Conheçam o Espaço Pitch, a biblioteca da Gratidão e o Pledge 1% da Lovecrypto.

Edmilson Rodrigues
Lovecrypto Blog
Published in
3 min readMar 2, 2020

Gostaria de convidar todos os alunos de graduação e pós-graduação que estão chegando agora no Cin, e também os antigos, a irem conhecer o Espaço Pitch, que fica no 4a andar do Bloco E (prédio novo). Trata-se de um espaço de co-working excelente e totalmente Grátis para uso de alunos, professores e técnicos.

Além de usar o espaço, vocês podem pegar qualquer livro da Biblioteca da Gratidão, contando que deixem outro livro no lugar. Trata-se de uma biblioteca com livros focados em Empreendedorismo e Inovação.

A nossa startup, a Lovecrypto, usou esse espaço durante todo o semestre passado e estar presente nesse ambiente foi um super diferencial para nós. Tanto por causa da infra-estrutura de primeira, quanto pela companhia dos colegas empreendedores que sempre têm alguma idéia ou sugestão para somar, e também por causa dos eventos interessantes que acontecem ali.

Eu fui empreendedor por quase 10 anos antes de entrar na Pós-Graduação do CIn, e, depois de seis meses aqui, às vezes ainda fico encantado como o CIn é um ambiente favorável à inovação e empreendedorismo.

No entanto, ainda tem uma coisa que precisa ser aperfeiçoada. É algo que vi ser muito evidente no Vale do Silício, lugar o qual conheci bem de 2014 a 2018. Trata-se da cultura da Gratidão dos alunos e ex-alunos para com suas universidades.

Os americanos têm um ditado: “Pay it Forward”. Em uma tradução livre, é como: “Alguém daqui me ajudou no passado, então eu vou ajudar outras pessoas aqui no futuro”.

Como afirma o Sr. Bill Draper, um dos pais do Venture Capital, no livro “The Startup Game”: “Foram as verbas públicas da década de 1950 que proveram o capital financeiro e criaram a demanda para a nascente indústria da tecnologia. Foram as universidades de excelência como Stanford e Berkeley que proveram o capital intelectual e as sucessivas gerações de empreendedores. Mas foi a cultura do “Pay it forward” que manteve o “momentum” do empreendedorismo e inovação crescendo nas décadas seguintes.”

Steve Blank também fala da importância da cultura do Pay It Forward para o Vale do Silício neste post de 2017.

Mas por que eu digo que isso ainda precisa ser aperfeiçoado no CIn e na UFPE em geral?

Nós temos uma associação de Alumni do CIn que recentemente criou uma campanha de crowdfunding com a meta de R$60.000 e arrecadou somente 17% da meta com doações de 63 indivíduos.

Cadê as doações das empresas que nasceram no CIn?

Portanto, gostaria de convidar os colegas empreendedores atualmente no CIn. Caso você esteja criando uma startup a partir do CIn, tem uma coisa muito simples que podemos fazer para dar início à cultura do “Pay It Forward” aqui no nosso centro. Adira à campanha do “Pledge 1%”, de dedicar 1% de equity da empresa, 1% do seu tempo ou dos funcionários e/ou 1% do lucro anual para o CIn, para a Universidade ou para qualquer causa ou organização que vocês acharem pertinentes.

Nós da Lovecrypto queremos oficialmente anunciar que destinamos 1% das ações de nossa empresa, que será incorporada nos EUA em breve, para a Associação de Alumni do CIn. A partir de agora, o nosso sucesso será o sucesso das próximas gerações de alunos do CIn.

Também, eu (o do meio da foto abaixo), destinarei mais 1% das ações que me cabem para a Draper University (https://www.draperuniversity.com/), universidade no Vale do Silício na qual estudei em 2014, para financiar bolsas de estudos para estudantes de países em desenvolvimento (como o Brasil). Quem sabe algum de vocês pode ir estudar lá?

Além disso, quero expressar nossa gratidão aos Profs. Geber Ramalho, Cristiano Araújo, José Carlos Cavalcanti, Guilherme Ranoya, Leonardo Castillo (e sua esposa Carla Pasa, minha antiga orientadora na graduação) e tantos outros que fazem parte da disciplina Projetão. Eu entrei no CIn para pesquisar o impacto da disciplina Projetão no nosso Ecossistema, mas não contava o quanto o Projetão teriam impacto em mim, através de vocês.

--

--