Orfeu Negro, o filme que mudou a imagem do Brasil no exterior

Jaqueline Peixer
Louca por História
4 min readFeb 13, 2018

O filme foi inspirado na peça teatral de Vinicius de Moraes, Orfeu da Conceição. Trazendo para o cotidiano das pessoas que moram nas favelas a lenda da mitologia grega de Orfeu e Eurídice. A partir das junções que o Vinicius fez com a mitologia grega e a favela do Rio de Janeiro, o diretor francês Marcel Camus se inspirou para compor este filme, dentro de sua visão da peça.

Cena do filme Orfeu Negro

O filme rendeu para o Brasil dois grandes prêmios: o Oscar de melhor filme estrangeiro, e o palmas de ouros do Cannes. O mais interessante é que na época o filme não gerou boas criticas aqui no Brasil, porém no meio internacional foi muito bem recebido.

Ele foi o primeiro filme a trazer a pessoa negra com uma imagem bonita, sem estereotipar a versão negativa do negro. Tanto que foram selecionados para o filme 45 atores negros, sendo um deles o jogador de futebol do Fluminense - Bruno Mello.

Para ter uma noção o filme Orfeu Negro impactou tantas pessoas na época, que ele foi um dos motivos que levou a mãe do Barack Obama ter ido para Bahamas e se casar com um homem negro, para então dar a luz ao seu filho Obama.

Para entender melhor como foi feito o filme vamos fazer uma pausa para uma breve sinopse. Então iremos explicar qual a lenda da mitologia grega que foi inspirada.

Cenas do filme Orfeu Negro

SINOPSE

Eurídice decide ir para o Rio de Janeiro fugida de um homem que deseja matá-la. Ao chegar à casa de sua prima, na favela, conhece Orfeu. Um condutor de bonde, poeta e um excelente músico da região.

Assim que os dois se conhecem se apaixonam perdidamente, porém Orfeu estava noivo de Mira. Mas o casal consegue driblar essa situação em pleno carnaval. É no desfile da escola de samba que Orfeu e Eurídice se declaram e começa a aventura.

FILME COMPLETO

FICHA TÉCNICA

Título original: Orfeu Negro
Ano: 1959
Produção: Jacques Gibault e Roberto Bakker.
Direção: Marcel Camus
Elenco: Breno Mello, Marpessa Dawn, Marcel Camus, Fausto Guerzoni, Lourdes de Oliveira, Léa Garcia, Ademar Da Silva, Alexandro Constantino, Waldemar De Souza, Jorge Dos Santos, Aurino Cassiano.
Gênero: Drama, fantasia, música e romance.
Nacionalidade: Brasil

Atenção! A partir desta linha tem SPOILER do filme, pois ele é uma interpretação da lenda abaixo.

MITOLOGIA GREGA — ORFEU E EURÍDICE

Orfeu, filho de Calíope e Eagro. Era um músico talentoso que ao tocar sua lira, que foi presente de Apolo, os pássaros paravam de voar para escutar e os animais selvagens perdiam o medo, até as árvores se curvam para pegar os sons no vento.

Ele foi um dos os argonautas que ajudou Jasão na viagem para buscar o Velocino de Ouro. Durante a ida, acalmava os tripulantes com sua música. Durante a volta, Orfeu salvou os tripulantes quando seu canto silenciou as sereias, que eram responsáveis pelos naufrágios de inúmeras embarcações.

Cartaz de divulgação do filme Orfeu Negro

Orfeu apaixonou-se por Eurídice e se casam. Enquanto Orfeu tocava feliz a sua lira, ela dançava e cantava nos bosque. Mas Eurídice era tão bonita que, em pouco tempo atraiu um apicultor chamado Aristeu. Quando ela recusou seus sentimentos, ele a persegue e ao tentar escapar, ela tropeçou em uma serpente que a picou e a mata.

Orfeu ficou transtornado de tristeza e levando sua lira, resolve fazer uma viagem ao mundo dos mortos para tentar trazê-la de volta. Ele caminha por muitos dias e noites em florestas e encostas íngremes. Sua voz fraca e o luto amargo compromete a comunicação com as pessoas. Orfeu chega à entrada dos infernos, a gruta que fica ao pé do monte Tênaro.

A canção da lira adormeceu Cérbero, o cão de três cabeças que vigiava os portões. Sua melodia alivia os tormentos dos condenados e encanta os monstros do caminho. Quando finalmente Orfeu chega ao trono de Hades, o rei dos mortos fica irritado ao ver que um vivo tinha entrado em seu território, mas a agonia na música de Orfeu o comoveu a ponto de derramar uma lágrima de ferro. Sua esposa, a deusa Perséfone, implorou que Hades atendesse ao pedido de Orfeu. Com isso, ele atendeu seu desejo de Orfeu.

Eurídice poderia voltar com Orfeu ao mundo dos vivos, porém com uma condição de que não olhasse para ela até que estivessem à luz do sol. Orfeu partiu pela trilha íngreme tocando músicas de alegria e celebração guiando a sombra de Eurídice de volta à vida. Porém, perto da saída do túnel escuro, desconfiado de que pudesse ter sido enganado por Hades, ele se vira para certificar que era Eurídice que o seguia. Por um momento ele a vê, mas aos poucos ela vai desaparecendo e apesar de gritar seu nome ele a perde para sempre.

Em total desespero, Orfeu passou a vagar pelo mundo. Recusava-se a olhar para outras mulheres. Até que furiosas por terem sido desprezadas, um grupo de mulheres selvagens e frenéticas chamadas Mênades o atacou atirando dardos. Os dardos de nada valiam contra a sua música, mas elas abafando sua música com gritos, conseguiram atingi-lo e o mataram.

Se você gostou do conteúdo não se esqueça de dar 👏 aqui embaixo!

Quer ser o primeiro a saber quando tem novidades na página? Siga a gente no Medium e curta nossa página no Facebook que toda semana tem conteúdo novo.

--

--

Jaqueline Peixer
Louca por História

Desenvolvedora Front-end e publicitária apaixonada por filmes e seriados. Amante de livros e adoradora de viagens.