Relaxando na Estrada Real: Caxambu e o Parque das Águas

Águas termais, gasosas e medicinais para lavar a alma do viajante

Foto: Rodrigo Azevedo

E se, em vez de fazer esportes radicais, explorar minas antigas e visitar diversos museus, você for do tipo que prefere relaxar, curtir a natureza e mandar embora o stress do dia a dia? Se este for caso, saiba que tem um pedacinho da Estrada Real que é perfeito para você: a cidade de Caxambu, no Caminho Velho.

A pequena cidade faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, fica na Serra da Mantiqueira e concentra o maior complexo hidromineral do mundo. Ao todo, são mais de doze fontes, algumas com propriedades medicinais. Dá para sentir alguns músculos se relaxando só de ler, não é?

O viajante pode aproveitar essa abundância toda no Parque das Águas e seus mais de 210 mil metros quadrados de extensão. Dentro do parque está o Balneário de Hidroterapia, um tradicional centro hidroterápico que oferece banhos de imersão em água mineral, piscina de hidroterapia, saunas, duchas e vários tratamentos estéticos.

Além das atrações terapêuticas, o Parque das Águas conta com bosques, jardins e alamedas que são o cenário perfeito para uma caminhada. Há o lago com pedalinhos, pista de cooper, quadras poliesportivas e um teleférico que leva o viajante ao topo do Morro Caxambu e o brinda com uma vista incrível da cidade.

Sozinho, com o “mozão” ou em família, o turista certamente vai aproveitar bem a estadia em Caxambu e voltar de lá bem mais tranquilo e energizado.

No site do Instituto Estrada Real, você encontra mais informações sobre as pérolas do Caminho Velho.