A origem dos contos de Grimm

Os contos de fadas nem sempre foram para crianças dormirem, quando foram inventadas serviam como uma forma de dar medo nas crianças para que elas não fizesse algo considerado errado.

A série Grimm surge a partir de uma adaptação dos contos originais dos irmãos Grimm, onde não eram histórias para crianças dormirem, por conter muitas referências sexuais e de violência.

Imagem de divulgação da série Grimm

Como uma menção aos contos de terror escrito pelos irmãos Grimm, em 1812, onde registraram diversos contos populares do início do século XIX que tinham como principal objetivo induzir que as crianças não fizesse algo que era proibido pela sociedade.

Mas quem popularizou os contos dos irmãos Grimm foi a Disney transformando os contos de terror em contos de fadas, algo que seja apropriado para o seu público infantil, como aconteceu com a história da Cinderela, que era a Gata Borralheira, a chapeuzinho vermelho, Maria e João, Rapunzel, A bela adormecida, A branca de neve, e muitos outros.

No seriado, é apresentados em cada episódio uma das histórias dos irmãos Grimm, porém com uma releitura para os dias atuais. Temos que deixar claro que a NBC não foi a primeira distribuidora a reproduzir os contos dos irmãos Grimm, a história de vida deles, assim como as suas histórias são inspiração para diversas produções cinematográficas.

TRAILER

FICHA TÉCNICA

Título original: Grimm
Ano: 2011
Criação: David Greenwalt, Jim Kouf
Produção: Hazy Mills Productions, Universal Television, GK Films
Elenco: David Giuntoli, Russell Hornsby, Silas Weir Mitchell, Bitsie Tulloch, Sasha Roiz.
Gênero: Fantasia, Policial
Nacionalidade: EUA

Quem são os irmãos grimm?

Nascidos em Hanau, Jacob Grimm em 1785 e Wilhelm Grimm em 1786, segundo e terceiro filho da família Grimm, cresceram com conforto até a morte de seu pai em 1796.

Fotografia dos irmãos grimm

Após este evento os dois irmãos foram obrigadas a começar a trabalhar para ajudar financeiramente a família, que com a morte do patriarca, começou a ter problemas devido o estilo de vida que levavam.

Dois anos após, os irmãos deixam a casa onde nasceram e foram morar com o seu avô materno em Kassel, no Reino da Prússia, na atual Alemanha. Após a sua mudança foram matriculados pela sua tia na instituição de ensino Friedrichsgymnasium Kassel, a qual assumiu todos os seus gastos com a instituição.

Em 1803 e 1804, os irmão se formam. Em 1812 eles publicam o primeiro livro dele, uma coletânea dos contos populares da época, o primeiro livro deles continham 86 histórias, já o segundo livro continha 70 história. Com o passar do tempo foi feitas novas edições dos livros, porém a cada edição era adicionada e retirada contos, até chegar na última edição totalizando 210 contos.

Porque os irmãos Grimm foram tão importante?

Além de divulgarem os contos, eles incentivaram outros estudiosos e escritores a fazerem o mesmo, e a partir dos livros deles foram surgindo diversas coletâneas de contos folclóricos de diversas regiões.

imagem retirada da internet

Alguns estudiosos acreditam que como em suas histórias sempre são encontrados personagens mágicos como dragões, lobos, bruxas e monstros, talvez a população adicionou um toque de mágica para deixar as história mais românticas para descrever algo trágicas a qual passaram. Servindo como orientação aos seus descendentes de como se portar perante certas situações.


Se você gostou do conteúdo não se esqueça de deixar uma 👏 aqui embaixo!

Quer ser o primeiro a saber quando tem novidades na página? Siga a nossa página no Medium e no Facebook que toda semana tem conteúdo novo.