Sobre ser designer de produto no #LocalizaLabs

Rapha Borges
Oct 26 · 8 min read

Há seis meses topei um desafio que mudaria completamente minha jornada como designer: Fazer parte do Design Team do LocalizaLabs atuando como designer de produto, tudo isso em meio ao contexto de transformação digital da companhia. Gostaria de compartilhar minha experiência até então e como tem sido participar da construção de um produto novo, viver todo o seu processo criativo desde o início até o lançamento, além de poder continuar acompanhando e contribuindo para sua constante evolução :)

Image for post
Image for post
Aplicativo e Site responsivo Meoo

Vale salientar que, diante do cenário de pandemia em que vivemos, todo esse caminho tem sido percorrido remotamente, por isso, considerem todos os relatos e experiências ocorridos via janelinha do “Teams”. Por enquanto seguimos nesse formato interestadual, eu aqui sem poder conhecer pessoalmente ainda nenhum dos meus colegas de trabalho já tão presentes em meu dia-a-dia nesses últimos meses.

Em minhas primeiras semanas na Localiza como designer de produto, não poderia imaginar o desafio que me aguardava, pois tem sido, sem dúvidas, uma das maiores oportunidades de minha carreira até então. Fui apresentada ao Design Team e passei a conhecer melhor a cultura Localiza, nós como designers de produto do #LocalizaLabs encaramos juntos a nobre missão de promover o mindset de design e, assim, elevar o nível dos produtos da empresa para um novo patamar criativo baseado em descobertas e focado na experiência dos nossos clientes.

Dentro da metodologia Agile Safe adotada pela companhia, temos uma estrutura de tribos e squads onde os designers de produto atendem de maneira cross todos os squads da Tribo a qual pertencem. No #LocalizaLabs cada Tribo tem por missão cuidar de uma área específica da companhia, bem como todos os seus produtos relacionados. Fui designada, então, a atuar como designer de produto da Tribo Longo Prazo, que atende o negócio de Gestão de Frotas da Localiza. Conheci minha dupla e parceira, a Ana Jardim, os demais integrantes da Tribo e nossos parceiros da Jussi que tem acompanhado o time durante toda a construção do produto até então.

Devidamente integrada e familiarizada com o time, todos os processos e desafios demos início, então, à nossa jornada na construção do Meoo, o mais novo produto da companhia.

Image for post
Image for post
Banner hero do site meoo.localiza.com

Poucos dias antes do início da PI planning, nossa reunião geral de planejamento, conheci um pouco mais a fundo sobre a Gestão de Frotas, pude estudar suas particularidades relacionadas ao negócio e principalmente as estratégias de mercado para conquistar o público. Dentro do contexto de Longo Prazo, a Localiza enxergou oportunidades de alcance para o público PME e também em Pessoa Física e, dessa forma, decidiu apostar suas fichas em um novo modelo de negócio que é o Localiza Meoo, o serviço de carro por assinatura.

O Localiza Meoo se trata de uma solução digital que chega forte no mercado com o principal intuito de mudar a forma como PME e PF resolvem suas necessidades de mobilidade, gerando valor e sendo reconhecido principalmente pela experiência. Nosso desafio, então, como Tribo e principalmente como time de produto é desenvolver essa solução do zero, priorizando o encantamento e geração de valor para o cliente e para a Localiza. Mas, afinal, como conseguir tangibilizar as propostas de valor do Localiza Meoo?

Para dar início ao nosso processo de Discovery, mergulhamos no conceito de inovação em design, que prioriza tecnologia, necessidades e valor ao negócio. Utilizando sempre abordagem centrada no ser humano e as ferramentas do Design thinking como base, conseguimos combinar de forma colaborativa o pensamento criativo ao de negócios e entender o que de fato faz sentido para vida das pessoas, independentemente de ter uma tecnologia envolvida ou não.

Um diagrama com círculos demonstrativos mostrando a intersecção do contexto de inovação com pessoas, negócios e tecnologia
Diagrama ilustrando conceito de inovação em design

O Double Diamond, ou Duplo Diamante, é um framework bastante consolidado e aplicado em diversos cenários, não somente em design. Essa metodologia já completou 15 anos e tem ajudado cada vez mais pessoas a encontrar soluções criativas e sólidas.

A abordagem consiste basicamente em partir de uma hipótese, divergir e convergir em ideias, validando-as. Tendo explorado todas as possibilidades, essas ideias convergem em torno de um Ponto de Vista, que se transforma em uma ou mais propostas de valor tangíveis passíveis de uma avaliação mais profunda e a partir disso culminar em soluções mais assertivas com um grau de confiança maior, levando em consideração a necessidade dos usuários em questão.

Image for post
Framework do Duplo Diamante

No #LocalizaLabs inserimos o conceito de Double Diamond na abordagem de desenvolvimento de software do Dual Track e temos uma proposta de desenvolvimento ágil em produtos digitais que se refere a duas trilhas que rodam em paralelo: Uma parte do time está focando em descoberta enquanto a outra parte na construção e entrega.

Image for post
Abordagem Dual Track

Seguindo o conceito Dual Track, partimos então para a primeira trilha de Discovery e Delivery afim de viabilizar o desenvolvimento inicial das duas soluções de proposta de valor para o Localiza Meoo: A primeira é o Portal Online para captação de leads com a proposta de um futuro e-commerce e a segunda o aplicativo exclusivo de auto atendimento.

De início, recebemos materiais de pesquisas pré-existentes realizadas por consultorias parceiras para estudo, análise e entendimento dos públicos PME e PF, e realizamos um mapeamento detalhado das personas construídas: foco principal do nosso produto.

Para ambas as soluções, utilizamos a Jornada WOW, que foi definida a partir de pesquisas, como referência base para o mapeamento e construção dos primeiros fluxos e Jornadas de Usuário e fomos complementando esse documento junto com o time ao longo das Sprints.

Image for post
Image for post
Board de Jornada do usuário Meoo

Também tivemos como insumo para a construção do novo Portal, as métricas anteriores do Google Analytics, levando em consideração os números extraídos de análise do antigo site Carro por assinatura da Localiza.

Desde nossos primeiros momentos de descoberta, fomos envolvidos em uma iniciativa vinda do negócio que promove todos os meses um fórum de benchmark. Nesse encontro mensal podemos analisar no detalhe a evolução e principais destaques da concorrência no assunto Carro por assinatura.

Outro ponto importante nessa fase inicial de descoberta que vale ser considerado nesse relatório foram as primeiras dinâmicas de validação de fluxo e storytelling realizadas com o time e que ajudaram a materializar os primeiros rascunhos do que seria a arquitetura do site.

Image for post
Wireframes do Site Responsivo Meoo

Além disso, utilizamos como referência todo o compilado de pesquisa e interface legado de uma solução mobile já existente na companhia, o Pocket, que serviu para direcionar os primeiros esboços do Aplicativo Meoo.

Image for post
Image for post
Wireframes do Fluxo de MGM aplicativo Meoo

Com a estrutura inicial parcialmente validada partimos, então, para construção de interface das duas soluções, rodamos dinâmicas de card sorting para auxiliar nas definições e agrupamentos das funcionalidades com o time do aplicativo Meoo e realizamos algumas rodadas de testes de usabilidade para validar os wireframes do site responsivo.

Demos continuidade a construção dos protótipos de alta fidelidade de ambas as soluções com destaque para o desenvolvimento de uma biblioteca de iconografia e ilustrações exclusiva elaborada a partir dos Guias da marca, iniciativa que ajudou a elevar a qualidade visual e criativa do Localiza Meoo sem deixar a desejar em nada grandes marcas que utilizam perspectivas visuais semelhantes em seus produtos como: Ifood, Gol, dentre outras.

Image for post
Exemplos de aplicação do elementos da biblioteca de ilustração do Localiza Meoo no aplicativo
Image for post
Exemplos de aplicação do elementos da biblioteca de ilustração do Localiza Meoo no Site

Pensando sempre em estimular a melhor experiência em nossos clientes, também contamos com a colaboração de profissionais de UX Writting que tem nos auxiliado com toda a comunicação do produto, enriquecendo o tom de voz criado exclusivamente para a marca Meoo.

Apesar do lançamento já ter acontecido, as entregas continuam além das interfaces das soluções. O time tem trabalhado em uma segunda trilha de discovery em paralelo às entregas, onde temos duas frentes: Criação de documentação, componentização, débitos de ux e melhorias de interface de acordo com os feedbacks coletados nos Testes A/B. Ferramentas como hotjar e optimizer também estão rodando simultaneamente para auxiliar o time. A outra frente tem trabalhado arduamente promovendo dinâmicas como o Service Blueprint e mapeando os fluxos de atendimento e vendas com o objetivo de desenhar o melhor caminho e ajudar a viabilizar o que enxergamos para o futuro do Localiza Meoo.

Image for post
Image for post
Board de Mapeamento de Serviços Meoo

Como nem tudo são flores e todo projeto tem seus altos e baixos, separei os pontos de destaque e alguns pontos de atenção e aprendizados que temos alcançado após essa primeira grande entrega do Localiza Meoo.

Pontos de destaque

  • Grande parceria e sinergia entre os times (Localiza & Jussi)❤
  • Disponibilidade de grande material de pesquisa
  • Iniciativa mensal de fórum de benchmark
  • Design critiques e feedbacks realizados com diretoria #LocalizaLabs ❤
  • Testes A/B e ferramentas de feedback para melhorias constantes de interface ❤
  • UX Writter ajudando com direcionamento na comunicação do Site e do App ❤
  • UX researcher puxando validação estratégica de fluxos internos e definições de negócio ❤

Pontos de atenção e aprendizados (pós-lançamento)

  • Solicitação de mudanças de marca e cores no Guia visual da Marca impactando na fluidez de construção das interfaces;
  • Incertezas sobre o futuro iminente do produto;
  • Definições de negócio sem considerar primordialmente viabilidade técnica e experiência do usuário;

Como próximos passos na evolução do Localiza Meoo, pretendemos dar continuidade aos estudos, complementar o mapeamento de serviço e validar os desenhos de fluxo de vendas e atendimento, afim de promover com todo o time discussões cada vez mais assertivas e definições mais seguras e precisas sobre futuro do Roadmap do Meoo. Dessa forma conseguiremos identificar possíveis gaps na estrutura e viabilizar sempre a melhor experiência sem deixar em segundo plano o real valor e visibilidade do nosso produto.

Minha intenção é contribuir cada vez mais para a evolução não só do Meoo como de todos os produtos do #LocalizaLabs e, no que diz respeito a perspectiva de design e experiência, estarei sempre dando o meu melhor. Fazer parte do time Localiza Meoo, o carro por assinatura da Localiza tem sido motivo de orgulho e motivação pessoal e tem colaborado incrivelmente com meu crescimento profissional como designer de produto.

#LocalizaLabs

O laboratório de tecnologia e inovação da Localiza

Rapha Borges

Written by

UX & Product designer senior at LocalizaLabs

#LocalizaLabs

Já somos mais de 700 profissionais de tecnologia com um propósito único: construir o futuro da mobilidade. Por aqui falamos de infraestrutura, inovação, cultura, mobilidade e tudo que envolva o ecossistema de tecnologia. Sejam bem-vindes!

Rapha Borges

Written by

UX & Product designer senior at LocalizaLabs

#LocalizaLabs

Já somos mais de 700 profissionais de tecnologia com um propósito único: construir o futuro da mobilidade. Por aqui falamos de infraestrutura, inovação, cultura, mobilidade e tudo que envolva o ecossistema de tecnologia. Sejam bem-vindes!

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store