TOP 10 Filmes que assisti em 2022 | UMA VISÃO GERAL

Anna Clara Lôbo
Lôba no Covil
Published in
6 min readJan 17, 2023

Ano passado eu documentei os melhores filmes e séries que eu assisti em 2022.

Como esse post já está vindo com mais da metade do mês de janeiro de atraso, resolvi resumir em uma lista de top 10 filmes que eu assisti em 2022 e que acredito que vão deixar seu dia mais feliz, ou mais reflexivo, ou com muita raiva, em alguns casos bem extasiado.

Pelo menos esses foram os meus sentimentos com as obras aqui abaixo. Então já prepara sua lista pra adicionar e assistir esse ano!

Vamo?!

P.s: a lista não está realmente em um top 10, exceto pelo último, que realmente ficou em primeiro lugar.

TOP 10 MELHORES FILMES

No Country for Old Men (Onde os Fracos não Têm Vez)

Créditos: Christopher Smith

É impossível esquecer esse filme depois de assistir. Mais impossível ainda é não querer reassistir. Nesse filme, o caçador vira a caça, tem muito dinheiro envolvido e também um assassino psicótico que não vai desistir até conseguir o que quer.

Esse filme foi uma surpresa! É um dos clássicos que precisamos assistir em algum momento da nossa vida (o quanto antes puder, melhor). Javier Bardem entregou uma atuação impecável, o que já era de se esperar, e a narrativa deixa a gente ansioso diante das situações.

Esse foi um ⭐⭐⭐⭐⭐

The Power of the Dog (Ataque dos Cães)

Créditos: IMDB

O que mais me chamou a atenção em Ataque dos Cães foi a fotografia e a forma que Jane Campion dirigiu o filme.

Claro que alguns podem achar a história arrastada e até mesmo chata, mas aqui a gente acompanha irmãos fazendeiros que divergem em personalidade e entram em conflitos com frequência.

A história tem muito mais por trás do que parece, e é uma ótima opção para assistir em dias de disposição.

Esse foi um ⭐⭐⭐⭐

X: A marca da morte

Créditos: Adoro Cinema

Depois de assistir Suspiria — A Dança do Medo, eu fiquei de olho nas produções que Mia Goth aparece. E, felizmente, X foi um filme que fez muitos fãs de terror felizes em 2022.

O filme faz parte de uma trilogia, e conta a história de uma equipe de cineastas que vão para uma fazenda para gravar cenas de um filme pornô.

Depois do seu lançamento, tivemos a prequel ‘’Pearl’’, que conta a história antes de X, e em 2023 vamos ter Maxxxine, que seria só uma base de ideias pros dois filmes citados aqui, mas que, para a felicidade de todos, virou um terceiro filme!

A nota desse foi ⭐⭐⭐ (mas no meu coração, foi um ⭐⭐⭐⭐⭐)

Nightmare Alley (Beco do Pesadelo)

Crédito: Adoro Cinema

Aqui Guillermo del Toro deu o nome e entregou um filme com uma narrativa cativante e um elenco gigante (de nomes e de atuações).

Nesse filme a gente acompanha um vigarista que descobre uma nova forma para elevar os seus negócios, só que as coisas passam um pouco dos limites e ele fica cercado pelas consequências dos seus pecados.

Dito isso, a trama vai desenrolando e a situação vai se fechando em becos de saída (daí o beco do pesadelo, haha).

A nota desse foi ⭐⭐⭐⭐

Bicho de Sete Cabeças

Crédito: Adoro Cinema

Bicho de Sete Cabeças foi o filme que lançou a carreira de Rodrigo Santoro, mas também foi um filme que escancarou o perigo que corre dentro de centros psiquiátricos.

Esse filme percorre pelos espirais que uma criação descuidada pode deixar na cabeça de uma pessoa. Ele também trata de preconceito e como os centros de reabilitação no Brasil foram (e são) um grande calo da saúde pública.

Ele foi uma bola no meu estômago, porque é próximo da gente e não é o único caso de clínicas psiquiátricas que revela o que tem de mais podre no ser humano.

A nota desse foi ⭐⭐⭐⭐⭐

The Lost Daughter (A Filha Perdida)

Crédito: IMDB

Baseado no livro da Elena Ferrante (aquela que a gente não sabe quem é, que tem obras incríveis mas usa um pseudônimo), A Filha Perdida é uma intensa série de acontecimentos mesclados com flashbacks sobre a vida de Leda, que é uma professora universitária que resolveu tirar férias na Grécia.

Esse filme anda pelos desafios da maternidade até as angústias da vida adulta e os arrependimentos (ou não) de escolhas passadas.

A nota desse foi ⭐⭐⭐⭐⭐

The Witch (A Bruxa)

Crédito: Pop Cult Art

Uma família do século 17 que mora na Inglaterra resolve deixar a segurança do seu vilarejo para buscar uma nova vida em um campo, rodeado por uma floresta onde existem suspeitas de existir uma bruxa.

A ambientação desse filme é lenta, o que já é de se esperar do diretor Robert Eggers, que também dirigiu filmes como O Farol e O Homem do Norte, por isso pode ser um pouco difícil de gostar para quem é fã do terror que se encaixa em Jogos Mortais, O Exorcista e afins.

Mas, A Bruxa conta o decair de uma família que tem crenças fervorosas e pode ser discutido e exposto em inúmeras camadas.

A nota desse foi ⭐⭐⭐⭐

Dune (Duna)

Crédito: aToupeira

Baseado nos livros do Frank Herbert (e que dizem por aí ser o inspirador de Star Wars), Duna foi um filme que eu não conhecia, não sabia do que se tratava e adorei!

Esse é o primeiro e, até o momento, tem mais um confirmado.

Como foi o primeiro filme, acredito ter sido algo mais introdutório do universo e dos personagens, além dos acontecimentos. Por isso espero algo mais flúido e cheio de ação em Duna 2. Uma ficção científica sempre ganha meu coração.

A nota desse foi ⭐⭐⭐⭐⭐

Drive

Crédito: Life Lurking

Solitário, amargo e real, são as três palavras que eu usaria pra definir esse filme. Ele não entra no âmago de filmes clichês que fogem do desfecho que seria um mundo real.

Drive conta a história de um motorista que faz alguns bicos e trabalhos de dublê para ganhar a vida, e acaba se envolvendo em alguns negócios que não são considerados de bom tom, assim por dizer.

É um dos clássicos incel (piadinha aqui, gente!), mas que vale muito a pena ver!

A nota desse foi ⭐⭐⭐⭐

Whiplash (Whiplash: Em Busca da Perfeição)

Crédito: RedBubble

Apesar dessa não ser uma lista em ordem para chegar no melhor, resolvi deixar essa OBRA DE ARTE!!!! por último porque ele não foi só o melhor filme de 2022, como também um dos melhores que eu já vi em toda a minha vida.

Eu terminei esse filme extasiada e eufórica, sem saber o que ia fazer da vida e como encontraria outro filme que pudesse superar o que tinha acabado de passar pelos meus olhos.

Não quero dar nenhum spoiler nem pitaco, mesmo que ele já esteja aí há anos. Assista!

P.s: se você ver um careca por aí, não confie, saia correndo, alto risco de trauma psicológico!

A nota desse foi ⭐⭐⭐⭐⭐ (1000 no meu coração)

Por hoje, é só!

--

--

Anna Clara Lôbo
Lôba no Covil

Jornalista que se apaixonou pela área de experiência do usuário.