Síndrome do Impostor — como encarar esse sentimento tão comum

Cristiano Almeida
#LocalizaLabs

--

Já teve uma sensação de que suas realizações não importam? Que você só está onde chegou por causa da sorte ou está enganando os outros a acreditarem em você? Você se sente inseguro em relação ao seu trabalho, sempre temendo ser apresentado como uma fraude?

Esses são os sentimentos da Síndrome do Impostor.

Existe um risco do oposto ser a soberba, entretanto a auto confiança é importante para a paz interior na carreira. Existem muitas pessoas com essa síndrome e nem imaginam que estão. Esse medo de ser falsamente descoberto, faz com que essas pessoas se escondam cada vez mais em seu “mundinho”.

A síndrome atinge qualquer nível de desempenho, sejam super cargos bem reconhecidos e remunerados ou até mesmo cargos mais modestos.

Tenho um amigo que costuma dizer que é a “síndrome do vira-lata”, você não acredita que é bom o suficiente ou que modestamente faz algo com maestria.

Uma das grandes razões para esse sentimento é a comparação. E normalmente ao comparar nos colocamos de forma desfavorável e buscamos justificativas para entender por que alguém está lá e você não. Passamos a enxergar degraus de 20cm como 2m, ou seja, dificilmente alcançáveis.

O primeiro passo para dar a volta por cima da síndrome é compreender que essa insegurança é normal. É importante entender que os grandes confiantes e cheios de bravura estão na luta para não demonstrar suas incertezas, mas creio que não estão errados!

Autoconfiança é preciso exercitar, é você crer o quanto é capaz!

Vai com um passo de cada vez! Se acredita que precisa melhorar suas competências para se sentir seguro, faça de forma saudável: planeje e vá executando no seu tempo. Que tal criar um Kanban pessoal e organizar e priorizar os planos que você tem hoje? E lembre-se de não se cobrar demais!

Aproveite oportunidades de feedback, que não precisam ser com um líder. Faça com um colega de trabalho, peça para ele lhe dar a opinião sobre seu papel desempenhado, aproveite do feedback como uma oportunidade de melhoria contínua para sua vida! Aqui no #LocalizaLabs, nos utilizamos fortemente da comunicação Ágil, ou seja, comunicação adaptativa a contextos e momentos distintos de cada pessoa, navegando por diferentes técnicas de feedback e papos abertos e confidenciais como os One-on-Ones, mantendo as pessoas relevantes e consideráveis. Criamos oportunidades para a “comemoração do bom trabalho executado” e demonstramos sua relevância na geração de valor dos produtos criados, evoluídos e mantidos, em ritos de apresentação das entregas nas iterações.

Para que tudo isso ocorra, é preciso estabelecer uma sólida cultura de plena consciência de que por trás de todo bom trabalho existem pessoas, e aqui elas INSPIRAM e TRANSFORMAM nosso Labs numa contínua evolução em busca de construir o futuro da mobilidade.

Volte a acreditar que você é capaz!

--

--