El Chaltén — encontro com o hiking e com a paternidade

Ramon Fernandes Lourenço
Logo Ali
Published in
3 min readJun 28, 2020

El Chaltén é uma cidade incrível, um clima de aventura que inspira. Logo no caminho para a cidade a bela estrada segue firme em direção ao Monte #FitzRoy, a principal montanha da região.

El Chaltén é a capital nacional do #trekking na #Argentina. Uma cidade fantástica com #trilhas de diferentes dificuldades, desde as mais fáceis até para aqueles mais experientes.
Foi lá que provamos do gostinho de realizar #hiking pela primeira vez, e foi incrível.

Vi diferentes tipos de paternidades pelas trilhas.

Um pai com uma filha…

Uma família inteira com pai, mãe, um filho e uma filha bebê.

Aquele cenário incrível foi o ponto de partida de uma transformação muito profunda que me aconteceu. Foi lá que vi cenas que ficaram marcadas em mim que iriam refletir em meu futuro próximo. Ao longo dos dias e dos kilometros caminhados pelas trilhas de El Chálten cruzávamos com diferentes espécies de seres humanos. De jovenzinhos asiáticos com mochilões nas costas, que deveriam estar caminhando para um dos pontos de camping até duas jovens senhoras, com rostos europeus, que caminhavam firmemente por entre as trilhas.

Lá nos esbarramos num trecho bem avançado da trilha com um pai e uma filha, possivelmente argentinos, caminhando e conversando sobre as coisas da natureza. Que visão incrível! E ela foi uma quebra com aquele sonho americano do “father and son trekking”. Uma menininha com sua botina, mochilinha nas costas e muita vitalidade para ultrapassar os desafios típicos de uma trilha! E aquele pai, numa naturalidade fantástica, caminhando há dois passos da filhota!

Outra família que encontramos foi um casal, os dois loiros e altos, portando grandes mochilas e dois filhos. Uma sendo carregada na mochila com o pai, pois era uma bebê e o outro mais velho, caminhando ao lado da mãe.

E voltando os olhares para lá, vejo que foi uma bela lição que aprendi. Vimos passar diferentes tipos de famílias! E que, não importava a cor, corpo, idade, o que os unia era a vontade de conhecer aquela linda natureza. E é essa vontade que quero deixar como principal herança para a minha filha, a pequena Serena! E desta vez serei eu com minha pequena intrépida passeando por aquelas trilhas.

--

--

Ramon Fernandes Lourenço
Logo Ali

Relações públicas na UNILA, mestre em Ciência da Informação e curioso sobre as formas como estabelecemos relacionamentos mediados pelas tecnologias.