White Noise, de Noah Baumbach na Netflix

Anna Clara Lôbo
Lôba no Covil
Published in
3 min readFeb 11, 2023

White Noise é uma adaptação do livro homônimo de Don DeLillo, publicado em 1985. Dirigido por Noah Baumbach, que já é conhecido por ter um estilo de cinema de baixo custo e com foco no diálogo e nas relações pessoais, esse é um filme que pode nos deixar um pouco perdidos por conta de muitas alegorias à realidade que são feitas.

Baumbach não tem grandes títulos que estão no mainstream, mas tem seu espaço dentro das produções mais cults. Um dos seus grandes sucessos, que alcançou um público fora do que estava acostumado, foi História de um Casamento, que teve inúmeras indicações no Oscar e em outras grandes premiações, vencendo inúmeras categorias e garantindo seu lugar por ser um drama excelente.

Créditos: IMDB.

White Noise, ou Ruído Branco, como preferir, nos traz uma família americana dos anos 80 que reflete em muito a realidade da época, mas que também é atual em alguns aspectos, como teorias conspiratórias, o medo excessivo da morte e obsessão por medicamentos e cuidados.

Nesse filme, Adam Driver nos trás o seu personagem, Jack, que é um professor especialista em estudos sobre Hitler, mas que não sabe falar alemão e nos apresenta isso de forma até mesmo cômica quando tenta aprender a língua rapidamente para um evento que vai participar.

Jack é casado com Babette, interpretada por Greta Gerwig, que a princípio parece ser uma pessoa normal, mas com o passar da narrativa conseguimos ver que tem algo fora do lugar, e as coisas começam a “clicar” quando descobrem que ela está tomando uns comprimidos estranhos e que podem estar afetando seu bem estar, memória e ações.

“A vida seria insuportavelmente triste e solitária sem você.”

A morte é um tema presente e suas nuances, medos e como as pessoas reagem a ela são retratados em diversos momentos à medida que o filme vai passando. Desde o momento em que não existe uma preocupação com a sua existência, até a parte em que não é possível viver sem ficar aterrorizado com a possibilidade de morrer.

Baumbach retrata o cotidiano de forma exagerada, e, se não fossem alguns poucos momentos com tensão, nem seria perceptível que um dos gêneros desse filme é o terror.

Se você está procurando um filme que entre no terreno cult, Ruído Branco tem o seu lugar.

--

--

Anna Clara Lôbo
Lôba no Covil

Jornalista que se apaixonou pela área de experiência do usuário.