Implicações do nosso Series D

A nossa mais recente rodada e a gasolina para nossa visão

Florian Hagenbuch
Loft
5 min readMar 23, 2021

--

Um marco para a Loft e para o ecossistema

Hoje, dia 23 de março, anunciamos a nossa quarta rodada de investimentos — o series D da Loft. É um round de USD $425 milhões, ou aproximadamente R$ 2,5 bilhões, liderado pelo D1 Capital Partners, um fundo de investimentos que atua tanto no mercado privado, quanto em empresas abertas, com participações em algumas das melhores companhias de tecnologia do mundo, como Beike, Carvana, Instacart, Unity Software, Robinhood, Snowflake e SpaceX.

Além do D1, tivemos também a entrada de alguns outros dos melhores fundos de investimento globais, como DST Global, CPPIB, Tiger Global, Silver Lake, Altimeter Capital, Advent, Soros, Tarsadia, entre outros.

(Fun fact: a entrada do Silver Lake tem um gostinho especial para mim: trabalhei lá em 2010, no início da minha carreira, como analista de investimentos)

Também reforçaram seu compromisso com a Loft investidores que entraram nas rodadas anteriores: Andreessen Horowitz, Caffeinated Capital, Fifth Wall Ventures, Monashees, QED Investors e Vulcan Capital. Esse contínuo voto de confiança — para alguns dos nossos investidores até, pela quarta vez — é motivo de muito orgulho para nós.

O novo round coloca a Loft no mapa nacional e internacional. Atingimos, com ele, a marca de maior round de Venture Capital de uma empresa de tecnologia no Brasil. Com o valuation correspondente, entramos no grupo das maiores proptechs residenciais do mundo.

Para dar um contexto adicional ao marco que representa essa rodada, olhemos para o que acontece na bolsa. Segundo algumas de nossas fontes, comparando com o mercado de empresas de tecnologia listadas em bolsa nos EUA, a captação da Loft é maior do que 45 (55%) dos 81 IPOs desde 2020, com um valuation maior do que 38 (47%) destes mesmos 81 IPOs. Já se olharmos para os IPOs da B3 como referência, a nossa captação foi maior do que 38 (88%) dos 43 IPOs da B3 desde 2020; apenas neste ano de 2021, até agora, seria o segundo maior.

Este é um motivo de muita celebração para todos nós, Lofters, hoje. Menos por representar o atingimento de um determinado patamar como companhia (estes números são bons para dar uma noção de escala, e só), e mais porque temos, agora, mais gasolina para atingirmos a nossa visão. Estamos aqui porque queremos trazer a experiência de compra e venda de imóveis para a era do e-commerce: queremos oferecer para nossos clientes a possibilidade de encontrarem seu lar ideal, com segurança e sem surpresas. Nossa ambição é gigante: estamos em um mercado que, mesmo hoje, é o exato oposto disso. Já demos passos importantes, mas ainda temos muito pela frente — e isso nos anima, e muito.

Hoje, já oferecemos um processo de compra e venda 100% digital e reduzimos significativamente o número de etapas envolvidas na compra e na venda de um apartamento e seguiremos investindo para tornar a experiência de nossos clientes ainda mais incrível. Um dos primeiros passos é o nosso foco em densidade: vamos aumentar a oferta de apartamentos por bairro, para garantir que nossos clientes encontrem o que desejam. Vamos, também, expandir geograficamente. Em paralelo, continuaremos construindo e alimentando a única base de dados e algoritmo de precificação baseados em informações únicas (não duplicadas!) e transacionais (de verdade, não o preço pedido) do Brasil, o que só foi possível graças à tecnologia e ao trabalho duro de todos e todas as Lofters.

As nossas pessoas

Nada disso seria — nem será — possível sem as pessoas que nos acompanham até aqui. Quando me perguntam sobre como construímos tanta coisa em tão pouco tempo (afinal, foram menos de três anos), a resposta é óbvia para mim: nossa maior força são as nossas pessoas, que, diariamente, constroem e vivem um mundo onde as escolhas sobre o lar são mais livres, simples e rápidas.

Temos, aqui, pessoas que constroem sonhos — o sonho de cada cliente, de cada família que está trocando de lar. Que transformam realidades — mudando um mercado tão difícil, tijolo por tijolo. Que impulsionam umas às outras — a mim, pelo menos, todos os dias! Que evoluem a cada mudança — e que prazer é evoluir com elas! E, por fim, mas não menos importante, que valorizam as diferenças. Não é à toa que um de nossos valores é “seja você mesmo”, #beyourself. Para construir esse time incrível e que não pára de crescer buscamos mais do que pessoas boas, buscamos boas pessoas, que estejam dispostas a entrar em uma missão gigantesca, que sejam obcecadas por mudar o mundo e que estejam dispostas a colocar muita energia nessa co-construção. Costumamos falar aqui dentro: a Loft não é para qualquer um, e nem todo mundo é para a Loft; mas, quando esse encontro acontece, o resultado não é menos que incrível.

Compartilho com vocês a fala do Dan Sundheim, fundador do D1, sobre o seu investimento na Loft:

Nosso processo de investimento envolve identificar oportunidades em mudanças estruturais de mercados, grandes tendências e times de nível global. Ficamos impressionados com o foco e a execução liderados pelo time da Loft, que permitiram à empresa atingir escala e construir diferenciais competitivos profundos em dados e tecnologia em um período de tempo tão curto. Estamos animados com a imensa oportunidade que está à nossa frente, especialmente devido à competição offline e fragmentada, e as mudanças de preferência dos consumidores em direção à soluções digitais.

Para mim, o Dan conseguiu resumir em palavras claras o tamanho do orgulho, da animação e do senso de responsabilidade que trazemos conosco. Já eram nossos companheiros antes desta rodada, mas, agora, ganharam ainda mais força. Principalmente considerando que boa parte da nossa história aconteceu em meio a uma pandemia que exigiu muita resiliência e criatividade de todos nós.

Se você se identifica com a nossa missão, com o que construímos até aqui, não vê a hora de se juntar a um time de nível global para continuar a transformar a experiência de nossos clientes e está disposto a colocar muita energia nisso, vem construir com a gente! Tenho certeza de que você terá uma jornada e tanto com, é claro, muito impacto e muito orgulho. Do nosso jeito, #OJeitoLoft

Bora? Veja nossas vagas e junte-se a nós!

--

--

Florian Hagenbuch
Loft

Entrepreneur and investor, founder of Loft and Canary. Follow me on Linkedin: https://br.linkedin.com/in/florianhagenbuch