Loft Tribes: Portfolio & Valuation Systems

Arthur Lima
Loft
Published in
5 min readMay 19, 2020

Um pouco de história

A Loft tem em seu DNA resolver os problemas dos nossos clientes e entregar uma experiência incrível no mercado imobiliário.

O time de Portfolio & Valuation nasceu da necessidade de escalar o processo de compra e venda de apartamentos. Inicialmente a precificação era feita manualmente por uma pessoa, logo passamos para um grupo de especialistas e com o crescimento da Loft, ficou cada vez mais difícil fazer avaliações manualmente. Com a aquisição de informações de mercado, esse trabalho começou a ser passível de automatização.

Inicialmente essa automação vinha através das políticas, que nada mais eram do que heurísticas simplificadas que asseguravam que o nosso modelo de negócios tinha uma padronização na precificação, mas ainda assim era preciso um alto nível de intervenção humana.

Com o advento do time de data science, essas heurísticas foram evoluindo para modelos estatísticos. Esses modelos nos ajudam a prever qual o valor daquele apartamento no mercado, dado um tempo de exposição. Nos ajuda a entender ainda, qual o valor que o mesmo terá, caso façamos a reforma e entreguemos no padrão Loft.

Ainda tínhamos um outro problema para resolver, dado uma restrição de capital, qual apartamento eu devo comprar? O que começou como um problema da área de Supply (responsável pela aquisição de apartamentos) virou um problema mais complexo: o que eu devo comprar para assegurar um portfólio que vá atender as necessidades do meu cliente?

Para ser uma solução completa, a Loft lançou o Loft Market, que permite que o cliente exponha seu apartamento em nosso site em uma espécie de marketplace. Assim, conseguimos oferecer uma gama maior de soluções que melhor atendem a necessidade do cliente comprador (com maior diversidade de produtos no site) e do cliente vendedor (que pode escolher entre liquidez imediata vendendo para a Loft ou anunciar em nossa plataforma)

Como a tribo de Portfolio & Valuation Funciona

Como Portfolio & Valuation tem grande impacto na operação, essa tribo tem uma composição um pouco diferente do que normalmente vê-se em outras startups. Ela é composta por:

Data Scientists: Responsáveis pela modelagem e deploy dos modelos em produção. Hoje temos dois grandes grupos de modelos: de sistemas de valoração e de portfólio. Os de sistemas de valoração têm como input dados históricos de transações e como output principal uma curva de preço para ser usada. Já os modelos de portfólio buscam otimizar o retorno para o negócio, dado algumas restrições. Como input temos o histórico de transações e como output o mix ideal de apartamentos que devem compor o nosso portfólio. Hoje os cientistas de dados são responsáveis por manter os modelos em produção e continuamente gerar as predições usando automações. Esse papel, em um futuro próximo, será potencializado por um time de Machine Learning OPS (tema plausível de um artigo inteiro).

Developers/Engenheiros: Responsáveis por manter a arquitetura e servir os modelos aos nossos clientes, tanto internos ao squad quanto externos. Essa equipe tem duas missões: facilitar o dia a dia da operação de pricing, e servir as outras tribos com dados. Para a operação, o time desenvolveu e mantém uma interface para consumo interno. Para os outros squads, o time desenvolveu e mantém uma API, na qual por cada request, ele retorna alguns parâmetros a serem consumidos (tanto preço quanto liquidez).

Product Managers: Maestros do squad e responsáveis pela visão global. A maior atribuição dos PMs é quebrar as grandes entregas em pequenos blocos e assegurar que esses blocos estão contribuindo com a visão global do produto e da tribo. Eles ainda trabalham na mensuração e controle dos OKRs, fazendo correções de curso.

Operações: aqui é a grande diferença em relação aos squads normais. Os nossos squads contam com pessoas de operações que contribuem para o desenvolvimento de soluções que ajudam nas dores operacionais do dia a dia, e a entregar um produto mais completo para os nossos clientes. Normalmente, eles são os responsáveis pelos “hacks” de curto prazo. Para ter certeza que esses “puxadinhos” não estão atrapalhando o desenvolvimento global, operações está inserido no contexto do squad e recebem ajuda do time mais técnico. Por outro lado, operações têm um papel vital em desmistificar os processos e ajudar nos trade offs de desenvolvimento. A grande atribuição desse time é eliminar ou mitigar o Toil .

A tribo tem 2 squads:

Valuation Systems: tem a missão de manter e evoluir os sistemas de valoração, tanto no lado de modelagem com data science quanto do lado de development, servindo os times de operações e os outros squads.

Portfólio: tem a missão de decidir e executar a otimização de portfólio dadas as nossas restrições.

Hoje ainda temos um time responsável por manter as políticas de precificação. Para a Loft, políticas de precificação são os parâmetros estratégicos que colocamos em nossos modelos (tanto na hora de comprar quanto na hora de vender). Usualmente essas políticas foram originárias de processos que por não ter histórico suficiente para gerar um modelo de data science, fizemos aproximações da realidade (muitas vezes com hipóteses de especialistas) para poder operacionalizar. Essas heurísticas estão sendo pouco a pouco substituídas por modelos mais acurados, com a maturação do nosso business.

Um exemplo típico de composição desses squads é:

Por ser um time com tantas interfaces com outras áreas de tecnologia e também do negócio, achamos nessa configuração um bom equilíbrio entre o técnico e o prático.

Como consequência das atribuições, a tribo serve alguns times da Loft:

Supply: entregamos os preços de compra de cada oportunidade, assim como o preço de marketplace, e as necessidades de compra (perfil e localização).

Renovations: entregamos as necessidades de customização dos apartamentos que compramos, de modo a deixar o portfólio mais completo para os nossos clientes

Sales: entregamos os preços de venda de cada oportunidade, tanto para os apartamentos comprados e reformados pela Loft, quanto as permutas e os apartamentos do nosso marketplace.

Conclusão

Trabalhar com precificação e gestão de portfólio é uma mistura de técnica e uso de ferramentas estatísticas, com arte. O balanço entre as duas é vital para a velocidade do negócio com escalabilidade e qualidade do processo, sem perder de vista que estamos servindo os nossos clientes.

Ficou com vontade de fazer parte do nosso time?

Se inscreva nas nossas vagas! — https://jobs.lever.co/loft/

--

--