Dívida de Honra — Aftermath #2

Este é o segundo volume da Trilogia Aftermath de Star Wars. Faz parte do cânone, e acontece entre o ep VI — O Retorno de Jedi e VII — O Despertar da Força. Falo sobre o primeiro livro, Marcas da Guerra, aqui.

“Eu queimaria toda a galáxia se eu achasse que é certo.”

De verdade? Nem sei como falar sobre essa maravilha aqui. Acho que o que eu mais gostei mais de ver nessa trilogia é: os dois lados da moeda. Nós temos personagens da Nova República falando sobre o Império, e personagens do Império falando sobre a Nova República.

No livro anterior, a gente viu Han e Chewie indo para Kashyyyk libertar os coitados dos Wookies que estavam sendo escravizados. Dá merda? Dá merda. Aqui Solo foi separado do seu grande amigo e Leia, grávida, fica sem notícias de seu marido.

“Além do mais, a Falcon escapou de mais arranhões do que a galáxia tem estrelas, acho.”

Aí a gente volta pra tripulação da Norra, que agora já tá com o filho e tá tentando entender quem ele é e como retomar a relação dos dois. Eu adoro essa equipe, todos são personagens ótimos e as cenas com eles são muito boas! Pra melhorar ainda mais, Leia chama Norra pra ajudá-la a achar o Han.

Entre esses capítulos com a galera da Nova República, temos os capítulos do Império, com Rae Sloane mandando ver. Acho que ela é minha vilã preferida do Universo Expandido!

“Sou a grã-almirante Sloane. Não sou uma assistentezinha que você pode apalpar ou consolar ou adular. Toque-me de novo e vou mandar remover o membro ofensivo, assim como todos os nervos do cotoco obliterado, de forma que nenhuma mão robótica jamais vá responder aos seus comandos.”

Temos também um líder DO MAL que aparece cheio de planos, chamado Gallius Rax. Inclusive, vi uns lugares dizendo que “será que ele é o Snoke?” De verdade? Acho que não. No fim deixei um vídeo de um canal no youtube onde o narrador fala sobre isso também.

Teve momentos, confesso, que achei meio cansativo o livro. É que a leitura dele é mais devagar, tem muita coisa política acontecendo no meio da guerra. Tem traição, tem tiro, porrada e bomba! haha

Enquanto Marcas da Guerra nos apresenta como a galáxia começou a lidar com o fim do Império e a morte de Palpatine, aqui em Dívida de Honra temos todas as histórias do livro anterior bem mais detalhadas, ficamos mais próximos dos personagens e sentimos as traições também.

“Mas líderes são assim, às vezes. Você tem que depositar confiança neles, mesmo quando está incerto de que eles estão fazendo a escolha certa.”

Os interlúdios continuam super legais, e tem um que até aparece nossa querida Maz Kanata! Aliás, parece que eles ‘não tem nada a ver’, mas aí a história nesse segundo volume tem parte de um interlúdio do primeiro, que é Kashyyyk.

Que mais? Vou finalizar falando da representatividade: o Universo Expandido está sendo maravilhoso na representatividade, viu? Muita mulher poderosa, e tem também personagens gays, personagens negros… (Sloane é mulher E negra E grã-almirante)

É isso! Se você entende inglês e quer ver spoilers, recomendo o vídeo abaixo também:

Recomendo esse vídeo, mas tá em inglês, okay?

Livralika

Somos o resultado dos livros que lemos, das viagens que fazemos e das pessoas que amamos.

)
Alika — Aline Cavalcanti

Written by

Aline no país das maravilhas. Uma designer apaixonada por cores e literatura.

Livralika

Livralika

Somos o resultado dos livros que lemos, das viagens que fazemos e das pessoas que amamos.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade