Paraty: destino ideal para todos

De porto exportador de ouro a polo cultural do RJ

O Caminho Velho termina na costa sul do Rio de Janeiro, mais especificamente em Paraty. O ouro, que no século XVII saía lá da região de Diamantina, no Caminho Novo, encontrava o mar em Paraty, de onde seguia para a Europa.

As ruas de pedra e a arquitetura singular não deixam o viajante esquecer que a cidade possui um rico passado. O artesanato e outras expressões da cultura popular, como as festas de Carnaval e a Folia de Reis, também ressaltam a beleza das tradições locais.

Durante o dia, o viajante pode curtir a natureza da região, que certamente vai impressionar. São muitas praias deslumbrantes, de areia branca e águas calmas e transparentes. Leve ou alugue equipamento de snorkel e aprecie a estonteante vida marinha no entorno das ilhas da região. Vale visitar locais como o Saco do Mamanguá e a Ilha do Pelado.

Para tirar o sal, nada melhor do que um banho de cachoeira. A região tem várias, especialmente entre Paraty e Cunha, na beira da Estrada Real. As mais visitadas são a Pedra Branca, o Poço do Tarzan, o Poço dos Ingleses, ideal para mergulho, e a Cachoeira do Tobogã, na qual é possível brincar de escorregador nas pedras.

Ainda na Estrada Real, o turista pode visitar alambiques, conhecer o processo de fabricação e ainda degustar a tradicional cachaça de Paraty. No fim de tarde, a melhor pedida é o drink chamado Jorge Amado, uma caipirinha feita com maracujá, limão e a cachaça Gabriela (com cravo e canela).

Já a noite pede os deliciosos pratos de frutos do mar, que também são típicos de Paraty. Eles podem ser apreciados em quase todos os restaurantes da cidade: de pizzarias a quiosques de praia, passando por estabelecimentos sofisticados e barzinhos despretensiosos. Para aquele jantar especial, a dica é experimentar um dos restaurantes italianos ou franceses do Centro Histórico.

Para descansar e passar a noite, a cidade conta com inúmeros hotéis e pousadas, com opções para todos os bolsos e gostos. Planeje com antecedência e você poderá aproveitar um dos muitos festivais que Paraty abriga, como a FLIP, o Festival de Música Sacra e Encontro de Teatro de Rua. Está feito o convite!

Para saber cada detalhe dos Caminhos, visite o site do Instituto Estrada Real.