Call The Midwife: Uma vida de superação

Jaqueline Peixer
Louca por História
4 min readFeb 1, 2018

É incrível ver na série como as mulheres eram fortes e destemidas naquela época. A série “call the midwife” é baseado na história de vida da enfermeira Jennifer Worth que trabalhou por um tempo na periferia de Londres, em Poplar.

É interesse perceber que mesmo quando está acontecendo o ápice da expansão de natalidade do século, o famoso baby boom, as mulheres sempre davam suporte uma para as outras nos momentos de dificuldade.

Em uma época pós-guerra todas as famílias estavam contentes e festivas com a volta de seus filhos e maridos da guerra. Por causa disso a natalidade aumentava junto com as condições precária das casas, que por sua vez abrigava uma quantidade cada vez maior de pessoas.

A série sempre enfatiza que não importa se você é mulher, pobre ou deficiente, sempre tem como superar as dificuldades com amor e dedicação.

TRAILER DA SÉRIE

Lembre-se de ativar as legendas pelo Youtube

FICHA TÉCNICA

Título original: Call the Midwife
Ano: 2012 - em andamento
Produção: Neal Street Productions
Direção: Philippa Lowthorpe, Thaddeus O’Sullivan, e Thea Sharrock.
Elenco: Ben Caplan, Vanessa Redgrave, Ronald Pickup, Helen George, Bryony Hannah, Nancy Carroll, David Kennedy, Miranda Hart, Laura Main, e Simon Armstrong.
Gênero: Drama, histórico e médico.
Nacionalidade: Reino Unido

Cena da série “Call The Midwife”

BASEADO EM FATOS REAIS

A história da série “call the midwife” é baseada nos relatos contato pela irmã de Jennifer, Christine Lee, que em seu livro descreveu como as duas cresceram e como superaram cada dificuldade que a vida lhe apresentava.

A HISTÓRIA DE VIDA DE JENNIFER E CHRISTINE

A histórias as irmãs enfermeiras começa no natal de 1934 quando Elsie desaparece por um tempo e retorna para casa grávida de Gordon. Sua mãe não querendo demonstrar para a sociedade que sua filha concebeu um filho fora do casamento tratou logo de preparar as festividades da cerimônia para o casal. Perto do nascimento de Jennifer, sua avó — mãe de Elsie, levou ela para Clacton para poder dar a luz a sua filha longe dos olhores da cidade.

Em 25 de Setembro de 1935 Jennifer nasceu. Com o passar do tempo à família aumentou novamente com a vinda de sua irmã, Christine. Os anos seguintes foram repletos de alegria e felicidade para a família, onde até compraram um bangalô de férias em Jaywick Sands, que fica próximo a Clacton.

Jennifer e Christine em 1943, em Clacton.

Quando Jennifer completa 10 anos e Christine 7 anos, em outono de 1945, sua mãe deixa as meninas com sua tia durante o feriado e retorna mais cedo para a casa a fim de fazer companhia ao seu marido, porém é surpreendida por encontrá-lo na cama com a secretária. O choque foi tão grande que a colocou em colapso.

Quando as irmãs retornaram para casa, a encontraram vazia e silenciosa. Logo, foram levadas para casa de sua avó, enquanto sua mãe se recuperava no hospital. Em janeiro do próximo ano elas foram levadas ao internato. Jennifer se rebelou com o local e as irmãs foram expulsas da instituição e retornaram para a escola antiga.

Aos 14 anos de idade, Jennifer acaba sendo expulsa de casa, tendo que ficar na casa de seus primos. Durante esse tempo ela fez curso de digitação, conseguiu um emprego como secretária (após ter mentido sobre a sua idade) e se apaixonou perdidamente pelo seu chefe, um homem casado.

Jennifer Worth quando era criança

Depois de um tempo foi estudar enfermagem, e após de alguns trabalhos, a sua irmã seguiu os seus passos na carreira da saúde até o ano de 1957. Quando Jennifer foi expulsa do curso por bater em um menino, e este também foi uma das últimas vezes que as irmãs se viram. Pelo fato de ter sido expulsa novamente decidiu ficar passar um tempo em Paris. Foi então que decidiu estudar para ser parteira em Londres, e escolhe passar seis meses em East End, em Poplar. Mas, ao chegar lá é surpreendida por encontrar um convento de vez um hospital.

Christine escreve em seu livro que: “Ao trabalhar com as freiras, ela aprendeu a respeitar o poder da oração e foi atraída pela tranquilidade que parecia emanar das irmãs. No final, porém, a vida de uma freira não era para ela. “Eu poderia fazer pobreza e castidade, Chris, mas nunca, nunca obediência” ela disse”.

O restante da história não poderei revelar, pois será contada durante a série “call the midwife”.

Foto dos personagens da série “Call The Midwife”

Se você gostou do conteúdo não se esqueça de dar 👏 aqui embaixo!

Quer ser o primeiro a saber quando tem novidades na página? Siga a gente no Medium e curta nossa página no Facebook que toda semana tem conteúdo novo.

--

--

Jaqueline Peixer
Louca por História

Desenvolvedora Front-end e publicitária apaixonada por filmes e seriados. Amante de livros e adoradora de viagens.