Caminho Velho sobre trilhos

Locomotivas centenárias atravessam os encantos da região

Foto: Odim/Acervo ER

O trecho entre Tiradentes e São João Del Rei é um dos mais importantes do Caminho Velho e pode ser percorrido de uma maneira bastante especial: a bordo da maria-fumaça mais antiga em operação no Brasil.

Desde sua inauguração, no finzinho do século XIX, até os dias de hoje, a locomotiva a vapor da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas nunca parou de rodar, ligando Cerrado e Mata Atlântica. São 12 quilômetros de travessia, pelos quais o viajante pode contemplar a diversidade ecológica e a arquitetura oitocentista da região.

Em Tiradentes, o ponto de partida dessa jornada sobre trilhos, fica também o Museu Ferroviário. O prédio, que é tombado, exibe objetos que contam a história do transporte ferroviário no Brasil e tudo o que esse meio significou no passado. Vale a visita, certamente.

Depois de curtir as paisagens, já em São João Del Rei, o turista é apresentado a um grande leque de atrações. São diversas igrejas históricas, repletas da arte barroca mineira, museus,restaurantes e festas populares. A Semana Santa e o Carnaval são pontos altos no calendário da cidade. Basta se programar!

A maria-fumaça transporta até 280 passageiros e a viagem costuma durar 50 minutos. As passagens custam a partir de R$ 50 e crianças de 0 a 5 anos não pagam. Idosos, crianças de 6 a 12 anos e estudantes pagam meia. Fique atento ao horário de funcionamento das bilheterias.

Quer mais dicas como essa? Acesse o site do Instituto Estrada Real e planeje uma viagem com a sua cara.