Já ouviu falar no Hackday da Loft?

Carlos Eduardo
Loft
Published in
5 min readOct 21, 2019

--

Hackathons possuem diferentes formatos e objetivos e estão se tornando cada vez mais populares no cenário das empresas de tecnologia. Elas já fazem parte da cultura de muitas startups e possuem grande sinergia com as atividades e desafios encontrados no mercado.

Aqui na Loft nós temos o Hackday!!

Grupo de Hackers Hackeando no Hackday!
Grupo de Hackers Hackeando no Hackday

Como funciona o Hackday da Loft?

Uma vez por mês organizamos o evento, normalmente em uma sexta-feira com a participação de todos da nossa VNT. Mesmo sendo um evento de tecnologia, as pessoas das outras áreas são super bem vindas, pois acreditamos que quanto mais heterogêneo o grupo, mais chances de surgirem ideias fora da caixinha.

Tudo começa com a submissão das ideias. Criamos uma planilha, onde qualquer pessoa pode submeter a sua e uma descrição bem sucinta. Na semana seguinte, nos reunimos no Rooftop para que cada uma delas sejam apresentadas. Essas apresentações são curtinhas, em torno de 2 minutos, e são utilizadas para os idealizadores convencerem os colegas de que a ideia tem futuro. É o famoso discurso de elevador! Após os mini projetos serem apresentados, todos podem escolher uma única para contribuir. Ao final da escolha, aquelas que possuirem mãos suficientes para tocar o barco serão colocadas em prática.

Let's hack all the things!

Depois das ideias decididas, chega o grande dia do Hackday! Ele começa com todos reunidos no Rooftop para um café da manhã. Aqui os grupos se reúnem e já começam a organizar como será o dia: escolhem um lugar para trabalhar (temos diversos espaços, alguns deles super divertidos), discutem soluções, tomam café, trocam ideias com outros grupos, tomam mais café e por aí vai. Aos poucos os grupos vão se recolhendo e começando os trabalhos. No almoço, fazemos uma pausa para pizza e voltamos à programação normal (pun intended). A expectativa é que até o fim do dia cada grupo possa sair com um protótipo, funcional ou não (já que nem tudo são flores), das suas ideias.

Na semana seguinte, separamos um horário na agenda para que os protótipos sejam apresentados (10 minutinhos para cada) e os trabalhos possam ser apreciados por todos na empresa. E assim, dá-se por encerrado o Hackday da Loft.

Ideias: O que são? Onde vivem? E pra onde vão quando o Hackday acaba?

E que tipo de ideias surgiram nos Hackdays passados? Dos mais variados tipos!! Na intenção de manter a brincadeira saudável temos algumas pequenas regras: não vale tarefa que já está no backlog de algum produto e não vale código direto em produção. Tirando isso, o céu é o limite e a criatividade é infinita!! Criar ferramentas como extensões de browser e bots do Slack que nos auxiliem nas tarefas diárias; Explorar aplicação de novas tecnologias como VR e beacons; Experimentar novos modelos de Machine Learning para prever mudanças no mercado imobiliário e precificação de imóveis; Até jogos de cartas e simuladores virtuais com o domínio do nosso negócio já foram criados.

Loft Card Game

Uma das ideias sugeridas no nosso último evento foi estudar algoritmos de elevador para implementar nos elevadores do nosso condomínio. Infelizmente, ela não recebeu votos suficientes e não foi pra frente. Com o crescimento das filas no horário da volta do almoço, suspeito que ela surgirá com grandes chances de sucesso no próximo.

Hoje já utilizamos várias soluções criadas dessa forma nas atividades diárias. As ideias mais complexas naturalmente precisam de mais exploração e maturidade antes de se transformarem em novas funcionalidades ou novos produtos. Alguns protótipos entram no planejamento futuro dos projetos já existentes e outros vão sendo melhorados nos Hackdays subsequentes. Os que acabam não dando muito certo servem de aprendizado para todos: Fail Fast! Fail Forward!

O mais importante é que todos se divirtam e exercitem seu lado criativo.

Por que participar do Hackday?

Essa atividade é um momento de descontração e que nos faz sair um pouco da rotina dos trabalhos diários. Essa mudança de percepção propicía o surgimento de ideias muito boas que podem ser utilizadas como solução para diversos problemas. Além disso, é uma ótima oportunidade para interagir com pessoas de outros times. Alguns dos rituais são feitos com a participação de todos justamente com esse propósito. É super legal usar o que cada pessoa da equipe traz de conhecimento, tem curiosidade e vontade de aprender para contribuir na execução dos projetos.

Loft VR

É também uma oportunidade para tirar aquela ideia maluca do papel e, de quebra, aprender algo novo: uma tecnologia diferente, um novo algoritmo de Data Science, teorias de UX, arquiteturas mais enxutas, etc. Um dos aspectos que torna a atividade bastante desafiadora é ter um limite bem claro de tempo: começar com uma ideia abstrata e criar algo concreto até acabar o dia. Isso faz com que exercitemos habilidades de diminuição de escopo e priorização, já que não dá pra fazer tudo com tão pouco tempo.

É um prato cheio para quem gosta de desafios!

Quer participar também?

O Hackday é um ótimo momento para experimentar, desafiar, acertar e aprender rápido com os erros. De testar se aquela ideia louca faz tanto sentido no mundo real quanto faz no papel.

Você gosta dessa cultura e quer vir hackear o mercado imobiliário com a gente? Dá uma olhada em nossas vagas e venha se juntar a nós! Eu e os outros Lofters estamos sempre dispostos a ajudar e tirar dúvidas.

--

--