Living Offices| S04E09 | Eurotux

Patrícia Faria
Mar 2, 2020 · 8 min read

Braga, Portugal [Go to EN Version]

Fotos de André Henriques | www.ahphoto.pt/

Office File

Empresa: Eurotux
Localização: Braga, Portugal
Área Total: 900m2
Ano: 2019
Capacidade: 60 pessoas
Indústria: Tecnologia
Office Design:
LemonWorks

A Eurotux Informática SA em conjunto com a ITMZ e a Dipcode constituem o Grupo Eurotux: especialistas em análise, concepção, desenvolvimento e implementação de soluções informáticas globais, que se caracterizam pela segurança, fiabilidade e transparência para o cliente.

Criada em 2000, a empresa tem um novo escritório em Braga onde acolhe cerca de 60 colaboradores. Além deste espaço, a Eurotux tem escritórios em Bragança, Porto e Lisboa, através dos quais suporta infraestruturas em vários continentes. Está presente no mercado de Moçambique com a sua participada ITMZ, e envolvida em diversos projetos internacionais no EUA, Brasil, França, Egito e Reino Unido.

Vídeo por U.DREAM

O escritório

O recém inaugurado escritório da Eurotux foi pensado com um objetivo: celebrar a cultura da organização!

Esta é uma empresa que tem como prioridade o bem-estar dos seus colaboradores e a excelência no trabalho. Os espaços foram desenhados em conjunto com as equipas tendo em conta as necessidades especificas de cada função.

Dividido em dois pisos, este escritório acolhe não só os colaboradores internos mas também clientes, fornecedores, e visitantes externos que vêm participar em eventos como meetup’s, workshops e formações.

As equipas

O grupo de colaboradores que utiliza este espaço divide-se entre: administração, os departamentos de consultoria, operações e suporte, comercial, contabilidade, gestão e desenvolvimento, e a Dipcode — empresa de desenvolvimento web detida pelo Grupo Eurotux.

Os materiais e revestimentos do escritório foram escolhidos de acordo com a função de cada espaço. Enquanto as áreas de trabalho foram revestidas com alcatifa — uma solução mais confortável e com bom desempenho acústico — as áreas sociais e de circulação têm um pavimento vinílico — material resistente e de fácil manutenção.

Os espaços dos departamentos de desenvolvimento foram decorados com tons azuis, e os dos restantes departamentos com tons vermelhos. As equipas organizam-se em salas com ilhas de trabalho, uma solução que potencia o trabalho em equipa e facilita a comunicação entre todos. Todas as salas tem ecrãs onde são partilhadas informações relevantes para os projetos.

As paredes foram revestidas com vinil whitewall para que seja possível fazer anotações, esquemas, e pensar os próximos de cada projecto.

Salas de Reunião

A cultura de trabalho da Eurotux orgulha-se de ser ágil e inovadora. As reuniões fazem parte do dia a dia, mas são reduzidas ao mínimo essencial.

No escritório existem apenas cinco salas de reunião: duas com capacidade para grupos de 8 a 12 pessoas, duas para grupos de 4 pessoas e uma sala de formação com capacidade para 25 pessoas.

Todas as salas têm paredes de vidro, ecrãs para apresentações, tomadas elétricas para conectar computadores portáteis e paredes revestidas com vinil whitewall.

Para reuniões mais rápidas e informais com grupos até 6 pessoas existem duas cabines com iluminação dedicada.

Receção

O espaço de receção acolhe todos os clientes, fornecedores e visitantes que chegam à Eurotux. O painel decorativo, colocado na parede junto à zona de espera, apresenta uma breve descrição das áreas de negócio, das tecnologias utilizadas e dos valores da organização. Como não poderia deixar de ser, o tom da decoração deste espaço é o vermelho, cor da Eurotux.

Áreas Sociais

A copa, onde funciona o Chico Caffe, é o local onde todos se encontram para tomar um café, almoçar ou fazer uma pausa para o lanche. O Chico Caffe está aberto todos os dias e serve pequenas refeições aos colaboradores. Fruta, pão e café estão sempre disponíveis.

O mural da copa faz referencia ao Pinguim, a mascote da empresa que está presente em vários pontos do escritório.

Os tons utilizados no espaço da copa e do lounge procuram trazer a natureza para dentro do escritório. Em cada canto podemos encontrar plantas, detalhes em madeiras e cores quentes de outono.

Os aniversários dos colaboradores são celebrados aqui. Todos fazem questão de se juntar para cantar os “parabéns a você” e comer uma fatia de bolo!

O lounge divide-se entre a área de jogos, o jardim interior e a biblioteca, conhecida com Tuxteca. Na área de jogos encontramos um grande sofá onde decorrem os campeonatos de videojogos.

Para os que procuram um ambiente mais íntimo e tranquilo foi criado um jardim interior com baloiços e sofás. Este espaço é ideal para ler um livro, ou atender uma chamada rápida.

A sustentabilidade é uma das grandes preocupações da empresa. Parte da frota da Eurotux é constituída por carros elétricos que são carregados na garagem do escritório.

Para facilitar o trajeto casa/escritório, os colaboradores têm à sua disposição bicicletas e trotinetes elétricas. Para já, este é um projeto piloto com 4 veículos, mas a ideia é aumentar este número e permitir que os colaboradores deixem o seu carro em casa.

Plantas do escritório

Plantas do escritório

Sons do Escritório

“Este escritório foi pensado a partir das nossas necessidades. Quando cá entramos pela primeira vez, sentimos que fomos ouvidos, cada pormenor vai de encontro às nossas sugestões. Sempre que posso, vou até a Tuxteca e escolho um livro para ler no jardim ou em casa.”
Ana Carvalho

“A qualidade do nosso trabalho é ainda melhor desde que viemos para este espaço. Cá temos todas as condições para lidar com os problemas do dia a dia, podemos fazer reuniões, almoçar juntos… temos um ambiente relaxado que nos permite trabalhar melhor e com maior foco.”
Orlando Pereira

“Gosto muito do ambiente que vivemos aqui na Eurotux, é um ambiente familiar. As Tuxgirls, o nosso grupo feminino que se reune mensalmente para partilhar experiências, é especial para mim. É bom trabalhar numa empresa que acolhe tão bem as mulheres e onde não existem qualquer tipo de discriminação.”
Vanessa Vieira

Living Offices

O projecto Living Offices procura mostrar e celebrar…

Living Offices

O projecto Living Offices procura mostrar e celebrar escritórios, portugueses, que fazem a diferença na vida das pessoas.

Patrícia Faria

Written by

Living Offices

O projecto Living Offices procura mostrar e celebrar escritórios, portugueses, que fazem a diferença na vida das pessoas.