Breviário: Guild Wars 2

Marvin Varela Bleyer
Lôba no Covil
Published in
4 min readNov 20, 2019

Guild Wars 2 é um jogo de MMORPG lançado em Agosto de 2012 pela empresa ArenaNet.

Desde o princípio, sempre foi um grande competidor de World of Warcraft, proporcionando aos jogadores experiências semelhantes, por serem jogos do mesmo tipo. Entretanto, as diferenças entre os jogos são grandes, desde os gráficos até a jogabilidade. Eu joguei muito pouco WoW pra poder fazer alguma comparação, joguei menos que 1 semana, o suficiente pra pegar level 20 e acabar o “free-to-play”.

O modo free-to-play do Guild Wars permite que você alcance o level máximo, explore mapas, lute contra outros players em uma arena, participe de eventos e muito mais! Mas, nem tudo são flores ao jogar gratuitamente, uma das limitações que se tem é o bloqueio de mandar cartas para outros jogadores, impossibilitando que você mande itens/gold.

O jogo até o momento está dividido em 2 expansões:

Heart of Thorns: Responsável por liberar a primeira parte da história (depois da história base do jogo) onde o jogo possui uma jogabilidade relacionada a Masteries dentro dos mapas com temática de selva, liberando assim um cosmético ao personagem que é necessário para poder completar os mapas da expansão.

As Masteries, são uma espécie de “poderes” que você adquire ao pegar pontos específicos nos mapas da expansão. Com elas, você pode explorar áreas que são inacessíveis ou até chegar em lugares mais rápidos.

O cosmético liberado, é chamado de Glider, que te permite planar através dos mapas conforme você upa as Masteries.

A expansão possui 4 mapas, onde rolam grandes eventos, que tem uma mínima chance de dar itens extremamente raros (infusions). Além desses mapas, após a compra da expansão, você poderá comprar dentro do jogo mais 5 mapas especiais do Heart of Thorns, que são os mapas da Living Season 3 (como se fossem um extra da expansão).

Path of Fire: Expansão que libera a segunda parte da história (depois do Heart of Thorns) reutilizando a ideia das Masteries, porém relacionadas a montarias. A temática escolhida é o deserto, e os lugares são longes para ir andando, por isso, é necessário as montarias para prosseguir de forma mais rápida.

O PoF possui 5 mapas, onde cada um te possibilita a ter acesso a uma montaria diferente, que possui uma utilidade diferente. Elas são:

  • Raptor: Um velociraptor capaz de saltar em uma distância grande para frente.
  • Springer: Um coelho/cabrito capaz de saltar em uma distância grande para cima.
  • Skimmer: Uma arraia que plana com grande velocidade sobre a água.
  • Jackal: Um lobo de areia, que tem poderes para passar dentro de portais de areia.
  • Griffon: Um grifo, que pode voar a partir de lugares altos por todo o mapa.

Além dessas montarias, através da Living Season 4 ( “DLC” do Path of Fire), é possível ter acesso a mais 2 montarias diferentes, que é o Roller Beetle e o Skyscale. Outra montaria que não foi citada é o WarClaw, que é um touro de guerra feito para o World vs. World (explicarei mais a frente).

Guild Wars 2 se divide também em 3 modos de jogo:

PvE (Player vs. Environment): Voltado para upar o personagem (máximo level 80), farmar monstros, abrir mapas, participar de eventos, raids, entre outros.

PvP (Player vs. Player): Jogador contra jogador, possuindo modos de 5 vs. 5 e até campeonatos dentro do jogo.

WvW (World vs. World): Mundo contra mundo, ou servidor contra servidor, que é um mapa onde 3 servidores se encontram para lutar entre si e conquistar torres, campos e até castelos dos outros times.

Além de tudo isso, o jogo te dá a opção de jogar com 5 raças diferentes, entre elas: Sylvari, Asura, Norn, Humano e Charr.

A história pessoal do personagem é guiada através da escolha das raças e mais algumas definições do seu personagem. (Depois de um tempo todas elas se encaixam).

As classes do jogo são 9, entretanto, ao comprar uma expansão, você desbloqueia 1 especialização pra cada classe, ou seja, se você comprar o pacote completo, irá poder jogar com até 27 tipos de gameplay.

Guild Wars 2 na minha opinião é um ótimo jogo, entretanto, a empresa deixa a desejar na parte de balanceamento de classes nos seus diferentes modos, que acabam prejudicando os jogadores.

(Mas jogos perfeitos não existem, né?)

--

--