Cultura Data Driven: decisões pautadas em dados e Analytics

Especial Podcast Colabs #7

#Localizalabs
#LocalizaLabs
Published in
3 min readAug 25, 2022

--

Num contexto de crescimento exponencial das conexões e da transformação digital, dados têm se tornado cada vez mais acessíveis e diversos, abrindo um enorme horizonte de oportunidades para tornarmos o negócio mais inteligente e eficaz, bem como para tomarmos decisões mais assertivas em prol da melhor experiência do cliente. Só que para usarmos essas novas possibilidades a favor do negócio de forma assertiva, é preciso um sólido trabalho de construção cultural de uma companhia Data Driven, ou seja, um negócio pautado por dados.

Aqui no #LocalizaLabs o primeiro passo nesse sentido foi estudar o nosso contexto de negócio, procurando entender o máximo possível sobre nossos clientes, fornecedores, competidores e colaboradores. Na sequência, mapeamos todos os projetos em andamento, listamos as ambições de futuro e traçamos 3 principais objetivos:

· Aprofundar o papel da Ciência de Dados no negócio por meio da identificação e implementação dos casos de uso com maior impacto potencial;

· Criar uma estrutura robusta para o trabalho, incluindo a construção de time próprio e de infraestrutura necessária para o uso intensivo e escalável de dados; e

· Disseminar a cultura voltada à Ciência de Dados em todas as áreas da companhia.

A formação do nosso time de Ciência de Dados começou em 2015, mas acelerou mesmo nos últimos 3 anos por meio da nossa Transformação Ágil e solidificação do #LocalizaLabs, organizando a nossa estrutura em tribos e squads.

Saímos de um cenário onde o trabalho do time de tecnologia era mais isolado para uma realidade onde todas as áreas estão conectadas com o negócio, de forma a incentivar a construção colaborativa do futuro que almejamos.

Essa cultura geral de Data Driven nos permite não só tomarmos decisões mais assertivas, uma vez que temos um trabalho sendo construído pelas mais diversas perspectivas e com base em dados, mas como também a nos anteciparmos a possíveis situações por meio de análise preditivas. Isso nos garante uma importante agilidade de reação e antecipação às constantes transformações em curso.

Uma entrega importante nessa jornada foi a construção do “Self Service Analytics”, uma plataforma que disponibiliza dados de forma ágil a todos os setores da companhia, buscando apoiar a tomada de decisão por meio de validação hipóteses. Afinal, com tanta informação disponível, não há mais espaço para “achismos”, pois podemos nos apoiar nos ricos dados que temos acesso para validarmos as nossas hipóteses e, se validadas, aí sim escalarmos à medida que comprovadamente geram valor ao nosso ecossistema.

Neste sentido, temos avançado a passos largos. Os resultados dos primeiros modelos gerados são muito encorajadores. Em um futuro cada vez mais tecnológico e com um volume de dados crescente, esse papel só tende a evoluir ainda mais, gerando vantagem competitiva para a empresa e dando contribuição efetiva para construir o futuro da mobilidade sustentável que almejamos. Além de que estamos ampliando os horizontes de oportunidades de carreira.

Toda essa construção cultural e dia a dia do nosso time de Ciência de Dados foram temas debatidos neste novo episódio do Colabs, o nosso Podcast do #LocalizaLabs. Nesta edição contamos com as participações do Paulo Rubens (Consultor em Análise de Dados), da Debora Mariano (Analista de Dados), da Patrícia Ribeiro (Especialista em Análise de Dados) e do José Gonçalves (Especialista em Ciência de Dados). Eles compartilharam um pouco de suas vivências e visão de futuro.

Confira na íntegra como foi esse super papo no vídeo abaixo!

--

--

#Localizalabs
#LocalizaLabs

O Laboratório de Tecnologia e Inovação da Localiza