Alimentação saudável é tendência em Maringá

Estilo de vida saudável conquista cada vez mais adeptos na cidade verde

Locus Local
Locus Local
Published in
3 min readOct 22, 2014

--

Prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada, adoção de hábitos saudáveis. Exemplos da busca por um estilo de vida que vem crescendo no Brasil, e Maringá não fica de fora. Dados divulgados em pesquisa realizada pela empresa Nielsen, que fornece informações sobre pesquisas de mercado, constatam a mudança que brasileiros estão sofrendo em seus hábitos alimentícios. No ano de 2013, itens como refrigerante, cigarro, cerveja e açúcar tiveram significativa diminuição no número de vendas. Por outro lado, suco de fruta, iogurte e azeite tiveram maior procura.

O comércio maringaense, que há alguns anos possuía poucas opções de estabelecimentos fornecedores de alimentos não industrializados, sem conservantes ou vegetarianos, agora, abraçou de vez a tendência fitness que caracteriza um estilo de vida saudável.

’’As pessoas que têm esse estilo de vida buscam por refeições saudáveis fora do lar, com opções ricas em frutas, legumes, verduras, alimentos integrais, carnes magras e alimentos funcionais que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas, consequentemente levando a um aumento nos locais voltados a esse público’’, disse Patrícia Petry, que junto com seu marido Rodrigo Cordeiro, administra um restaurante de alimentação saudável. Patrícia acredita que, assim como ela e seu marido, as pessoas atualmente não possuem muito tempo disponível para preparar uma alimentação saudável e, devido à pressa do dia-a-dia, acabam recorrendo a lugares que servem comida pronta. E foi devido a escassez de restaurantes preocupados com uma dieta balanceada, que surgiu a ideia de montar um local que oferecesse essa opção na cidade.

‘’Hoje nosso público inclui muitos jovens preocupados com a saúde e boa forma, muitas gestantes, pais com crianças e idosos, todos pensando em cuidar da saúde, criar bons hábitos nos filhos ou cuidar de algum problema que já apresentam’’, conta Patrícia.

Surgiram também mais opções de estabelecimentos que têm como base à filosofia vegana . ‘’A alimentação vegana é sim mais saudável, mas isso é apenas uma consequência, o que nós queremos é oferecer uma opção vegana e gostosa’’ disse Danilo Curti, sócio de uma empresa de delivery de lanches veganos de Maringá, que atrela a alimentação rica em proteína de soja à conscientização ambiental, utilizando bicicletas para as entregas. ’’Chegar de bicicleta aos nossos clientes, faz com que eles criem consciência de que ela não é uma modalidade utilizada apenas para lazer, mas também para locomoção e trabalho’’, explicou Tiago Alves, outro sócio do delivery. Eles acreditam que os vegetarianos ou veganos costumam dar mais atenção ao que comem e a forma como os alimentos são produzidos ou cultivados, resultando em escolhas mais saudáveis e responsáveis em relação ao meio ambiente.

Cerca de 70% dos internautas brasileiros dizem buscar por um prato equilibrado com legumes, verduras, proteína e carboidratos na hora de se alimentar, percentual que sobe para 75% entre as mulheres, segundo um estudo feito pelo CONECTAí, uma comunidade online de pesquisa. Além disso, o número cada vez maior de restaurantes e cafés servindo comidas alternativas que fogem do padrão industrializado de fast foods, o crescente número de academias, feiras regionais e nacionais voltados a produtos orgânicos e a presença cada vez mais recorrente de produtos de origem controlada ou com teor reduzido de gordura, açúcares, corantes e conservantes em grandes redes de supermercado, nos mostra que essa é uma tendência que, até o momento, dá indícios de que veio para ficar.

Como é a sua alimentação?
Clique aqui e responda a nossa enquete!

Texto por Amanda Akemi Sato Teixeira
Foto por Mayara Benatti

Volte à página inicial da LOCUS

Volte à página inicial do FURO NO MURO DIGITAL

--

--