Living Offices | S05 Webinar_1| O que vai mudar no regresso ao escritório

Marta Pinto
Living Offices
Published in
6 min readSep 16, 2020

Porto, Portugal [Go to EN Version]

André Henriques, Ah!PHOTO

Mais do que nunca somos desafiados a reimaginar os espaços do escritório. Depois de alguns meses a viver em período de pandemia e a trabalhar remotamente, estamos a preparar o regresso gradual ao escritório. Um momento muito desejado mas com alguma expectativa e ansiedade à mistura. Ao mesmo tempo estamos a aprender a viver com este vírus e a fazer uma adaptação inevitável ao que de novo traz às nossas vidas, estamos a viver um momento raro em que coletivamente refletimos sobre o mesmo tema: como podemos pensar e criar o escritório do futuro.

Podemos ainda não saber exatamente por onde vamos, mas podemos colocar algumas questões que nos ajudem a pensar por onde pode ser esse caminho:

O que estamos a fazer para assegurar o regresso ao escritório?
Do que sentimos falta no escritório?
O que é que vamos adorar quando voltarmos?

Convidamos cinco empresas em Portugal para o webinar sobre o que vai mudar no regresso ao escritório. Uma partilha das várias experiências e perspectivas sobre como se está a repensar o escritório em período de pandemia.

Esta conversa contou com o Living Offices e juntou 5 convidados de empresas em Portugal:

As perspectivas trazem um novo olhar sobre a transformação do escritório para a LOBA, Natixis e Mindera, e o desafio de criar um escritório de raiz e primeiro em Portugal para a Koerber Digital. As ideias foram partilhadas e entrelaçadas com a boa disposição e generosidade de quem traz a vontade de mudar e melhorar.

As pessoas fazem a diferença na vida do escritório

A ideia de que o foco de todo este processo de reimaginar o escritório está nas pessoas, esteve presente ao longo desta uma hora de boa conversa.

Quando antes da pandemia, pensávamos num escritório que faz a diferença na vida das pessoas, pensávamos no conforto e segurança do espaço físico que acolhe e potencia as relações entre todos. No cenário pós pandemia, e em trabalho totalmente remoto, necessariamente o foco da pergunta sobre o que é agora o escritório, deixou de estar no espaço físico e passou a estar nas pessoas, nas suas necessidades, nos laços e nas interações que estabelecem no trabalho.

Naturalmente, ao pensar o escritório no futuro mais próximo, que vai envolver o regresso parcial das pessoas cumprindo protocolos de saúde e segurança, que o foco sobre como pensamos o escritório tenha também sido alterado. Foi assumido naturalmente por todos desde o início da conversa neste webinar, que o foco está agora em descobrir quais as necessidades das pessoas, que poderão mudar ao longo do tempo, sendo importante prever adaptações graduais ao escritório.

Simplicidade e conforto

Os momentos mais simples do dia-a-dia no escritório trazem-nos um sentimento de conforto e bem-estar. A simplicidade de alguns benefícios pode ter consequências muito positivas na vida dos colaboradores. Como sabemos os hábitos que se criam estão relacionados com a cultura do país e da empresa.

Um dos hábitos bem enraizados na cultura portuguesa são os momentos de pausa para tomar um café e almoçar. Manter os espaços para que estes momentos continuem a acontecer são também encarados como benefícios para quem regressa ao escritório, benefícios que vamos continuar a adorar ter.

Habitualmente estes momentos acontecem nos espaços de copa. Para adaptar as copas, algumas empresas estão a colocar separações de acrílico nas mesas de refeição, de modo a permitir a continuidade da partilha destes momentos. A sinalética ajuda a reforçar os comportamentos a ter neste espaço e relembrar a importância de cuidarmos do espaço e uns dos outros. O feedback é muito positivo quanto a esta possibilidade de manter a proximidade nos momentos de convívio, garantindo a segurança.

Pedro Teixeira, Mindera Software Craft — 2020

Os espaços exteriores como terraços ou jardins, passaram a ser locais desejados para os momentos de relaxe, e onde se prevê investir, para proporcionar os momentos de encontro ao ar livre. Os terraços da LOBA, Mindera e Natixis mostram o potencial destes espaços neste novo momento que estamos a viver.

LOBA e Mindera — 2017 a 2019

Os espaços de convívio e encontro, agora adaptados aos protocolos de distanciamento físico e de limpeza, podem continuar a oferecer simplicidade no conforto e bem-estar. Sobretudo podem continuar a existir.

Espaços colaborativos

O que é que se pode oferecer no escritório, que as pessoas não têm em casa?

Durante o webinar fizemos uma poll a quem estava a assistir, para saber qual o principal motivo pelo qual querem voltar ao escritório. A resposta mais expressiva foi, para socializar.

Há muitos momentos em que estar em conjunto é essencial. Durante o período de confinamento, no processo de preparação do regresso parcial, algumas empresas juntamente com equipas piloto, puderem compreender e conhecer quais os espaços mais valorizados pelas pessoas. Os espaços para trabalho colaborativo tinham ganho uma nova importância.

O que algumas empresas estão a fazer é a ampliar espaços existentes ou a planear em criar novos espaços onde se possa estar para momentos de colaboração, garantindo o conforto e segurança destes momentos em que todos vão beneficiar por estarem em conjunto. Para as empresas com o desafio de criar um novo espaço de raiz, os espaços colaborativos e flexíveis são uma certeza sobre o que se quer proporcionar aos novos colaboradores.

Flexibilidade dos espaços

A flexibilidade torna-se aliada no processo de adaptação do escritório às necessidades das pessoas. Transformar ou propor add-ons aos espaços existentes.

A flexibilidade agora é um ponto de partida quando se está a criar ou transformar um escritório, pensando no conceito das peças de lego, que antecipam e facilitam a alteração da configuração do espaço que, como sabemos, ainda vai estar em mudança durante algum tempo.

A flexibilidade dos espaços já acontece em muitas empresas, onde uma copa também se transforma em espaço de eventos e convívio, como o Living Offices viu existir em vários escritórios.

O que vamos adorar no escritório

Quando pudermos regressar ao escritório vamos adorar as coisas simples, poder manter o ritual de chegar e tomar um café, de ter um espaço preparado onde possamos trabalhar e fazer pausas que nos proporcionem algum contacto e convívio com os colegas, porque afinal, queremos regressar ao escritório sobretudo para socializar.

Vamos adorar continuar a colaborar em espaços que foram cuidadosamente pensados para facilitar esses momentos, seja nos escritórios agora transformados ou naquele que está a ser criado de novo para receber os novos colaboradores.

Porque somos humanos, temos necessidade de estar em conjunto.

Porque somos humanos, temos capacidade de nos adaptar.

--

--