Linguado com batatas no forno

Dá uma olhada nesse resultado final

Essa é uma receita simples, mas eu fiz algumas mudanças da receita original e resolvi escrever ela em separado pra lembrar.


A idéia é bem simples: filé de linguado, batatas, tomate, alho, cebolas, pimentão e para o tempero alho frito, sal a gosto, pimenta do reino, curry e se quiser dar uma incrementada, alecrim.

Gosto dessa receita pelo volume, acho boas receitas para dia de semana aquelas que rendem bem pra evitar ter que fazer comida todos os dias.


Ingredientes

  • 500g de filé de linguado
  • 2 batatas grandes
  • 2 tomates pequenos
  • 1 pimentão
  • 1 cebola grande (sugestão: tenta achar cebola roxa!)
  • 2 dentes de alho
  • alho frito (daqueles que vem em potinhos)
  • curry
  • azeite
  • pimenta do reino
  • limão
  • sal

Para preparar

Geralmente a primeira coisa que eu faço é temperar o peixe. A boa é deixar ele descansando pro gosto pegar melhor. Pra isso, a boa é botar os 500g de linguado em uma vasilha, cortar um limão e espremer sobre o peixe. Misturar os dois dentes de alho e em seguida salpicar sal e pimenta do reino a gosto. É bom dar uma boa revirada enquanto faz isso pra todo o peixe ficar em contato com o tempero. Feito? Então vamos pras batatas.

Geralmente duas batatas grandes são de bom tamanho, mas aí dá ajustada aí no olho de acordo com o tamanho do seu refratário, descasca tudo e corta em pedaços nem muito finos, nem muito grossos, naquele esquema da foto lá em cima. Em seguida, bota numa panela e leva ao fogo pra ela dar uma cozinhada. O ponto que você quer é al dente, sacomé, dando uma espetada ela tem que ceder, mas também não pode ficar desmanchando.

Enquanto a batata vai cozinhando, aproveita pra ir lavando os dois tomates e o pimentão. Os pedaços são a gosto, eu costumo cortar os tomates em cubos e o pimentão em rodelas. Ah, é a hora de cortar a cebola também! De novo, vai aí do gosto outra vez, eu curto deixar ela em rodelas.

Nesse meio tempo as batatas já devem estar no esquema, então apaga o fogo e vamos pra montagem.


Dá uma sacada na montagem

Viu o vídeo aí em cima? Enquanto for repetindo, bota aí o forno pra esquentar a 250°C. É esse o esquema:

  1. Primeiro, dá uma regada de azeite no seu refratário, aí deita os filés de linguado com carinho e derrama o alho frito em cima deles. Dá uma salpicada de sal a gosto.
  2. Cebolas, tomates e pimentão. Espalha aí.
  3. Pega aquelas batatas, salpica curry em cima delas e bota um pouco de azeite pra dar gosto. Cuidado que curry tem gosto forte, se exagerar só vai ter gosto de curry.
  4. Deita o que sobrou do filé de linguado, mais alho frito e mais sal.
  5. Cebolas, tomates e pimentão. Tudo que sobrou.
  6. Agora o resto das batatas, mais curry, mais azeite. Se quiser dar uma enfeitada e dar um gostinho, lasca umas folhas de alecrim por cima.

É isso. Não precisa colocar papel alumínino nem nada do tipo, só botar pra dentro do forno e ficar de olho. Eu costumo tirar em uns 30~45 minutos. Se tiver as manhas, deixa até dar uma cor na batata, mas lembra que a cebola e afins costumam dar uma queimada se ficarem muito tempo. Aproveita!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.