Como migrei para Product Design

Giulia Turetta
Loft
Published in
3 min readJun 10, 2020

Olá! Me chamo Giulia, sou formada em Arquitetura e Urbanismo e trabalhei um pouco mais de um ano na área de Customer Experience na Loft.

Desde o início da minha carreira, pensar na relação das pessoas com produtos e serviços sempre foi algo importante para mim. Trabalhar no ambiente de uma startup em seus primeiros anos me proporcionou o contato com diferentes áreas que eu nunca tinha trabalhado antes e uma delas foi a área de Design. Aproveitando essa sinergia entre áreas, comecei a marcar papos e ter trocas com o Manoel Neto, Product Designer da Loft, para ter direcionamentos e buscar iniciativas de como poderíamos melhorar a experiência do cliente final na área de Customer Experience. Essa interação acabou me despertando um grande interesse pela profissão e seu propósito, me levando a pensar em uma transição de carreira.

Ok. Mas o que preciso fazer? Por onde começar? Como colocar em prática? Quanto tempo vou precisar? Comecei a perceber que o primeiro passo era conseguir responder minhas próprias perguntas para depois traçar um plano de ação para conseguir atingir meus objetivos pessoais.

Comecei buscando conhecimento para desenvolver as habilidades necessárias por meio de um curso intensivo de Formação em UX Design na MergoUX, onde pude me aprofundar na teoria e também colocar em prática novas metodologias no trabalho. Foram 2 meses de aula e 60 km pedalados do trabalho para o curso que valeram cada minuto para eu começar a entender o universo de UX e conhecer melhor algumas ramificações dentro de Design, como UX Writing, Research, User Interface, Product Design, Interaction Design, User Experience, UX Strategy.

Ao acabar o curso de formação, entrei em um programa de mentoria da Mergo, para colocar a mão na massa e desenvolver um projeto sozinha. Para mim, isso seria bom para me testar, identificar as etapas do processo que eu mais gostava, ganhar confiança no que eu estava fazendo tendo a orientação necessária, além de começar a produzir um portfólio. Nesse momento, foi importante escolher um tema que eu realmente acreditasse e estivesse a fim de desenvolver — isso te dá motivação suficiente para ir atrás de todas as respostas necessárias, se apaixonar pelo problema e não desistir. O processo durou 1 mês e tive todo direcionamento necessário da Bianca Brancaleone, UX Designer, aprendi muito e foi crucial para eu criar coragem, ter mais confiança no que eu estava fazendo e dar os meus próximos passos.

Durante esse período, foi muito importante organizar bem o meu tempo para dar conta de tudo sem deixar nenhuma peteca cair. Ter tempo para se dedicar ao trabalho, estudo, casa, cachorro e vida social às vezes pode não ser uma tarefa fácil e pra isso dar certo foi preciso planejamento, dividir minhas horas disponíveis e fazer um cronograma para conseguir estudar.

O passo adiante foi ir atrás da vaga e do time que eu gostaria de fazer parte. Marquei uma conversa com o Head de Design da Loft, Diogo Kpelo, para trocar experiências e entender as oportunidades que existiam — fiquei admirada com toda sua receptividade e atenção das pessoas do time que conversei. Com todo o esforço e pessoas que acreditaram no meu potencial, hoje estou há 2 meses como Product Designer no squad de Marketplace da Loft e continuo aprendendo todos os dias. Os desafios não acabaram e ainda tenho muito caminho pela frente, mas isso fica para um próximo artigo :)

Em síntese, para quem quer mudar de carreira e migrar para Product Design, eu aconselharia:

  1. Estude sobre a área — e nunca pare (cursos, livros, podcast, artigos…)
  2. Sete seus objetivos e planeje seu tempo de acordo com a sua rotina.
  3. Converse com pessoas da área e procure um mentor para ajudar você a trilhar um caminho e começar seu portfólio. Não dependa de empregos formais para colocar seu conhecimento em prática.
  4. Tenha coragem, vá em busca de novas oportunidades e encontre seu propósito.

E para quem tiver interesse segue o link do curso da MergoUX: http://www.mergo.com.br/online-formacao-ux-intensiva.html

Ficou com vontade de fazer parte do nosso time?
Se inscreva nas nossas vagas! — https://jobs.lever.co/loft/

--

--