A história real por trás da série “O tempo entre costuras”

Fico até sem palavras para descrever como foi incrível essa série que conseguiu trazer fatos históricos para dentro de um romance, dando a impressão que a ficção e os fatos reais dançam harmoniosamente. A história se passa durante a guerra civil espanhola de 1936, onde Sira Quiroga — a protagonista principal — encontra uma solução para os seus problemas entre os tempos em que costurava, enquanto que se via obrigada a ficar no exterior até que a guerra civil terminasse.

Um fato intrigante é que após assistir a série ficamos com aquela sensação de “Sério, isso realmente aconteceu?”. O interessante é que os quatro personagens inspirados em fatos reais realmente vivenciaram aqueles momentos em suas vidas, a qual foi baseado em relatos de documentários e livros de biografia existentes, cujos não são famosos a nível internacional.

Cena da série com Sira Quiroga

Essa série foi uma adaptação da obra literária de Maria Dueñas, el tiempo entre costuras. O livro foi escrito em quatros etapas que são as quatro reviravoltas na vida de Sira Quiroga, em que a autora desenvolve o drama unindo a história da protagonista entrelaçado com os quatro personagens históricos.

Já os seus direitos de imagens foram comerciados para a produtora espanhola Boomerang TV, a qual produziu a série com todo o estilo colorido e alegre tradicional das produções espanholas.

Para tornar mais interessante o romance, preparei para você alguns itens básicos que ajudarão a deixar a sua experiência cinematográfica ainda melhor.

Mas pode ficar tranquilo, pois NÃO TEM SPOILER.
Capa do livro de Maria Dueñas
Aproveito o momento para dar uma dica. Não procure sinopse em site de livros, muitos deles contam uma boa parte da história, vamos dizer que dos 18 episódios eles dão spoiler de 16. Porém, temos uma boa notícia, preparamos uma sinopse especialmente para você. Confira abaixo!

SINOPSE

A história se passa em torno dos acontecimentos da vida de Sira Quiroga (Adriana Ugarte), uma jovem costureira de Madri (Espanha) na década de 1930, que desde cedo começou a trabalhar junto com a sua mãe Dolores (Elvira Minguez) como costureira no ateliê da Doña Manuela (Elena Irureta).

Com o desenrolar da história Sira se apaixona loucamente por um rapaz e juntos decidem se mudar para Tanger, no Marrocos, atrás de uma grande oportunidade de emprego. Ao chegar à cidade Sira experimenta todo o conforto e glamour que o local pode oferecer. Porém sua vida acaba dando uma reviravolta e ela se vê sozinha, grávida e sem dinheiro.

A partir daí, Sira precisa se mudar para Tetouan, onde deve ficar sobre custódia da embaixada, até que a guerra civil na Espanha termine, fazendo com que ela se torne uma peça-chave na luta contra o fascismo europeu durante a ditadura franquista.

TRAILER DA SÉRIE

Ficha Técnica

Título original: El Tiempo entre Costuras
Ano: 2013
Produção: Boomerang TV
Direção: Iñaki Mercero e Norberto López
Elenco: Adriana Ugarte, Raúl Arévalo, Rubén Cortada, Hannah New, Tristán Ulloa, Ben Temple, Filipe Duarte, Peter Vives, Francesc Garrido, Elvira Mínguez, Alba Flores, Carlos Santos, Elena Irureta, Pepa Rus, Mari Carmen Sánchez, David Muro.

OS FATOS REAIS

Imagens de Rosalinda Fox na série e na vida real

Rosalinda Fox, interpretada por Hannah New

Rosalinda Powell Fox uma mulher que teve a oportunidade de viajar pelo mundo. Casada com Peter Fox, o qual não mantinha um relacionamento amoroso, que depois de se afastar de seu marido Rosalinda vai para Marrocos e vira amante de Juan Luis Beigbeder.

Imagens de Juan Beigbeder na série e na vida real

Juan Luis Beigbeder, interpretado por Tristán Ulloa

Um importante militar durante os primeiros anos da ditadura franquista na Espanha. Juan se torna Ministro de Assuntos Exteriores logo após o fim da guerra civil espanhola, em 1939, porém ficou somente um ano e foi deposto pelo próprio Francisco Franco, que o substitui pelo seu cunhado Ramón Serrano Súñer.

Imagens de Serrano Suñer na série e na vida real

Ramón Serrano Suñer, interpretado por Eleazar Ortiz

Ramón foi cunhado de Francisco Franco, o responsável pela ditadura franquista. Entre os anos de 1938 e 1942 foi seis vezes nomeado ministro, ocupando o cargo de ministro do governo e de assuntos exteriores. Com o tempo ele se tornou o homem com mais poder na Espanha durante os primeiros anos do regime.

Imagens de Alan Hillgarth na série e na vida real

Alan Hillgarth, interpretado por Ben Temple

Foi coordenador britânico dos serviços secretos na Espanha entre os anos de 1940 e 1944, e um dos responsáveis por influenciar a Espanha a não se aliar com Hitler na segunda guerra mundial.

E ai, o que achou?

Depois de ficar por dentro de todos os fatos históricos que envolvem a série, ficou curioso para ver como vai desenrolar o romance? Recomendo que assista o quanto antes, pois como é uma produção espanhola, eles trazem todo o jeito colorido e alegre para dentro das cenas, deixando cada episódio mais atrativo.

Se você gostou do artigo e ficou interessado em ver a série deixe um gostei aqui embaixo.

Ps: A série tem no Netflix.


Se você gostou do conteúdo não se esqueça de dar 👏 aqui embaixo!

Quer ser o primeiro a saber quando tem novidades na página? Siga a gente no Medium e curta nossa página no Facebook que todas as terças e quintas-feiras tem conteúdo novo.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.