LivingOffices| S03E01 | Hostelworld

Luis Alberto Simões
Living Offices
Published in
6 min readJun 17, 2019

Porto, Portugal [EN version]

Todas as fotos: André Henriques | www.ahphoto.pt/

Office File

Empresa: Hostelworld
Localização: Porto, Portugal
Área Total: 700m²
Ano: 2017
Capacidade: 64 pessoas
Industria: Technologia
Office Design:
CBRE

Empresa

A Hostelworld é uma plataforma online focada na reserva de hostels em todo o mundo. Esta é a aplicação mais utilizada pelos viajantes que preferem ficar hospedados em hostels e que procuram novas experiências e aventuras sociais.

A Hostelworld é a escolha ideal para viajantes apaixonados que querem descobrir o mundo, fazer novas conexões e prontos para qualquer desafio! Adrenalina e curiosidade são caracteristicas comuns a todos os utilizadores da plataforma.

Criada em 1999, a Hostelworld conecta jovens viajantes com cerca de 16 500 hostels em 179 países e já conta com mais de 11 milhões de avaliações de clientes.

Ao longo dos últimos 20 anos, a empresa foi estabelecendo parcerias com hostels em todo o mundo, permitindo-lhes gerir e distribuir os seus inventários para sua base de clientes global. Como o único agente de viagens on-line (OTA) dedicado a albergues, a missão desta organização é continuar a inspirar milhões de viajantes ansiosos por conhecer o mundo, conhecer novas pessoas e voltar com histórias extraordinárias para contar.

Além do Porto, a Hostelworld tem escritórios em Dublin, Londres, Shangai e Sidney.

Video por U.DREAM

Cultura

Os clientes da Hostelworld não são simples turistas! São jovens, espontâneos, enérgicos e estão sempre à procura de conhecer novas realidades e culturas.

O ambiente que se vive nos escritórios é semelhante e sente-se mal abrimos a porta. Divertidos e relaxados, o grupo de colaboradores é bastante heterogéneo com pessoas de várias idades e nacionalidades distribuídas em várias equipas. Tal como num hostel o escritório foi pensado para que se possam realizar várias atividades como eventos sociais, almoços de equipa, torneios de snooker, entre outros.

Todos se orgulham dos sucessos da organização e acreditam que o melhor ainda está para vir! É esse o motivo pelo qual dão o seu melhor e procuram fazer do seu trabalho uma experiência inesquecível.

O Escritório

Como não poderia deixar de ser, o conceito base do escritório é o hostel. O objetivo foi criar um espaço de trabalho relaxado e versátil onde há espaço para trabalhar, reunir e conviver. Em cada canto podemos encontrar plantas naturais, sofás e pequenas mesas onde é possível ter uma conversa rápida.

O aglomerado de madeira, material bastante utilizado em hostels, foi utilizado para criar paredes e mobiliário. O escritório distribui-se por dois pisos com áreas de trabalho em open space, salas de reunião e áreas de convívio.

Salas de reunião

Existem várias salas de reunião no escritório. Com diferentes tamanhos e estilos, as salas foram pensadas para diferentes tipos de reunião: existem salas mais formais e privadas, e áreas mais descontraídas com puff’s e sofás para reuniões rápidas ou conversas informais. Existem também algumas cabines com uma mesa central onde se podem realizar chamadas telefónicas ou tarefas individuais que exijam alguma concentração e privacidade.

Áreas comuns

Os espaços de circulação do escritório foram pensados como áreas de transição entre as zonas de trabalho e lazer. Alguns corredores tem pequenos espaços verdes que podem ser utilizados como complemento às zonas de trabalho, ou seja, não há necessidade de passar o dia inteiro na secretária em frente ao computador.

Áreas de Trabalho

As duas áreas de trabalho do escritório, uma em cada piso, têm um ambiente bastante tranquilo e confortável. Com cores suaves e iluminação ténue, as ilhas de trabalho distribuem-se no espaço de forma orgânica tendo em conta o número de colaboradores. Como o espaço tem uma boa iluminação natural, o tecto negro e o pavimento cinza foram uma escolha inteligente para tornar a área de trabalho mais acolhedora.

As paredes do escritório são utilizadas para fazer anotações relacionadas com os projetos, com esquemas e notas em post-it.

Cozinha

A cozinha é um dos espaços favoritos dos colaboradores. É aqui que todos começam o dia com um pequeno-almoço com fruta fresca, iogurtes, leite, café, pão e cereais. A mesa está sempre posta e pronta para receber visitas.

Para o fim da tarde, estão disponíveis várias cervejas ou não fosse a empresa de origem irlandesa! Além da mesa de refeições, a cozinha tem também uma pequena zona de snacks junto à janela e um bar de doces junto à entrada.

Esta é a única zona do escritório que não tem alcatifa. A entrada da copa, onde fica a zona de videojogos e o bilhar, tem um pavimento de madeira que faz a transição entre a alcatifa do escritório e o azulejo hexagonal vintage da cozinha.

Áreas de Jogos

Espalhados pelo escritório existem várias áreas de jogos com playstation, mesa de bilhar e mesa de matrecos. À hora de almoço e ao fim do dia é comum fazerem-se pequeno campeonatos entre os colaboradores. Estes espaços são importantes para criar momentos de descontração em que todos têm oportunidade de relaxar e conhecer novas pessoas.

Plantas

Plantas dos dois pisos do escritório

Sons do escritório

“Gosto de trabalhar em open space porque me sinto próxima de todos. A qualquer momento posso falar com um colega e esclarecer alguma dúvida que tenha surgido. O meu lugar preferido do escritório, além dos matrecos e do bilhar, é mesmo o meu cantinho junto à minha equipa.” Inês Carneiro

“O nosso ambiente de trabalho é informal e descontraído, se quiser vir trabalhar de sapatilhas ninguém vai notar. Quando estou no escritório sinto-me em casa, tenho tudo o que preciso e isso motiva-me para dar o meu melhor. Para mim a Hostelworld não é um emprego, é um projeto do qual me orgulho de fazer parte.” Pedro Tavares

“O melhor deste escritório é a variedade de espaços que temos à nossa disposição. Podemos trabalhar na nossa secretária, na varanda, na cozinha, nas salas de reunião ou nos espaços mais informais que existem no escritório. É comum encontrarem-me com cantinho dos puff’s, é lá que vou quando me quero focar.” João Gouveia

Todas as fotos: André Henriques | www.ahphoto.pt/

--

--