Confira os personagens da série Vikings que foram inspirados na mitologia nórdica

Capa da série Vikings

Uma produção do History Chanel que tem como objetivo trazer um pouco das histórias dos vikings para o conhecimento geral das pessoas. A série Vikings não seguiu a risca todos os fatos históricos que foram registrados, mas como o objetivo era manter como personagem principal Ragnar Lodbrok foi desenvolvida um drama para que a história dos personagens fossem contadas.

Algumas lendas dizem que o viking Ragnar Lodbrok não existiu, porém seus filhos sim e ainda possui registro de seus feitos. Como se tem poucos registros daquela época, somente os que foram registrados através dos poemas que se conservaram entre as décadas, por isso não se sabe se Ragnar era uma lenda ou se ele existiu.

A única certeza que temos é que teve bastantes personagens e fatos que aconteceram, e alguns deles foram utilizados na série pelos personagens principais: Ragnar, Largetha, Bjorn, Ivar, Rollo e Floki.

TRAILER

FICHA TÉCNICA

Título original: Vikings
Ano: 2013
Produção: MGM Television
Criação: Michael Hirst
Elenco: Travis Fimmel, Katheryn Winnick, Clive Standen, Gustaf Skarsgård, Alexander Ludwig, Ben Robson, Alyssa Sutherland, Linus Roache, Marco Ilsø, Alex Høgh Andersen, Ivan Kaye, Lothaire Bluteau, Peter Franzen, Dianne Doan, Josefin Asplund.
Gênero: Aventura, Drama, Histórico
Nacionalidade: EUA, Reino Unido, Irlanda

OS FATOS REAIS

Cenas da série Vikings

Ragnar Lodbrok, interpretado por Travis Fimmel

Como os vikings não registravam seus feitos, tudo o que se sabe naquela época é através das vozes de poetas que coloriam as aventuras dos guerreiros após as suas vitórias. Um dos poemas exaltava o herói, Ragnar Lodbrok.

Há alguns registros que mencionam o mesmo personagem em 845 e 865, a qual, segundo alguns historiadores, se refere à mesma pessoa que supostamente seria o Ragnar Lodbrok da vida real. Os feitos que levam os historiadores acredito que Ragnar existiu foram os registros de um viking ter ganhado terras na região da Frísia do rei dos francos, em 841. Outro acontecimento em que os relatos contam, é que a mesma pessoa que ganhou as terras dos francos foi o homem que liderou a ataque na cidade Paris, em 845.

Porém o Ragnar da vida real não teve um fim heróico, que após atacar Paris ele foi vítima de disenteria e ao retornar ao reino da Northumbria para se vingar do rei Aella, não se teve o destino planejado e Ragnar acaba sendo capturado e morto num tanque de cobras venenosas.

Cenas da série Vikings

Lagertha, interpretada por Katheryn Winnick

Lagertha, segundo as lendas, foi uma escudeira viking da região da Dinamarca, porém a sua carreira como guerreira só começa por volta do ano de 840, quando o rio da Suécia é morte.

Como o rei da Suécia era avô de Ragnar, ele vai até a Suécia para vingar a sua morte. Tendo o apoio das mulheres que foram abusadas quando o rei da Suécia morreu, no campo de batalha, Ragnar só conseguiu vencer com a ajuda de Lagertha, que foi somente pela sua bravura e determinação que o exército de Ragnar chega à vitória.

Ragnar se apaixona pela coragem de Lagertha, além de ser uma excelente amazona e escudeira. Decidido a se casar com ela, Ragnar retorna à Suécia para pedir a mão dela em casamento, ao chegar à residência ele é atacado por um urso e um cachorro, o qual é forçado a matá-los. Foi desta maneira que Ragnar ganhou a mão de Lagertha, e ela passa a ser a sua primeira esposa.

Os primeiros anos de casados foram uma maravilha, até que Ragnar se apaixona por Thora Town-Hart, filha do novo rei da Suécia, e se divorcia de Lagertha.

Tempo depois, Lagertha se casa novamente e passa a morar na Noruega, porém Ragnar vai até a Noruega para pedir ajuda a Lagertha para conseguir um exército maior, com o objetivo de enfrentar uma batalha na Dinamarca.

Chegando ao campo de batalha, eles se veem cercados e não aceitando o chamado de fuga, Lagertha desenvolve uma estratégia para que o pânico reinasse nos seus inimigos. Com a vitória de seu exército e de Ragnar, ela retorna a Noruega, mas se vê descontente com o seu marido e o mata com um ponto de lança que estava escondido em seu vestido.

Não se tem registro de sua morte, mas até onde se sabe ela viveu até os seus últimos dias como uma rainha.

Cenas da série Vikings

Björn Ironside, interpretado por Alexander Ludwig

Filho de Ragnar, Björn foi um grande guerreiro viking que atacou alguns países pelo mar Mediterrâneo. Em um dos seus ataques a Itália, Björn tenta chegar a Roma, porém ao encontrar a cidade Luna fica com a impressão que este vilarejo seria a cidade tão almejada.

Como Luna era rodeada por muralhas, Björn se converte ao cristianismo e manda avisar o bispo que está preste a morrer e que gostaria de ser enterrado como um cristão. Ao saber de seu desejo, os clérigos permitiram que o seu corpo pudesse ser velado na igreja.

Diz à lenda que debaixo do seu corpo foram escondidas espadas para que ele e alguns dos seus guerreiros pudessem atacar os italianos dentro da sua fortaleça, e assim abrir os portões para que os demais pudessem entrar.

Porém, ao descobrir que a cidade que invadiram não era Roma, Björn fica enfurecido e manda executar todas as pessoas do vilarejo.

Cenas da série Vikings

Ivar o sem ossos, interpretado por Alex Høgh Andersen

O filho mais velho de Ragnar com a sua segunda esposa. Ele herdou o apelido “sem ossos” por ter uma doença degenerativa o qual impossibilitava de se locomover, o que deixou os seus braços extremamente fortes.

Diz à lenda que ao soltar uma flecha, Ivar transformava-a na mais poderosa arma.

Em 865, o exército de Ivar atacou e conquistou a Grã-Bretanha, o qual Ivar se estabeleceu em York, ao norte da Inglaterra. Mas, o estrategista filho de Ragnar, não se conteve com as suas terras e invade Dublin, na Irlanda, instalando lá o seu reinado até os últimos dias de sua vida.

Cenas da série Vikings

Rollo, interpretado por Clive Standen

O nome Rollo é a versão do latim para Hrólf, cujo era um guerreiro viking e não um irmão de Ragnar como aparece na série.

Em 911, Hrólf invade a França e chega a Paris pelo rio Sena, quando os franceses o contra-acatam seus cavalos ficam amedrontados pela pilha de animais que o exército viking tinha matado, como o cheiro era tão forte os cavalos começam a recuar possibilitando que os vikings entrassem na fortaleza.

Após invadir Paris, o rei Francês propõe um acordo a Hrólf, que os invasores poderiam ficar na região, mas Hrólf precisava se converter ao cristianismo e ajudar a defender o país de futuros ataques.

Ao aceitar a proposta, ele é batizado e o seu nome passa a ser Rollo, e se casa com a filha do rei Charles 3º para herdar as terras da região norte conhecida como Normandia.

Cenas da série Vikings

Floki, interpretado por Gustaf Skarsgård

Não se tem muitas informações sobre o Floki, mas ele existiu, ele foi um dos vikings que navegou para conhecer a Islândia - a famosa “Snowland”, a ilha de neve. Nos registros do século IX ou X, Floki carregou o seu barco com gado e com seus pertences, e como não se tinha um objeto que o orientasse durante a viagem, também, levou consigo três corvos, os quais serviam para saber se haveria terra por perto.

Ao soltar os corvos em diversas direções saberiam em onde teria terra firme, sempre tendo em mente que a partir do momento que um dos corvos não retornasse ao navio é porque ele teria encontrado terra. E foi exatamente isso que aconteceu, ao se aproximar do local, Floki soltou os três corvos, dois deles voltaram menos o que tinha voado para o Noroeste.

Floki e seu exército conseguem encontrar a ilha e ficam por lá até o inverno. Durante todo o verão guardaram ovos e outros mantimentos, porém ao cair da neve todo o seu gado morreu devido ao frio e se viram obrigados a retornar assim que possível para Noruega.

Mesmo falando mal da Islândia, Floki retorna para a ilha e se estabelece, onde passa a viver o resto de sua vida.


Se você gostou do conteúdo não se esqueça de deixar uma 👏 aqui embaixo!

Quer ser o primeiro a saber quando tem novidades na página? Siga a nossa página no Medium e no Facebook que toda semana tem conteúdo novo.