Integração Tecnologia e Operações: uma relação de ganha x ganha

Um relato do que vivi e sigo vivendo na prática na Localiza

Amanda Thomazel
#LocalizaLabs
Published in
4 min readMay 18, 2022

--

Eu sempre fui uma colaboradora muito operacional, afinal trabalho como líder de filial de uma das agências mais movimentadas da Localiza. Até 2019, o meu dia a dia era bem analógico, com controles no “papel” e gestão totalmente dependente do presencial. E aí recebi um convite do Bruno Marques, do #LocalizaLabs, o que transformou positivamente não só a minha jornada, mas também a de milhares de colaboradores na companhia.

O convite era para que eu participasse de um projeto do time de Tecnologia. Mesmo sem entender muito bem de cara o meu papel, logo aceitei. E aí com a primeira reunião, eu vi que aquilo iria transformar a nossa jornada. A ideia da iniciativa era a de aproximar a tecnologia da operação, para que o Labs pudesse entender a fundo os detalhes da nossa rotina na agência, nossas dores e anseios, antes de proporem qualquer tipo de tecnologia de gestão operacional que viesse a ser aplicada internamente. E, melhor ainda, nos deram voz ativa para que construíssemos juntos! Eu jamais tinha me imaginado no centro de discussões de desenvolvimento de tecnologia até então.

Na primeira dinâmica participamos de longas entrevistas e, na sequência, passamos dois dias inteiros desenhando junto com o Labs uma solução tecnológica que pudesse automatizar e agilizar o nosso processo de lavagem dos veículos, app que posteriormente ganhou o novo de Lavaê. Foram muitos rascunhos na tela do Miro e uma construção de fato colaborativa, desde funcionalidades ao Design, o que deu origem a uma solução que acabou por reduzir o nosso tempo operacional em até 47%!

Nem preciso falar o quanto o app foi bem recebido por todo o time que passou a ganhar tempo e eficiência no dia a dia, além de que os carros passaram a ficar disponíveis com maior agilidade, encantando também a quem mais importa pra gente: os clientes.

Nesse processo da primeira construção colaborativa entre Tecnologia e Operações, pude aprender algumas coisas que certamente vou levar pra vida:

· Cada caso é um caso: não podemos tratar todas as demandas da mesma forma, cada filial ou cada situação tem as suas peculiaridades e causas raízes diferentes, as quais precisamos primeiro entendê-las a fundo e diferenciarmos uma das outras, antes de propormos uma solução única, pois cada caso demanda um tipo de solução “adaptada”.

· Teste e validação: nunca podemos nos basear em achismos para propormos uma nova solução, precisamos testar na prática e validar o seu sucesso com o usuário antes de lançarmos algo em larga escala. Isso nos evitará enormes prejuízos de tempo e dinheiro.

· Colaboração e Diversidade: trabalhar com pessoas de diversos setores, com diferentes visões do mundo, é extremamente rico. Essa troca de experiências contribui muito para a construção de produtos cada vez mais assertivos.

· Experiência que estimula: a oportunidade de participar ativamente da construção de algo que vai transformar a nossa jornada, certamente impacta na felicidade das pessoas, no senso de pertencimento e, principalmente, nos estimula a sermos ainda mais colaborativos, uma vez que passamos a vivenciar os resultados positivos na prática.

· Gestão analítica e assertividade: o emprego da tecnologia no dia a dia nos permite termos muito mais acesso a dados, que são fundamentais para nortear as nossas tomadas de decisões para se tornarem cada vez mais assertivas.

Do primeiro projeto pra cá, já foram inúmeras novas soluções implementadas de forma bem-sucedida, evitamos um grande desperdício de tempos e movimentos, temos um time com maior autonomia e uma comunicação extremamente facilitada. Do outro lado, temos o cliente cada vez mais encantado, com novas possibilidades transacionais, menor tempo de espera e uma experiência ainda mais fluída com a gente.

A experiência de trabalhar mais próxima à tecnologia, com toda a abertura que nos é dada para sugerir novas ideias e participar ativamente na construção dos produtos, sem dúvidas me abriu demais os olhos quanto ao poder transformador da tecnologia e do trabalho colaborativo. Me interessei tanto por tech, que até cheguei a fazer cursos de programação e BI, pois da mesma forma que o time do Labs busca entender a minha realidade, eu também quero entender a deles para sermos cada vez mais estratégicos e evoluirmos juntos.

Deixo aqui a minha gratidão ao time do Labs por ter nos aberto essa oportunidade, pois isso não só transformou nosso dia a dia, como também nos abriu novos horizontes.

--

--