Escritas truncadas e fluídas

BIEV UFRGS
Livro do Etnógrafo
2 min readJan 10, 2009

Para trazer a reflexão de como as anotações em campo, que são mais rápidas e fugidias, são transcritas no diário do campo, outro momento de pensar as vivências do campo.

Fundo de origem: BIEV/NUPECS/LAS/PPGAS
Fonte: Coleção do Projeto BIEV — A criação de um museu virtual da cidade — FAPERGS/CNPq (ALCR)
Autor: Priscila Farfan Barroso — Bolsista IC/FAPERGS
Local: Rua Voluntários da Pátria — Porto Alegre — RS
Data de produção: 15/02/2007
Tags: Caderno de Notas

Na minha direita um senhor de cadeira de rodas estava encostado na parede e vendia seus produtos exibidos em cima de uma madeira acoplada a cadeira de rodas, era incenso, alça de sutiã, antena, tiras para chinelo havaianas, entre outros. No momento que olho ele esta enxugando o suor de seu rosto com um lenço, passa pela testa tão próxima da careca, depois nas bochechas, e por último no nariz e em cima dos olhos. Passa uma senhora com seu filho, olha para os produtos desse senhor com um certo desdém, ele fica preocupado, arruma um pouco mais a disposição dos objetos, deixa mais a mostra, desvira as embalagens e depois se contenta. Coloca seus óculos e mexe num caderno e em seguida na calculadora, quando olho novamente cruzamos o olhar, um olhar firme, mas logo desviado pelos dois participantes.

--

--

BIEV UFRGS
Livro do Etnógrafo

Dilemas e desafios na produção antropológica em sociedades complexas — núcleo de pesquisa BIEV UFRGS — acesse nosso site em ufrgs.br/biev