Living Offices| S05E02 | Natixis

Marta Pinto
Living Offices
Published in
9 min readNov 18, 2021

Porto, Portugal [Go to EN Version]

Office File

Empresa: Natixis em Portugal
Localização: Porto, Portugal
Área Total: 11 000 m2
Ano: 2017, renovado em 2020
Capacidade: 1000 pessoas
Indústria: Tecnologia de Informação & Serviços
Office Design:
Tétris Design x Build Portugal

A Natixis, uma empresa multinacional francesa dedica-se aos serviços financeiros e é especializada em Gestão de Ativos e Património, Banca de Empresas e de Investimento, Seguros e Pagamentos. Com o seu primeiro escritório em Portugal no centro da cidade do Porto, criado em 2017, renovaram o seu espaço em 2020 trazendo uma nova imagem contemporânea.

Na Natixis em Portugal existe uma missão na qual se investe todos os dias, a de transformar e desenvolver soluções inovadoras na banca tradicional, para os negócios, mas também para a cultura de trabalho do banco. O escritório do Porto reflete essa missão.

Ruben Ferreira | U.Dream

A área de entrada que recebe todas as pessoas que entram no escritório com 3 pisos, é o auditório e espaço de refeição. Mas o primeiro impacto é ter o nosso olhar transportado para os diferentes pisos, através da escadaria em vidro que revela as diferentes áreas e nos banha pela luz natural.

A cultura de agilidade da empresa reflete-se em todos os pisos que visitamos. Espaços adaptados ao conceito de trabalho flexível com várias áreas preparadas para diferentes momentos do dia e formas de trabalho.

Neste piso há dois espaços multifuncionais e acolhedores que servem de ponto de encontro: o auditório e o Purple Café. Estas zonas comuns combinam espaços amplos, pensados para momentos de encontros informais, mas também momentos de pausa e trabalho.

A zona do auditório é um espaço aberto e pode servir várias funcionalidades. Utilizado para eventos internos ou externos, com maior número de pessoas, ou para conversas entre equipas, ou atividades de onboarding. Na área do auditório existem cabines abertas e salas de reunião fechadas, que convidam para momentos de reuniões informais ou mais formais, e que podem complementar as atividades que venham a acontecer na zona do auditório.

Neste espaço em open space, o conforto sonoro não foi deixado ao acaso. Através dos painéis de madeira e acústicos que servem dupla função de insonorização e decoração.

O Purple Café serve de cafetaria e cantina, e é utilizada ao longo de todo o dia como espaço de refeição e pausa. Criado em 2020, este espaço tem capacidade para receber todas as pessoas ao longo do dia. Os serviços de refeição e cantina sempre disponíveis, combinam com áreas para aquecer refeições trazidas de casa.

A iluminação é importante e o equilíbrio da combinação entre a luz natural e a iluminação oferece uma sensação de bem-estar e conforto.

Escritórios

Distribuídas por pisos distintos, as equipas organizam-se em áreas de trabalho em open space, distinguidas por cores e nomes de diferentes locais icónicos da cidade do Porto como a Ribeira, a Alfândega ou o Bolhão.

As ilhas de trabalho iluminadas pela fachada envidraçada do edifício, são divididas por painéis de vidro e elementos decorativos de madeira ou vinil, simultaneamente preservam a transparência e luz, e mantêm o sentimento de privacidade sem perder a conexão entre todos.

A escolha dos materiais como a madeira e a alcatifa, criam sensação de proximidade e conforto. A preocupação é com o design e com a funcionalidade do espaço. Do teto ao chão, as diferentes cores e materiais definem áreas de trabalho e de circulação, que intuitivamente nos orientam a cada espaço visitado.

Os apontamentos de cor e as palavras que definem a cultura de trabalho estão em vários locais e fazem parte da decoração, desde as paredes às janelas, mantendo presente o sentimento do que une as pessoas aqui.

Salas de reunião e foco

A divisão do escritório permite que, embora em open space, se sinta que há espaços de maior privacidade e proximidade. Cada corredor leva-nos à descoberta zonas com cabines abertas, a que chamam corners.

As salas de reunião com paredes de vidro, também dividem o espaço, mantendo simultaneamente a privacidade e a comunicação com as outras áreas de trabalho.

Para facilitar a rotatividade de utilização, todas as salas de reunião podem ser reservadas previamente na agenda online, enquanto os corners são utilizadas com flexibilidade.

Em todas as salas há equipamento de alta qualidade para uma conexão à distância com clientes ou com os colegas em Paris.

Em todos os pisos somos conduzidos pelo espaço através dos apontamentos de cor e luz. Uma constante na decoração e definição de percursos.

Labs

Pensar espaços para momentos especiais de trabalho colaborativo nas equipas, foi feito com intenção. Em cada piso existem os Labs. Espaços que provocam a criatividade e o pensamento fora da caixa, e isso reflete-se na decoração temática de cada uma destas salas.

Todos os pormenores dos Labs foram pensados ao detalhe, e é impossível não ficarmos impressionados com o cuidado investido em cada espaço. Desde o Idea Lab, Green Lab ou Focus Lab, cada espaço desafia-nos a estar e pensar de uma forma diferente.

Alguns destes espaços são também para momentos de formação dos colaboradores, especialmente pensados para serem flexíveis e com mobiliário que se adapta facilmente às necessidades de cada sessão. Quase que podemos dizer que há um espaço para cada tipo de organização do momento que se queira ter.

Áreas Sociais

Todos sabemos que há momentos em que uns minutos de pausa podem fazer maravilhas! Os espaços sociais onde se pode relaxar e divertir são uma constante em todos os pisos e mostram a preocupação com a qualidade desses momentos. Uma organização consciente sabe que há momentos dos dias em que os colaboradores precisam de parar: seja porque estão mais cansados, porque fizeram uma noitada para terminar um projeto ou apenas porque querem parar uns minutos.

No caso da Natixis, foram criadas várias zonas onde é possível descontrair: no terraço ao ar livre, a jogar basquet ou ping-pong.

Os espaços verdes são cada vez mais usuais nos escritórios contemporâneos. O jardim urbano é um projeto comunitário, que nasceu num terraço que não estava a ser utilizado. Hoje, este jardim é mantido por quase 70 colaboradores voluntários.

As áreas de copa e de refeição são sempre lugares de encontro não só para os momentos de refeição, mas também para os momentos mais informais ao longo do dia. Estes espaços destacam-se por elementos de decoração como painéis feitos por artistas locais, painéis coloridos que transmitem a alegria do espaço e sem esquecer as frases em vinil nas janelas que refletem a cultura de trabalho.

Os espaços, dos mais pequenos aos mais amplos estão preenchidos com diversos elementos, materiais e cores, que nunca dão a sensação de vazio.

Sons do Escritório

“Desde o primeiro momento da entrevista que fiquei logo muito deslumbrada, porque já tínhamos um escritório muito amplo, com espaços muito diferentes (…) Fiquei muito surpreendida com escritório e com muita vontade em integrar a equipa.” Joana Costa Lima

“Gosto de não ter de pensar muito no espaço para onde quero ir. Se tenho necessidade de estar com três pessoas e falarmos, é bastante espontâneo encontrar espaço para estar.” Eduardo Basto

“Acho que o que proporciona muito o sentimento que estamos entre colegas, é mesmo o edifício. O facto de ser tão aberto, tão descontraído, tão familiar, acho que torna as pessoas mais abertas a ter outro tipo de relações uns com os outros.” João Reis

--

--