O Real Digital será o Moonshot brasileiro

Edmilson Rodrigues
Lovecrypto Blog
Published in
3 min readJan 14, 2023

Lá no Vale do Silício existe uma máxima que foi popularizada pela Singularity University que se chama “Moonshot thinking”. A expressão faz alusão ao célebre discurso de John F. Kennedy quando conclamou à nação americana, durante o auge da Guerra Fria, a “colocar um homem na lua e a trazê-lo de volta em segurança”. Eles ainda não sabiam como iriam fazer aquilo, mas o discurso foi inspiracional e estabeleceu uma BIHAG (Big Hairy Audacious Goal) que uniu o país em torno daquele objetivo.

Então, lá no Vale do Silício, a expressão “Moonshot Thinking“ é quando pessoas ousadas se apropriam de uma tecnologia revolucionária para propor uma solução radical em um problema muito importante. Eles estabelecem a meta de fazer as coisas serem 10x melhor, 10x mais baratas ou 10x mais eficientes. Eles podem ainda não saberem como farão aquilo acontecer, mas eles vão fazer acontecer e aquilo vai mudar as coisas.

Eu acredito que o Real Digital pode ser o Moonshot brasileiro. O grande projeto integrador que vai unir cientistas, acadêmicos, empreendedores, investidores e a sociedade em torno dessa grande meta ambiciosa: De fazer acontecer o futuro do sistema financeiro nacional.

Como fala Don Tapscott, o advento da tecnologia do blockchain permitirá às sociedades construirem um “Novo Contrato Social para a Era Digital”.

Isto porque a internet de hoje se assemelha muito à um Feudailsmo Digital, onde existem os servos, que somos nós os usuários que usamos de serviços virtuais em troca de nossos dados ou de nossa atenção, e existem os Senhores Feudais, as grandes empresas que são detentoras do tráfego e dos dados em troca da infraestrutura provida.

Don argumenta que o advento da tecnologia do blockchain criará “a internet do Valor” e irá permitir aos indivíduos um maior controle sobre seus dados, uma redução das desigualdades e a criação de Decentralized and Autonomous Organizations (DAOs).

Mas o problema é que, até agora, a internet do Valor dos blockchains públicos tem sido campo de Nerds fissurados em tecnologia como nós da Lovecrypto, investidores que estão de olho na volatilidade das criptomoedas e às vezes até fraudadores que estão atrás dos incautos. Mas as criptomoedas têm “super-poderes” que as moedas fiduciárias não têm.

Na medida em que os Estados Nações se apropriam da tecnologia do blockchain e incorporam as habilidades das criptomoedas em suas moedas nacionais, isso trará a confiança e credibilidade para que todos os agentes da economia embarquem no uso da tecnologia Blockchain.

Após o lançamento do Real Digital, daqui há uns 5 ou 10 anos, os Bancos e Instituições de pagamento já terão se adequado à nova tecnologia e coisas como ações de empresas, a dívida pública brasileira, o troco do pão, e tudo o que tem “valor” na economia brasileira irá morar em um Blockchain que se chamará Real Digital. Isso irá permitir que esses ativos tenham os mesmos “superpoderes” que as criptomoedas têm: Programabilidade, composabilidade e interoperabilidade.

Como vai ser a sociedade brasileira quando a maioria dos atos entre as pessoas e entre as organizações forem mediados por blockchains?

Quais serão os impactos no Direito, na economia e na Gestão privada e Pública?

Impossível de prever… Mas o próprio Don Tapscott faz uma tentativa de antecipar como será o mundo em 2030 nesse artigo.

Eu acho que o lançamento do Real Digital vai ser um novo “Momento PIX” para a sociedade brasileira. Uma coisa que vai ser tão mágica e tão transformadora que hoje em dia a gente mal podia acreditar que pagávamos R$10 em uma transferência entre bancos e 4~5% de taxa de cartão de crédito/débito.

Eu tenho uma visão de aplicação que pode surgir a partir dos “super-poderes” do Real Digital (Programabilidade, Composabilidade e Interoperabilidade).

Imagina: Um investidor no Japão, investir com uma Stablecoin em um título da dívida brasileira, e o lucro ser programativamente revertido para comunidades carentes no Brasil através da Impact Market.

Por causa dos atributos da Programabilidade, Composabilidade e Interoperabilidade, oReal Digital pode fazer com que todo investimento tenha potencial de ser um investimento ESG.

O que mais você espera que irá acontecer com o advento do Real Digital?

--

--