Nosso Hackathon #LocalizaLabs: como o Movimentaê chegou em segundo lugar

Thaís Dantas
#LocalizaLabs
Published in
3 min readJun 24, 2021

Ao final da PI1.2021, ficamos sabendo que teríamos o 1º Hackathon no #LocalizaLabs sendo realizado na primeira semana de Inovação e Planejamento (aqui utilizamos Safe e para nossa alegria teríamos duas semanas para realizar o planejamento). Esse anúncio gerou uma ansiedade e uma corrida contra o tempo para encontrar as pessoas que queriam participar, seguindo todas as regras e que se identificassem com os desafios lançados.

Começamos assim a convidar algumas pessoas de nossa tribo e de outras, uma vez que um dos critérios era de montar equipes com pessoas de diferentes times e com no máximo 10 pessoas. Montamos um time com número máximo e começamos a dividir a equipe para fazer pesquisas profundas, utilizando os 2 dias de Hackathon para a construção do nosso produto.

No nosso grupo tínhamos pessoas da tribo Gente & Jurídico, Atração & Reservas e Longo Prazo, assim como diversidades de papéis de atuação (PO, SM, Arquiteto, Dev Front-end, Dev Back-end) e tempos de casa, sendo alguns com menos de 3 meses e outros com mais de 2 anos de empresa. Visões de diferentes pontos de vista, muito importante para o trabalho colaborativo.

O desafio escolhido pelo time foi “Como alavancar movimentação de carros entre agências para proteger o nível de bloqueio mínimo de reservas”. Nossa solução proposta foi de implementar uma tela que orienta o nosso atendimento ao escolher a melhor opção para a localização, oferecendo um upgrade de carro ou movimentar o carro de outra agência. Essa solução avalia o custo do km improdutivo, permitindo assim uma decisão baseada em dados, mostrando qual é a melhor ação a ser tomada para o cliente e para o negócio.

No primeiro dia do Hackathon, separamos o time nas salas de acordo com os conhecimentos e começamos a desenvolver o produto, fazendo ciclos de encontros ao longo da tarde para verificar o andamento. Ao final do dia, nosso produto já estava quase pronto, pois entregamos um versão já utilizável.

No segundo dia, na parte da manhã, ficamos focados em fechar alguns detalhes do nosso produto e preparação para uma apresentação que foi feita no Canvas, contando como nosso produto pode ser usado.

Quando recebemos a primeira notícia que íamos para a banca final, foi uma grande felicidade, pois conseguimos trabalhar de forma organizada com tantas pessoas em diferentes lugares, o que é um desafio maior que o próprio Hackathon. Mas tiramos de letra, e a experiência foi incrível.

Ao receber o resultado de segundo lugar com diferença super pequena para o primeiro colocado, foi a sensação de desafio cumprido com louvor: entregamos um produto utilizável e que pode ser facilmente implementado.

E já esperamos ansiosos pela segunda edição!

#timeMovimentaê

__

Gostaria de deixar um agradecimento a todos do time (Louise Melo, Vitor Lage, Pedro Barroso, Carolina OIiveira, Gregorio Silva, Diogo Nunes, Henrique Kirschke, Roger Resende e Victor Medeiros) que encararam esse desafio com louvor e à banca de jurados pelos feedbacks.

Este artigo foi pensado e escrito junto com o time acima.

--

--