O que nos levou a sermos certificados com o selo Global Workforce Transformation no setor de Tecnologia?

A nossa jornada pela formação de talentos e transformação da nova geração

Aline Dangelo
#LocalizaLabs
4 min readJul 29, 2022

--

Você lembra do #MeuFuturoÉTech? O nosso programa que ofereceu mais de 28 mil bolsas de estudo para a capacitação de profissionais tech em linguagem de programação?! Pois bem, essa e outras iniciativas que apoiamos resultaram nessa conquista incrível!

O selo Global Workforce Transformation foi criado pela Digital Innovation One Inc. e busca reconhecer empresas que promovem grande impacto social e atuam para transformar a próxima geração que vai atuar na área de tecnologia. Por isso, nem precisamos falar que esse é, mais um, combustível que impulsiona a nossa transformação, né?

Então, decidimos compartilhar por aqui um pouco da nossa jornada pela formação de talentos e estratégias para transformarmos positivamente a trajetória da nova geração.

Origem

Nos últimos anos temos acelerado a nossa estratégia digital por meio de uma transformação que mudou o modelo operacional da companhia para continuar criando soluções de mobilidade voltadas para as principais necessidades do cliente, construindo o futuro da mobilidade sustentável. Para isso, lançamos em 2020 o #LocalizaLabs, o nosso laboratório de tecnologia e ciência de dados, que hoje já reúne quase mil profissionais.

Com a missão da área de transformar a Localiza em uma organização ágil e de tecnologia especialista em mobilidade, era preciso formarmos um time jovem e engajado, num ambiente colaborativo, inclusivo e criativo. Para tanto, temos investido em programas de aproximação com a força de trabalho jovem: programas de aprendiz, estágio e trainee. Além disso, estruturamos programas de capacitações técnicas na área de Tecnologia, tais como o #MeuFuturoÉTech.

Por quê?

O mercado de tecnologia cresceu muito nos últimos anos e, consequentemente, a quantidade de vagas disponíveis para esses profissionais. Porém, nota-se que esse crescimento tem sido mais rápido do que a quantidade de profissionais qualificados para suprir as demandas ofertadas. Para entenderem melhor, um dado apresentado pela Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) diz que, para cumprir a carência da quantidade de vagas de tecnologia disponíveis, serão necessários cerca de 70 mil profissionais por ano até 2024, mas o déficit anual chega a 24 mil especialistas.

Nosso plano em prática

Diante do desafio da disponibilidade de mão de obra qualificada no mercado, e também pautados pela nossa responsabilidade como empresa cidadã, elaboramos um plano estratégico para a capacitação e formação de profissionais em tecnologia.

O primeiro passo foi envolver diversas áreas nesta missão, agregando diferentes pontos de vista e habilidades, seguindo a mentalidade de que o trabalho colaborativo é o caminho mais curto para o sucesso. Então envolvemos o time de marketing, as lideranças de Recrutamento & Seleção e, claro, a liderança de tecnologia para elaborarmos a estratégia de formação e desenvolvimento de talentos. Para somarmos esforços, fomos também atrás de parceiros especialistas no mercado, como a DIO e o Órbi, que nos apoiaram na estruturação do nosso programa.

Como a nossa proposta era formar mão de obra especializada nas áreas de .Net e React, stacks mais utilizadas em nossas tribos, estruturamos 3 bootcamps focados nestas linguagens, os quais capacitaram mais de 10.000 jovens, apoiando profissionais em situação de vulnerabilidade socioeconômica a ingressarem no mercado de trabalho por meio da tecnologia. Afinal, mesmo aqueles que não vieram a trabalhar com a gente, graças a esta capacitação conseguiram outras oportunidades no mercado.

Olhando para o futuro

Alinhado aos valores da Localiza, em especial o de ser uma “Empresa Cidadã”, em setembro de 2021 foi lançado o Instituto Localiza que tem por objetivo unir pessoas pela transformação social, por meio do apoio a projetos que trabalham com educação (capacitação técnica e profissional) e com o empreendedorismo, visando a inclusão produtiva desses jovens (de 15 a 29 anos) em situação de vulnerabilidade socioeconômica. E por que trabalhar com jovens? Em 2050, os jovens de hoje serão a maior parte da População Economicamente Ativa. No entanto, atualmente 12 milhões de jovens nem trabalham, nem estudam (conhecidos como jovens nem-nem), o que corresponde a 30% dos jovens até 29 anos. Ou seja, para muitos falta a qualificação e a primeira oportunidade.

Por esses motivos, vimos que investir em projetos de educação para jovens é investir em desenvolvimento social e econômico, esse é nosso planejamento para o futuro. Portanto, continuaremos investindo em capacitação e desenvolvimento tech e apoiando ONGs que abracem essa causa.

Dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, iremos contribuir com 4 deles: o ODS 1 — “Erradicação da Pobreza”, ODS 4 — “Educação de Qualidade”, ODS 8 — “Trabalho Decente e Crescimento Econômico” e o ODS 10 — Redução das Desigualdades.”

Conclusão

Ao somarmos uma genuína responsabilidade social com o trabalho colaborativo entre diversas áreas e parceiros, estamos construindo uma forte infraestrutura para promovermos as grandes transformações que almejamos. Afinal, ninguém constrói nada grandioso sozinho.

Quer se juntar à gente nesta jornada? Temos diversas vagas disponíveis aqui: Portal de Carreira — Vagas de Tecnologia (localiza.com)

--

--