Transição de carreira: de aluguel de carros para tecnologia

Ana Luisa Caixeta
#LocalizaLabs
Published in
4 min readAug 29, 2022

A minha experiência na prática e como isso acelerou meu desenvolvimento profissional

Sou Ana Luisa Caixeta, tenho 28 anos, mineira raiz do interior e #sangueverde. Tenho 4 anos de Localiza e já estou no meu 5º desafio profissional aqui dentro. Isso graças às inúmeras possibilidades e oportunidades que existem no ecossistema de tecnologia. Então, decidi compartilhar um pouco da minha transição de carreira do aluguel de carros para a tecnologia, e como isso pode ser uma enorme oportunidade para outras pessoas que buscam se realizar profissionalmente também.

Minha história na Localiza começou em 2018. Na época, engenheira de produção recém-formada, 2 anos morando em Belo Horizonte e já empregada na área de atuação, decidi participar de um processo seletivo para atendimento de aluguel de carros na Localiza. Para muitos, uma decisão mal pensada, um “tiro no escuro”, um “passo para trás”. Para mim, um anseio por crescimento, uma busca por desafios e uma confiança na empresa (que eu já admirava e já percebia que começava um importante processo de transformação).

Naquele 1º desafio, mergulhei no aluguel de carros, aprendi sobre tudo no dia a dia com o cliente e com a operação, me desafiei, me reinventei, dei o meu melhor e aprendi muito.

Quando completei um ano de empresa, ainda como atendente, comecei a me inteirar mais sobre os processos seletivos internos, e um dia decidi me candidatar em uma vaga de Analista de Processos em Tecnologia (meu 2º desafio). Era a minha chance de ingressar na área que liderava uma transformação ágil na companhia. Apesar do pouco contato que eu tinha com tecnologia, era uma oportunidade e tanto para me desenvolver, e eu já me interessava bastante pelo tema, pois vivenciava os impactos das novas tecnologias em nossa operação.

Foi aí que consegui ingressar nesse fascinante universo tech. Na nova função e novo ambiente, tive a oportunidade de conhecer melhor sobre a companhia, agora com um olhar e perspectiva de tecnologia e processos, participando de projetos de automação em Gestão de Frotas, Seminovos, Franchising, Financeiro e Operações. Isso me conectou a muitas pessoas e desafios, e me ampliou os horizontes de uma forma gigantesca.

Em pouco menos de um ano, já recebi um convite para o meu 3º desafio: Analista de Lean Portfólio. O #LocalizaLabs, nosso laboratório de tecnologia e ciência de dados, estava dando seus primeiros passos no modelo ágil, e esse convite era para compor um time que tinha olhar de processos, agilidade e organização. Ali, mergulhei em análises de resultados. Tudo era muito novo, mas experimentávamos, aprendíamos e evoluíamos com muita velocidade (um time que crescia muito rápido). Foi incrível esse desafio, sempre muito bem orientada pela liderança, e aproveitei ainda a Universidade Localiza (sempre me atualizava). Nesse ano também participei do time de aceleradores de cultura, com uma missão muito forte de levar a cultura da companhia para o time de tecnologia.

No ano seguinte, logo veio o meu 4º desafio: Analista de Governança de Tecnologia. Uma área nova no Labs, um desafio com um toque técnico também. Isso me fascinou. Comecei a me aventurar no técnico, me debrucei sobre o desafio, criamos métricas, governança sobre processos importantes que tocam a companhia do início ao fim. Com meu olhar de cliente, pude agregar insights e me realizar ainda mais. Nesse ano, também fui indicada para participar do Programa Oxigênio, que é um programa de talentos da Localiza. Entrei no nele e me desenvolvi ainda mais. Com uma excelente grade de conhecimento e mentores, consegui me conhecer ainda melhor como profissional.

Agora, em 2022, já cheguei ao meu 5º e atual desafio: Analista de Projetos Especiais, cuidando da integração de tecnologia na fusão com a Unidas. Uma enorme honra esse convite! Afinal, trata-se de uma das 5 maiores fusões da história do Brasil. Nesta posição, conduzimos e colaboramos com a construção do plano geral de integração de tech, modelo futuro do Labs, análise de sinergias e diversas outras possibilidades.

Aonde quero chegar com esses relatos?

O mundo vem se transformando de maneira cada vez mais veloz, e tudo isso graças ao impacto da tecnologia, que por sua vez vem abrindo um enorme horizonte de novas possibilidades de carreira. Perceberam que em apenas 4 anos, graças à minha decisão de “dar um passo para trás” para me aventurar na tecnologia, fui capaz de dar 5 importantes passos à frente na minha jornada? Isso é muito rico! Pois amplia muito as nossas oportunidades de aprendizagem e acelera o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. E, o melhor, tecnologia não é apenas sobre conhecimento técnico! Tem oportunidade para todo tipo de profissional.

Me sinto muito realizada quanto as minhas decisões. Ao longo dessa trajetória tenho tido muitas oportunidades para me desafiar e aprender, sempre com muita orientação e acompanhamento desse time do Labs que já soma quase 1.400 profissionais totalmente dedicados à tecnologia.

O que para mim no começo era uma grande interrogação, hoje é motivo de grande orgulho. E talvez muita gente esteja com essa interrogação pairando sobre a mente ainda…

Adoro uma frase de Elmer Letterman e guardo ela sempre comigo: “Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade”

Talvez esse link aqui com nossas vagas abertas em #tecnologia seja a sua oportunidade para uma evolução exponencial em sua carreira: http://bit.ly/3yP5K5W

--

--