Living Offices | S04E01 | Now_No OfficeWork -Beato

Marta Pinto
Living Offices
Published in
7 min readDec 9, 2019

Lisboa, Portugal [Go to EN Version]

Fotos de André Henriques | www.ahphoto.pt/

NOW significa No Office Work e surgiu com a missão de ser um espaço de trabalho autêntico, nada convencional e com significado para todos os que nele trabalham. Um espaço onde a comunidade orgânica supera o imobiliário puro e duro. NOW_ tem duas localizações: o NOW_Coworklisboa e o NOW_Beato que visitamos.

Office File

Empresa: Now_No Office Work | Now_Beato
Localização: Lisboa, Portugal
Área total: 1900m2
Ano: 2018
Indústria: Coworking
Office Design:
co-criação entre elementos da equipa NOW_Beato e coworkers; reabilitação do edifício pelo atelier Promontório, arquitecto João Perloiro.

A ideia do Now_No Office Work aconteceu quando um grupo de empreendedores procurava um armazém de 300m2 para converter no seu escritório, mas encontrou um espaço de 3.000m2 cheio de alma, história e um potencial enorme para se converter num espaço coletivo de trabalho. Contudo, não foi à primeira que foi possível converter o espaço original no sonho de todos. O projeto persistiu e ganhou vida ao se encontrar o espaço único onde hoje se apresenta o NOW_ Beato em Lisboa. Mesmo ao lado do novo Hub Criativo do Beato, o NOW_Beato é parte ativa na renovação desta Freguesia.

Vídeo realizado pela U.Dream

Quando entramos no edifício, um antigo armazém de três pisos que data de 1904, construído para ser um armazém de vinho, vemos agora um espaço reabilitado e transformado num coworking contemporâneo, confortável e luminoso.

No NOW_Beato os espaços de trabalho não estão pré-definidos, mas são adaptados às necessidades das pessoas que nele vão trabalhar. A diversidade dos projetos reflete a organização viva do espaço. Todos os pormenores foram pensados ao detalhe num processo de co-criação entre os elementos da equipa NOW_Beato e os próprios coworkers.

Existem cerca de 26 negócios e 80 pessoas, desde startups, freelancers e empresas. Projetos que visam a integração de pessoas com doenças mentais através da criação de um atelier e galeria de arte onde os doentes são acolhidos num formato de residência artística (O Manicómio), projetos como a incubadora de ideias (Demium Startups), editora de guias para empreendedores (Startup Guide), colaboração criativa (Imatch), gestores de redes sociais (Social it), fotografia, arquitetura, Música (Match Attack), jardins artificiais (Wonder wall), restauração (Delibar), entre outros.

É impossível não ficarmos impressionados com o cuidado investido na personalização do espaço que reflete a personalidade e o negócio de cada startup, freelancer e empresa.

Os pisos 1 e 2 recebem os projetos dos coworkers e organizam-se em áreas de trabalho. Encontramos ilhas de mesas organizadas em espaço aberto, ou áreas de trabalho delimitadas por estantes e prateleiras que também criam espaços de loja. Existem ainda alguns gabinetes individuais delimitados por paredes de vidro, criando simultaneamente um espaço reservado para as equipas e totalmente integrado e em contacto com os outros espaços.

Existem áreas para várias ocasiões: reuniões ou encontros com grupos maiores, reuniões para 2 ou 3 pessoas, uma sala de formação e espaços para relaxar e para jogar.

Espaços com intenção

Nada é deixado ao acaso. Todos os detalhes assumem uma intenção de mudança que envolve uma forte sensibilidade social e ambiental.

Com um sentido de humor contagiante, o projeto de intervenção e sustentabilidade ambiental Give a Shit Now foi associado ao uso das casas de banho, unindo todos numa responsabilidade coletiva.

Reforçando um dos principais valores do Now_Beato de que cada indivíduo é um ser humano único, descobrimos mais um detalhe sobre a história das mesas de trabalho: executadas por pessoas em situação de desemprego da freguesia de Marvila, no âmbito de um workshop de carpintaria desenvolvido pelo NOW_, integrado no Programa BiZip.

Áreas de descontração

Para os que procuram diferentes formas de descontrair durante o dia, basta subir a escada em caracol para ter acesso à mezzanine com um espaço verde, puffs e com uma janela com vista para o rio, ideal para uma pausa.

E como descontraír também pode ser estar em movimento, só precisam de escolher o melhor cenário e montar uma das bicicletas, uma na varanda com vista para o rio e a outra na área de convívio.

Para quem não resiste a um jogo de pingpong, só é preciso desafiar os colegas.

No Piso 0 existe um grande espaço multifacetado para fazer todo o tipo de eventos. O Now_Gate67 tem mais de 600 metros quadrados, e recebe todos os tipos de eventos externos, desde conferências a concertos.

Este espaço mantém as paredes cruas e onde ainda é possível ver vestígios de alguns seres vivos fossilizados.

Sons do Espaço

“Este espaço tem de ser sempre adaptado à medida que as pessoas vêm. Elas próprias o transformam…elas fazem parte do espaço, e também se sentem confortáveis por causa disso.” Filipa Baptista

“Aqui é diferente, cada cowerker tem a sua identidade, tem muita liberdade para dizer o que pensa, para propor coisas novas…todos colaborando com o espaço. Aqui não há um espaço pré-definido, é como um ser em mutação constante, e a gente prefere estar aqui por isso.”
Léo Capelossi

--

--