Loft
Published in

Loft

VNT — Um time diferente

Você já ouviu alguém da Loft falando sobre a VNT? A VNT é o nosso time que junta software engineers (backend e frontend), data engineers, data scientists, product managers e designers.

Toda essa galera junta forma a Vila Nova Tech. E como esse nome surgiu? Lá no começo da Loft, quando o time de tech foi formado, as salas de reunião tinham nomes de bairros do estado de São Paulo, e uma delas era a “Vila Nova Conceição”, com um espaço para mais ou menos duas pessoas (que na realidade ficavam quatro pessoas). Apenas pela brincadeira, colaram um post-it com o nome “Tech” nessa placa, e assim a Vila Nova Tech surgiu…

Placa de Vila Nova Tech, onde o nome surgiu

Diferente dos times encontrados em outras empresas, que geralmente tem o time de engenharia, de produto, design e data science separados, nós juntamos todas essas áreas em uma só. Para facilitar, somos divididos em squads, um modelo bem próximo ao do Spotify. Cada um desses squads resolve problemas do começo ao fim e não somente partes de problemas. Um exemplo disso, é nosso squad que cuida do portal de vendas… Para eles alterarem o ranking na listagem de apartamentos, o mesmo squad cuidou do algoritmo de ranking, backend e interface.

Divisão do time baseada em squads, no modelo Spotify

Uma das grandes vantagens que encontramos em nos dividir dessa forma foi a de estar próximo às respectivas áreas de negócio. Isso acaba trazendo mais agilidade aos times e aproximando eles dos problemas de cada área.

Falando em agilidade… usamos a metodologia ágil para entregar um produto incremental com valor a cada iteração, além de ciclos mais rápidos. Para isso, nossa cultura é totalmente Data Driven, ou seja, as nossas decisões são fundamentadas em dados, fugindo muito dos achismos, intuições ou instinto. Falamos um pouco mais desse e de outros valores nesse post.

Em todo esse processo, temos muita autonomia ao longo do trabalho e contamos com iniciativas para estimular nossa criatividade, compartilhar conhecimento e melhorar processos.

Algumas dessas iniciativas são o Tech & Beers, em que qualquer um pode apresentar sobre algum conteúdo técnico para o restante de VNT. Isso acaba sendo bem interessante para compartilhar um conhecimento diferente, integrar com todo mundo e ainda aproveitar uma cervejinha ;D

E temos também o Hackday, um dia por mês para desenvolver um projeto que ache interessante sobre um tema fora da sprint. O pessoal vende uma ideia (com um pitch e tudo mais) e todos que queiram participar desse projeto se juntam para trabalhar durante o dia.

Um dos projetos de Hackday usando um óculos VR

Mas nem só de trabalho vive o nosso time, existem momentos que o pessoal se diverte! Uma cultura muito forte em toda a Loft são os karaokês, e VNT não fica fora dessa!

Andando pelo escritório, você encontra pessoas tocando violão ou até mesmo cantando. E não se assuste se você ver alguma guerra de nerf acontecendo! Existem várias espalhadas pelo escritório!

Guerras de nerf que acontecem no escritório da Loft

Aqui contei um pouco sobre a história e como a VNT funciona… Se você se identificou com a nossa cultura e ficou com vontade de fazer parte do nosso time, veja as nossas vagas :)

--

--

--

Espaço para compartilhar o que acontece de inovação e tecnologia na Loft Confira nossas vagas: loft.vc/vagas

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Fernanda Bernardo

Fernanda Bernardo

Tech Community Manager | Desenvolvedora Front End | Palestrante | Diabetes Mais Doce | @help4papers

More from Medium

Netflix monetizes Password sharing

A Beginner’s Guide to Product Design Ft. Matt Wilson

Whole Communities–Whole Health Cohort Study Goes Mobile

A woman sits at her desktop computer in her brightly-lit office designing a mobile application.

The PVR App- some insights