Como você utiliza seu tempo livre?

Marcos Moraes
Loft
Published in
7 min readJan 21, 2020

Eae galera tudo bem? Início de ano, é chegada a hora de planejar, criar metas e fazer muita promessa, né não? 😉. Pois é, como a maioria eu também fiz as minhas metas de curto, médio e longo prazo de 2019 e gostaria de compartilhar com vocês como fiz pra atingir a maioria delas. É muito natural no início de ano estarmos com os ânimos renovados, com muita vontade de começar e/ou retomar projetos que estavam parados. Entretanto conforme os dias vão passando aquela atividade que começou a todo vapor começa a cair de produção até que novamente é parada e esquecida.

Sempre fui uma pessoa muito noturna e adorava trabalhar no silêncio da madruga. Como já fiz muito freela ao mesmo tempo em que trabalhava em uma jornada de 8h semanais, as madrugadas eram o que me restavam pra estudar e trabalhar em projetos pessoais. Pra vocês terem uma ideia, durante os 3 anos do meu mestrado, todo o trabalho de pesquisa e escrita da dissertação foi entre 0h às 5h AM. Porém conforme o tempo vai passando as prioridades vão mudando, o corpo vai mudando e precisamos repensar algumas coisas. Durante 5 anos fui dono de uma startup (Spry, adquirida pela Loft em agosto de 2019) que tomava muito meu tempo. E quem já trabalhou ou trabalha em startup sabe como o ritmo é acelerado e intenso. Nessa, percebi que minha família estava ficando em segundo plano e se continuasse assim iria me arrepender principalmente porque iria perder a fase de crescimento do meu filho.

Então, em meados de 2018 comecei a refletir sobre como poderia otimizar meu tempo out of office com a mesma eficácia que fazia na Spry e agora na Loft. Então, resolvi mudar radicalmente meu hábito de dormir tarde pra acordar bem cedo às 5 AM e dormir cedo às 22h. Assim, teria mais tempo para me dedicar a família. Isso foi ótimo, tive mais tempo de qualidade com meu filho, criei o dia da família onde nos sentamos pra fazer alguma coisa todos juntos como: filme, jogo, desenho, leitura, e de quebra consegui que ele fosse pra cama mais cedo. Sempre fui uma pessoa que não gostava de acordar cedo e no início foi bem difícil, dessa forma tive que usar de algumas técnicas pra sair da cama principalmente no inverno (foi quando comecei).

Nessa mesma época, li um livro do Geronimo Theml chamado “Produtividade para quem quer tempo”, onde ele explica diversas técnicas de priorização de tarefas. Mas o que mais me chamou a atenção foi o fato fazer o checklist durante a noite com os itens que eu precisava resolver no dia seguinte ordenados por prioridade. Assim, logo que começava o dia eu já tinha tudo planejado e não desperdiçava energia à toa.

Outra tática que aprendi no livro que me ajudou muito a não perder o foco foi: criar blocos de mensagens durante o dia. Defini alguns períodos do meu dia que usaria para responder e-mails, mensagens de WhatsApp, entre outros. Deixo meu celular apto a receber chamadas apenas de contatos importantes.

Também utilizei um aplicativo que bloqueava alguns apps (Instagram, Facebook) durante um período pré-determinado até que eu conseguisse criar um hábito.

No livro “O poder do hábito” de Charles Duhigg, o autor fala que existem três variáveis que ajudam a criar um hábito: Deixa (estímulo), rotina, recompensa.

Imagem extraída do livro — O Poder do Hábito

Minha Deixa: Colocar o celular longe da cama. Dessa forma eu tinha que levantar e caminhar pra desligá-lo. Comecei a deixar o aparelho próximo ao banheiro pois já aproveitava para escovar os dentes e lavar o rosto. Isso certamente me fazia ficar alerta;

Rotina: Ter montado meu cronograma no dia anterior me ajudou a não perder tempo sobre o que eu poderia fazer e a partir de um certo período começou a ficar automático;

Recompensa: Teria mais tempo pra família, tinha tempo de qualidade pra estudar porque às 5h AM todos ainda estão dormindo. O cérebro está descansado, logo, conseguia aprender mais e melhor.

Hoje trabalho em uma startup Loft que possui crescimento aceleradíssimo e a otimização do tempo é um quesito de extrema importância. O Tempo é muito caro e é a única coisa que não conseguimos recuperar.

PS: Somos Top 3 do LinkedIn https://www.segs.com.br/demais/190942-loft-conquista-terceiro-lugar-no-ranking-de-top-startups-do-linkedin. e 11º unicórnio do País após nova rodada de investimento 😊 https://link.estadao.com.br/noticias/inovacao,startup-loft-se-torna-11-unicornio-do-pais-apos-nova-rodada-de-investimento,70003142555

Por último utilizo a ferramenta SMART que foi criada por Peter Drucker sempre que preciso aprender algo novo. Talvez assunto para um próximo post, bem como a técnica de Pomodoro!

Bom, essas foram algumas técnicas que utilizei e ainda utilizo pra otimizar meu tempo e conquistar meus objetivos de curto, médio e longo prazo. Além disso para algumas atividades rotineiras como passear com meus cachorros diariamente ou passar horas em viagem a trabalho sempre aproveito para ouvir podcasts ou assistir a vídeos interessantes no Youtube.

Abaixo segue uma lista dos livros que li, cursos que fiz e palestras que realizei em 2019 apenas utilizando meu tempo livre das 5h às 8h30 da manhã.

  • 23 cursos online;
  • 1 Certificação Scrum Master;
  • Palestras realizadas: (Todas foram preparadas nos períodos de tempo livre)
  1. História da Lean Survey / Spry — Fatec de Guaratinguetá
  2. História da Lean Survey / Spry — Fatec de Mogi das Cruzes
  3. Cloud Computing para startups — IFSP de Bragança Paulista
  4. SCRUM — CPTEC/INPE Cachoeira Paulista
  5. SCRUM — Google Developers Group — FATEC de São José dos Campos
  • Livros:
  1. Speed Wealth — Warren Buffett
  2. Como convencer alguém em 90 segundos — Nicholas Boothman
  3. 20,000 Leagues Under the Sea — Júlio Verne
  4. O Infiltrado: Um repórter dentro da polícia que mais mata e mais morre no Brasil — Raphael Gomide
  5. Ágape — Padre Marcelo Rossi
  6. Startup Enxuta — Eric Ries
  7. Casais inteligentes enriquecem juntos — Gustavo Cerbasi
  8. The adventures of Sherlock Holmes — Sir Arthur Conan Doyle
  9. O Pequeno Príncipe — Antoine de Saint-Exupéry
  10. O Poder da autoresponsabilidade — Paulo Vieira
  11. Aprenda como Einstein — Técnicas de aprendizagem acelerada e memorização — Steve Allen
  12. Como aprender melhor — Eduardo Valladares
  13. Kanban: Successful Evolutionary Change for Your Technology Business — David J. Anderson — (Pausado)
  14. Inspired: How To Create Products Customers Love — Martin Kagan (Pausado)
  15. 21 dias que mudarão sua vida: Desafio de João — Livro por Renato Cardoso
  16. Como se tornar um líder servidor. Os princípios de liderança de O Monge e o Executivo — James C. Hunter
  17. Clean Code — Robert C. Martin
  18. Como combater a ansiedade — Augusto Cury
  19. Como falar em público e encantar pessoas — Dale Carnegie
  20. O poder do hábito — Charles Duhigg

Quer começar a ser mais produtivo também? Aqui vai algumas dicas pra você que está a fim de iniciar uma nova rotina e começar algo novo.

Vamos supor que você está querendo estudar e começar a fazer um curso online.

Primeiro passo: escolha o que fazer. É muito importante ter em mente um objetivo claro e tangível, ou seja, alcançável. Não adianta criar metas impossíveis, isso só ajudará a desistir mais fácil.

Segundo passo: coloque prazo de início e fim. Escreva no papel, anote em algum lugar, isso é muito importante.

Terceiro Passo: escolha o horário que você vai começar a fazer. Tem que ser sempre no mesmo horário. Ex.: Todos os dias às 19h quando chego do trabalho.

Quarto passo: use sempre o mesmo lugar de estudo.

Quinto passo: para ajudar que isso vire uma rotina diária crie alguns gatilhos que irão ajudar no processo. Como: antes de sair de casa, já deixe pronto o lugar de estudo, assim ao chegar do trabalho você não perderá tempo arrumando as coisas e as chances de desistir diminuirão. Caso seu horário de estudo seja logo pela manhã ao acordar, faça isso no dia anterior.

É trivial que você faça sempre essa mesma rotina, isso irá fazer com que você não perca energia com tarefas menos importante e tenha foco total no que interessa que são os estudos.

MUITO IMPORTANTE:

No horário em que você está estudando, deixe o celular ou tudo que faz você perder o foco longe de você. Aqui vai algumas sugestões:

Antes de começar, defina os sabotadores: Ex.:

  • Redes sociais
  • Netflix
  • Amigos
  • WhatsApp

Crie neutralizadores para cada um dos sabotadores:

Seja radical e não confie em você. Você quer ter êxito ou não?

VOCÊ NÃO PRECISA DE MOTIVAÇÃO, VOCÊ PRECISA DE DISCIPLINA

Bom, é isso! Espero que tenham gostado. A intenção não foi me exibir e mostrar a quantidade de livros/cursos que fiz. Mas sim, mostrar que aquele tempinho que a gente gasta fazendo nada, navegando atoa em rede social pode ser utilizado pra fazer coisas que realmente precisamos e/ou gostamos. O segredo está em utilizar nosso tempo com qualidade e eficiência. Hoje o que não falta são estudos sobre o tema. Porque como já dizia o poeta “O tempo não para”.

“Quer se juntar a nós e fazer parte dessa mudança? Se inscreva nas nossas vagas!” — link: https://jobs.lever.co/loft/

Até mais!

--

--