Área de trabalho

É um espaço amplo e aberto, neste momento com capacidade para 16 pessoas, conectado com todas as outras áreas do escritório: salas de reuniões, cozinha e lounge.

As centenas de lâmpadas suspensas no tecto dão um efeito dramático ao espaço, e ao mesmo tempo uma iluminação confortável a esta área de trabalho.
A parede longa que limita o escritório, do lado direito, tem uma tinta especial que a transforma num enorme quadro branco, permitindo escrever enquanto se discute opções, ideias e esquemas importantes. Potencia momentos de partilha no formato de pensamento visual.

Cozinha

A maior parte dos dias, tentam almoçar todos juntos, tanto quando trazem comida de casa, como se forem buscar comida fora. A grande mesa azul permite usos diversos e convida ao uso deste espaço em diferentes momentos do dia: almoçar, reuniões informais, e jogos de ping pong. Aqui levam-se os jogos de ping pong bastante a sério, e todos querem ficar no topo da tabela.
Depois de almoço ou ao fim da tarde há uma romaria à máquina de cerveja artesanal, estrategicamente colocada ao lado do sofá com uma vista privilegiada de Braga.

Todas as 6ª feiras juntam-se no sofá branco para as “Friday Talks” e, pelo menos, a cada 2 meses o espaço é também usado para “meetups”, quando a Subvisual convida oradores para apresentarem um tema e lançarem a discussão aos participantes.

Salas de Reunião

A sala de reuniões mais perto da entrada é maioritariamente usada para reuniões com clientes e também para jogar Nintendo®, enquanto que a sala mais perto das janelas é mais orientada para reuniões de equipa, chamadas video/áudio e para sessões de trabalho. O vidro permite manter os espaços abertos e transparentes, refletindo também os valores da cultura da Subvisual.

Lounge

Este é o espaço perfeito para as reuniões da equipa de 12 pessoas que forma a Subvisual. Aqui acontecem as reuniões de toda a equipa, e também é usada para sessões de trabalho e para momentos de leitura.

Planta

Sons do escritório

“Temos um espaço de cozinha só para nós, um sofá comum para usarmos tanto como lazer como para trabalhar, que é acompanhado de uma vista para Braga repleta de luz natural.” Luis Ferreira

“Eu aqui sinto-me confortável, como estivesse em casa. A relação que é estabelecida entre nós é como amigos, além do trabalho, podemos ver um filme ou jogar ping pong, recarregamos e voltamos mais focados as tarefas.” Francisco Baila

Todas as fotos: André Henriques | www.ahphoto.pt/

--

--