Lapa e a Gruta do Monge

Ramon Fernandes Lourenço
Logo Ali
Published in
2 min readMay 3, 2020
Vista da cidade do alto do Parque Estadual do Monge

Lapa é conhecida por ser uma cidade histórica, tombada pelo IPHAN como patrimônio histórico e artístico nacional. Este reconhecimento se dá em razão da preservação das casas, museus e toda a arquitetura que ajuda a contar a história co Cerco da Lapa, um importante capítulo da história do país.

A cidade foi fundada em 1769 e fica a 62 kms de Curitiba, fácil de encontrar e um trajeto interessante para um fim de semana.

A região dos campos gerais é realmente fantástica e Lapa faz jus a sua fama. Com uma belíssima arquitetura, suas ruas de paralelepípedos são um convite para uma caminhada sempre pressa entre os museus, cafés e restaurantes.

Durante a visita conhecemos a Casa Lacerda, o Theatro São João e Panteão dos Heróis, todos muito próximos uns aos outros.

Um pouco mais distante está o Parque Estadual do Monge, na parte alta da cidade, que guarda um belo caminho até a gruta do monge. O Parque conta com um total de 371 hectares de mata atlântica, um verdadeiro Patrimônio Natural.

A trilha de escadarias é muito bonita, com seus 224 degraus que contornam o paredão de pedra que leva até a gruta. A gruta é também um importante roteiro religioso, onde fiéis promovem peregrinações para agradecer às bençãos recebidas pelo Monge João Maria D’Agostinis.

Ao final da trilha encontramos a Pedra Partida, um grande salão de pedra que contém uma fenda rochosa formada pelo desgaste ao longo dos anos.

--

--

Ramon Fernandes Lourenço
Logo Ali

Relações públicas na UNILA, mestre em Ciência da Informação e curioso sobre as formas como estabelecemos relacionamentos mediados pelas tecnologias.