Minha Mãe é uma Peça: uma homenagem todas as mães do Brasil

Jaqueline Peixer
Louca por História
3 min readMar 8, 2018

--

Minha Mãe é uma Peça é daqueles filmes que não acreditamos que chegou ao fim, pois deixa um gostinho de “quero saber mais sobre a vida dos personagens”, principalmente a da Dona Hermínia.

Cena do filme Minha Mãe é uma Peça

O filme conta a história de uma família que mora no Niterói, no Rio de Janeiro, onde os pais são divorciados e a mãe - Dona Hermínia - cuida dos filhos de uma forma excêntrica, porém mesmo com toda a confusão que a família vive eles simplesmente (lá no fundo) se amam.

Perceber-se no filme como toda a família depende da mãe, tanto para os afazeres domésticos, quanto para os cuidados com a saúde. Quando o filme chega ao seu clímax fica nítido que sem a presença da mãe a casa vira um campo de batalha, pois todos são dependentes dela para se alimentar e cuidar da casa, os quais necessitam de uma interferência de fora para manter o ambiente estável.

Imagem de comparação entre Dona Hermínia e Paulo Gustavo

O ROTEIRO

Um detalhe importante de se observar que todo o roteiro foi desenvolvido pelo ator e humorista brasileiro Paulo Gustavo que se inspirou na sua própria adolescência para criar a obra. Sendo que o papel da Dona Hermínia é baseado nos comportamentos singulares de sua mãe Dona Déa Lucia.

Para completar a homenagem a ela, no filme, o próprio Paulo Gustavo a interpreta dando vida a todas as suas manias.

A REPERCUSSÃO

O filme está tendo uma boa repercussão na mídia nacional, sendo que até uma empresa financeira está utilizando a imagem da Dona Hermínia para aumentar a credibilidade da marca, simplesmente, pelo fato que mesmo sendo um filme de comédia também traz uma mensagem moralista, que todas as famílias, independentes da confusão em que vivem, sempre há lugar para o amor.

SINOPSE OFICIAL DOS PRODUTORES

Adaptação da peça que já levou milhares aos teatros pelo Brasil, Minha Mãe é uma peça acompanha Dona Hermínia, uma mulher de meia idade, aposentada e sozinha, que tem como preocupação maior procurar o que fazer. Para uma mãe dedicada à preocupação com os filhos é sempre uma ocupação, mas os filhos de Dona Hermínia cresceram, e ela está entediada. Sem um trabalho ou um companheiro, a nada simpática Dona Hermínia passa seu tempo desabafando com a tia idosa, a vizinha fofoqueira e a amiga confidente.

TRAILER DO FILME

ENTREVISTA DA DONA DÉA LUCIA PARA A GNT

Se você gostou do conteúdo não se esqueça de deixar uma 👏 aqui embaixo!

Quer ser o primeiro a saber quando tem novidades na página? Siga a nossa página no Medium e no Facebook que toda semana tem conteúdo novo.

--

--

Jaqueline Peixer
Louca por História

Desenvolvedora Front-end e publicitária apaixonada por filmes e seriados. Amante de livros e adoradora de viagens.