Living Offices | S02E06 | Hood

Luis Alberto Simões
Living Offices
Published in
7 min readJul 25, 2017

Lisboa, Portugal

Office File

Empresa: comOn group
Localização: Lisboa, Portugal
Área Total: 1400m2
Ano: 2015
Capacidade: 80 pessoas
Indústria: Criatividade, tecnologia e marketing.

Empresa

O comOn group é um ecossistema de empresas ligadas ao marketing, criatividade e inovação composto pelo startup studio Build Up Labs, pelo HOOD e pela comOn User Marketing Agency.

O HOOD é um espaço de coworking e eventos na zona oriental de Lisboa, onde moram marketers, publicitários, empreendedores e artistas, todos em busca de grandes ideias e projetos.

A comOn User Marketing Agency é uma agência que ajuda as marcas a incorporarem a empatia como ferramenta central das suas estratégias de marketing para ganharem propósito e significado na vida dos utilizadores. Caminha ao lado das organizações para criar mais valor para as pessoas e a captar mais valor para os negócios. Com mais de 16 anos de história, os seus serviços são transversais a seis áreas principais: Estratégia, Criatividade, Tecnologia, Social, Media e Intelligence. A equipa reúne profissionais de diferentes backgrounds e áreas de conhecimento afim de alcançar soluções mais eficazes, pensadas em âmbito alargado.

Cultura

Empatia. Conceito chave para percebemos a cultura na Hood. A percepção de que independentemente das marcas, elas servem pessoas e sim essa é a parte mais importante da equação. Por isso mesmo a comOn apresenta o seguinte cálculo: Empatia + Propósito + Solução = Significado.

Colocarmo-nos no lugar do outro, calçar os seu sapatos, é a capacidade de ver o mundo através de outros olhos e colocarmo-nos em causa, e esta é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento humano.

Aqui querem-se as pessoas reais, como elas são, o espaço convida a isso mesmo, às pessoas serem elas próprias.

Aqui o foco são as pessoas e aquilo que elas sentem.

O Escritório

O escritório do Hood é uma lufada de ar fresco. Entramos, e somos surpreendidos com um open space onde o look industrial, misturado com um linhas simples de madeira e vidro, fazem nos sentir que este devia ser o nosso local de trabalho.

O hall de entrada de nome Charles Square tem 80m2 de open space com um bar no final. Espaço este que nos recebe e serve também para acolher eventos.

A amplitude dos espaços de trabalho em conjunto com as diferentes salas de reunião permite-nos fazer o balanço entre o trabalho colaborativo e o trabalho que exige mais concentração. Claro, que no meio de tudo isto não podia deixar de existir os espaços de descontração, a cozinha para as refeições, o ping pong para as competições, um honesty bar e um auditório que serve de ginásio também! Para nos deslocarmos a todos estes espaços com estilo existem skates e bicicletas. Os amantes do desporto ou as pessoas que vão para o escritório de modo mais sustentável têm a sua disposição balneários para se refrescarem.

No Hood vários projetos e conceitos coabitam no mesmo espaço por isso a modularidade e flexibilidade são importantes. O escritório foi desenhado para ser simples e estruturado para se poder alterar facilmente as dimensões das salas ou delimitar de forma diferente os ambientes de trabalho.

Outra característica marcante deste escritório são os sapatos espalhados pelas paredes. Estranho ao início, fascinante quando se percebe o significado. A empatia na base da interação com os outros.

Salas de reunião

Existem muitas salas de reunião com diferentes tamanhos. Os nomes, estão ligados aos nossos sapatos e à importância do percurso que caminhamos. Armstrong, Cinderella, Empatia, ShoeBox, Éder, Lou Reed são as salas do Hood.

Áreas Comuns

É o que mais impressiona ao entrar no Hood. Espaços amplos, muita luz e flexibilidade. O hall de entrada é tão grande que quando entramos parece que estamos a entrar numa galeria comercial. O Bar Bot’abaixo fica aqui situado e o conceito é de honesty bar, ou seja é self-service e cada pessoa deve deixar o valor so que consumiu. Pegamos no skate na entrada e seguimos até a zona lounge, onde podemos reunir em sofas confortáveis ou puffs, jogar ping pong ou simplesmente relaxar.

Áreas de Trabalho

Em modo de open space, as equipas trabalham de forma colaborativa, num ambiente informal e descontraído. Existem paredes para escreverem e organizarem o trabalho. As paredes são amovíveis e isso permite mudar as salas ou os espaços consoante as necessidades.

Auditório

No Show Hood , um espaço multifunções com 90m2 equipado com sistemas de som e projeção. Aqui acontecem desde, aulas de ginástica ou de dança, eventos corporativos, talks, apresentações ou convívios. Tudo isto mais uma vez aberto à utilização pela comunidade.

Cozinha

Aqui no Food Lounge, é o espaço de eleição para as refeições e snacks. 34 lugares sentados e uma cozinha totalmente equipada fazem as delicias de todos que utilizam este espaço. Quer seja para trazer comida de casa, quer seja para fazer as refeições in loco.

Plantas

Sons do escritório

“Este espaço surge da necessidade de juntar todas as tribos que tínhamos a trabalhar de forma dispersa na agência. Aqui tentamos criar o espaço confortável e aberto para promover esta interatividade de relações, assim atraímos e desenvolvemos o talento. O propósito deste escritório é que as pessoas sejam elas mesmo, se tens um gosto ou hobbie fá-lo aqui e contagia os outros.” Ricardo Pereira

“Onde comecei a trabalhar o ambiente era muito formal e estruturado, quando aqui cheguei à comOn, tive um choque, ao poder ser eu próprio, com as minhas tshirts e aquilo que cria a minha identidade. A flexibilidade de locais aqui permite-me encontrar o espaço de trabalho que faz sentido no momento, quer seja para partilhar, para reunir, descontrair ou fazer trabalho focado.

“Adoro o facto de o escritório ser aberto, o que reflete a característica da cultura open minded. Se sentes que a energia esta a baixar, podes jogar ping-pong e depois voltar ao trabalho. As pessoas são criativas quando são criativas e o espaço proporciona isso mesmo, pois é muito orgânico. Normalmente trago comida de casa e aproveito a cozinha para fazer as minhas refeições. Mariana Martinho

Todas as fotos: André Henriques | www.ahphoto.pt/

--

--