Ócio literário

Com a aproximação do fim de ano uma única coisa paira na cabeça da maioria das pessoas: férias. Com a chegada delas, é planejada a realização de diversas coisas durante o período, mas nem sempre isso ocorre.

Locus Local
Locus Local

--

O maior medo dos habituados à rotina do trabalho é passar maior parte dos nossos dias de férias deitado e reclamando do imenso tédio que impregnou nossos amados dias de descanso. Fugir dele é um desafio. É claro que nas primeiras semanas o que realmente queremos fazer é aproveitar o “nada”. Deitar, dormir e comer, é o descanso que tanto é implorado durante aquelas semanas cansativas de provas, seminários e entregas de trabalho. Mas depois das primeiras semanas, o tédio vem. Você já conseguiu descansar, está pronto pra fazer alguma coisa, mas aí é que vem o problema: o que fazer?

Como um leitor ávido que sou, darei uma dica que talvez possa fazer alguns torcerem o nariz, balançar a cabeça negativamente ou parar de ler esse artigo exatamente aqui. Mas apesar de todos esses riscos, eu insisto.

Ainda faz parte do senso comum a crença de que o brasileiro não lê muito, mas sei que você passou boa parte do ano letivo lendo livros e fotocópias para as suas provas e trabalhos. Acredite, todos passamos. Mas uma leitura de um bom romance sempre é uma ótima pedida durante as férias, para fugir dos assuntos acadêmicos. Pegar um livro pra ler durante os dias da semana, numa tarde de domingo, ou até num dia de noite em que você não queira sair, pode espantar o seu tédio num piscar de olhos.

A leitura envolve toda uma magia, antes e depois dela. Te recomendo ir numa livraria, ou melhor ainda, ir em uma biblioteca (temos algumas espalhadas pela cidade). Passeie por aqueles corredores de estantes cheias e comece a procurar algum que te agrade. Procure bem, você terá diversas alternativas e caso fique na dúvida, é permitido levar mais de um. Após escolhida a obra, pague ou registre a sua locação, e vá para o lugar mais aconchegante para fazer sua leitura. No fim, tenho certeza que você vai acabar se sentindo um “orfão” da trama, porque os personagens, as histórias e o mundo que você estava tão conectado, acabam com o folhear da última página. A solução é começar tudo novamente com um novo exemplar, ou como segunda opção, participar das discussões que algumas bibliotecas da cidade realizam. Elas escolhem determinada obra e marcam um dia para que os leitores se encontrem e possam discutir sobre a história narrada. Essas discussões são sempre divulgadas nos sites das bibliotecas, é só você ficar atento a eles.

Escolher o livro certo é o mais importante: não importa se o título que você escolheu é um best-seller ou uma obra literária, o crucial é escolher o exemplar que mais te agrade, e aí que reside toda a diferença de uma leitura acadêmica para uma casual. Dessa vez você tem o poder de escolher o que mais te atrai, mas pode acontecer de você não gostar da leitura e querer outra. Isso é normal, contudo no momento em que você encontrar o volume certo, as horas gastas com ele passarão como minutos, pois você estará tão imerso na trama da obra que mal vai sentir o tempo passar. Como todo grande viciado em leitura diz: você entra na história e vive o mundo que ela te oferece. Uma alternativa para fugir um pouco da sua realidade. Embarque na leitura e dê adeus ao tédio, e se houver dúvida na escolha do título, nossa equipe preparou 5 dicas de livros para você conferir.

Não esqueça de conferir o vídeo “Nas Férias Eu…” que nossa editoria preparou para você com dicas de pessoas da rua do que fazer nas férias. Boas férias e boa leitura!

Texto por Johnny Giusti Pereira
Foto por Mayara Benatti

Volte à página inicial da LOCUS

Volte à página inicial do FURO NO MURO DIGITAL

--

--