Como funciona a licença parental na Loft

Ciro Anunciação
Loft
Published in
5 min readOct 7, 2021

--

Quando minha primeira filha nasceu, tive a oportunidade de aproveitar os primeiros trinta dias ao lado dela, mas confesso que nunca pensei que com a chegada de um novo bebê eu pudesse, e precisasse, de ainda mais tempo. A Olívia já tem dois anos e, cá estou eu, agora parte do time da Loft, à espera de Amélia, que está prestes a nascer.

Logo que recebi a proposta, vi que um dos benefícios era licença maternidade e paternidade estendidas de 6 meses. Minha segunda filha já estava há 20 semanas na barriga da mãe, e em alguns meses eu teria que sair de licença. Informei a situação e a contratação seguiu normalmente. Então perguntei: “Espera aí! Eu vou começar a trabalhar, em pouco tempo vou me ausentar por 6 meses, e tudo bem?” Sim, tudo bem.

Hoje, ainda deslumbrado com esse benefício, consegui entender melhor como funciona a licença parental na Loft e resolvi dividir um pouco de como as coisas acontecem:

Pra quem?

O benefício é concedido a todos os Lofters que, por nascimento ou adoção, se tornem pais. Se por acaso você entrar na Loft e a criança ainda não tiver completado um ano de vida ou de adoção, você também terá direito ao benefício e só muda um pouquinho a duração, que varia de acordo com o tempo de chegada da criança. Simples não?

Mas são 6 meses mesmo?

Sim! Sendo que, para as mulheres são 4 meses compulsórios, e outros 2 meses flexíveis que podem ser usufruídos durante o primeiro ano de nascimento ou adoção, e, para os homens, o contrário: 2 meses compulsórios e os outros 4 meses flexíveis, seguindo a mesma regra.

Seguindo o princípio do Freedom Living, a Loft entende que ninguém melhor que os pais para definir qual o melhor momento para usufruir do benefício.

A regra só muda um pouco para quem entrar na Loft após o nascimento ou adoção de seu filho. O que acontece é que o período compulsório não é mais aplicado e o período flexível segue a tabela abaixo:

Um benefício, muitos ganhos

Um artigo publicado recentemente pela consultoria McKinsey, apontou benefícios em pelo menos cinco áreas com a licença-paternidade, desde melhorar os relacionamentos e finanças das famílias, até gerar maior entusiasmo dos novos pais pelos empregadores. Alguns me chamaram bastante atenção (por fazerem parte da minha realidade de pai) e resolvi listá-los abaixo:

Fortalecendo relacionamentos

Pesquisas recentes indicam que a licença-paternidade está associada a uma maior estabilidade do relacionamento. Isso pode ser porque quando os pais saem de licença sinalizam um maior investimento na vida familiar, reduzindo a carga sobre a mãe e fortalecendo o relacionamento parental.

Estudos também mostram que o maior envolvimento do pai nos cuidados com o bebê pode mitigar os resultados de depressão pós-parto materna. A falta de envolvimento paterno é um preditor significativo da intensidade dos sintomas depressivos. É importante notar que a melhora dos resultados pós-parto das mães não foi simplesmente por causa da presença do pai, mas de sua participação no cuidado do bebê — e dividindo o tempo com o dia-a-dia do trabalho essa missão não seria possível.

Assegurar um vínculo com a criança pra vida toda

A licença-paternidade pode ajudar a criar relacionamentos muito fortes com os filhos ao longo do tempo. Os pais envolvidos na pesquisa atribuíram esse vínculo mais estreito ao aumento de sua presença, bem como a um maior ritmo de interação com seus filhos e a uma recalibração do que eles deveriam priorizar.

Na verdade, a pesquisa indica que períodos mais longos de licença paterna estão associados a um envolvimento mais frequente em tarefas de desenvolvimento e cuidados durante os primeiros anos de vida das crianças — sendo pai de segunda viagem, sei exatamente sobre a importância em estar perto nos marcos de desenvolvimento do primeiro ano.

Ajudar a carreira do cônjuge — e as finanças da família

A licença-paternidade pode nivelar o jogo para as mães. Alguns pais também notaram que suas licenças os ajudaram a apoiar os objetivos de carreira de suas parceiras e a minimizar o impacto negativo na progressão neste campo.

Essas escolhas também podem gerar benefícios financeiros para as famílias. A licença-paternidade reduz a disparidade salarial de gênero dentro das famílias, aumentando os salários das mães, no curto prazo, e ajudando a aumentar o bem-estar financeiro total da família, a longo prazo. Uma pesquisa realizada com cerca de 9 mil famílias observou o pagamento dos pais um ano antes do parto e, novamente, quando as crianças tinham em média quatro anos. A conclusão foi que a renda das mães aumentou cerca de 7% a cada mês que um pai passava em casa em licença-paternidade. No meu caso, a possibilidade de flexibilizar quando sair de licença, pode ajudar na volta da minha parceira ao trabalho e, de repente, até postergar um pouco a entrada da minha filha na escola.

Benefício bônus: Empatia.

Alguns dizem que para ter empatia é preciso “andar uma milha com os sapatos do outro”, ou seja, se colocar no lugar de alguém. O que eu quero contar agora não é parte de nenhum estudo, mas sim um pouco do que senti e experimentei diante do fato de poder me afastar do trabalho por até 6 meses e que me fez querer escrever este artigo.

Mesmo depois de saber que não seria um problema me ausentar do trabalho poucos meses após ter entrado na Loft, ainda fiquei preocupado e pensando em como seria minha volta, se conseguiria voltar no mesmo ritmo, se meu trabalho nos meses antes da licença seria relevante. A verdade é que ainda tenho alguns desses pensamentos, porém, os quatro meses que estou na Loft me mostraram um ambiente seguro, onde me sinto confortável com a ideia de tirar um tempo pra cuidar da minha filha.

Encarar os medos, receios e angústias, que vem com a necessidade de me manter longe do trabalho por um tempo, me fez pensar que isso é algo que acompanha muitas mulheres durante suas carreiras, inclusive influenciando na decisão de quando, e se, terão filhos. Experimentar essas sensações definitivamente me farão ter um olhar diferente no futuro.

Ainda não sei como vou dividir minha licença, no momento que escrevo este artigo talvez ainda tenha algumas semanas para me decidir. Mas o importante é que sei que independente da forma que eu opte em fazer, isso não será um problema 😊.

Se você chegou até aqui, gostaria de dizer que não é só uma licença parental, é sobre cuidado, equidade e outros valores que permeiam nossa cultura. Quer vivenciar essa cultura de perto? Dá uma olhada nas nossas vagas abertas: https://jobs.lever.co/loft e quem sabe você não embarca com a gente nessa aventura de revolucionar o mercado imobiliário!

--

--

Ciro Anunciação
Loft

Pai da Olívia e da Amélia. Ah! Também sou desenvolvedor de software ;)